CuriosidadesHistória

10 coisas que você não sabia sobre Grace O’Malley, a rainha pirata

0

Temos um passado extremamente rico em história e feitos que causam impacto até hoje. Tivemos grandes nomes como Napoleão Bonaparte, Alexandre, o Grande, os famosos filósofos antigos, como Platão, Sócrates e várias outras pessoas. O que não falta é figura marcante para estudar. Entre muitas que revolucionaram o mundo, está Grace O’Malley. Você já ouviu falar esse nome? Grace, que viveu entre 1530 e 1603, foi uma grande pirata irlandesa. Ela também era conhecida como Gráinne O’Malley, lido em irlandês “Gráinne Ní Mháille”. O’Malley pertencia à nobreza da Irlanda e durante seu auge, comandou um bando de 200 marinheiros desde a costa de Galway, no século XVI.

Os seus feitos ficaram marcados para sempre e diversas pessoas estudam a respeito da mesma até os dias atuais. Temos grandes nomes da pirataria, como o Barba Negra, que saqueou grande parte da Europa e, é claro, os Vikings que podem ser considerados piratas de alguma forma. As proezas da capitã pirata foram tantas e não há dúvidas que ela tenha causado impressão aos ingleses enviados para completar a conquista do Connacht. Ela chegou a ser descrita como “a mais conhecida capitã” e “uma notável mulher de toda a costa irlandesa”.

Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer essa matéria. A fim de mostrar um pouco mais da vida da pirata, nós da Fatos Desconhecidos buscamos e listamos para você, caro leitor, algumas coisas que você não sabia sobre Grace O’Malley, a rainha pirata. Se você souber algum outro fato que não listamos, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Fatos sobre Grace O’Malley

1 – Grace já nasceu privilegiada. Ela era filha de Owen “Black Oak” O’Malley. Esse era o chefe do clã de sua família. Seu pai era um poderoso chefe do seu país e era respeitado por quase todos. Por serem piratas resistentes, a pirata aprendeu a navegar ainda bem jovem.

2 – Com muito amor pela navegação, Grace foi banida de ir para o mar por ser mulher. Ela teria então cortado seus cabelos como os de um menino para liderar um navio.

3 – Grace casou-se duas vezes nos seus 70 anos de vida. O seu primeiro casamento resultou em três filhos. Após a morte do seu marido, Donal O’Flaherty, ela casou-se com Richard Burke para ganhar um castelo.

4 – Ela deu à luz a seu terceiro filho, Theobald, a bordo de um navio. Após uma hora do parto, o navio foi atacado por corsários.

5 – Grace se opôs ao sistema tributário inglês impondo seus próprios “impostos” piratas.

6 – Apesar de pirata, Grace era muito mais educada do que os demais piratas da época. Isso se dá pela sua criação em uma família nobre.

7 – Grace se encontrou com a rainha Elizabeth I. O encontro aconteceu 1593, quando ela foi à Londres.

8 – Grace rompeu com seu segundo marido apenas um ano depois de começarem. Esse tempo foi o suficiente para ganhar os imóveis do marido.

9 – Grace pode ter atacado um castelo e destruído a fim de se vingar do seu amante assassinado. Esse homem teria sido Hugh de Lacy, um sobrevivente que ela resgatou em um naufrágio.

10 – A rainha pirata foi considerada uma heroína do folclore irlandês. Sua história é contada no país até hoje.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

7 profissões que os robôs não conseguirão roubar dos humanos

Matéria anterior

Justiceiro ganha um tanque de guerra nos quadrinhos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.