CuriosidadesMundo afora

10 imagens contrastantes que mostram onde as crianças dormem ao redor do mundo

0

As crianças podem realmente nos proporcionar uma visão sobre a vida em todo o mundo, a partir de seus próprios “santuários”. Elas nos permitem analisar, com um olhar bastante profundo, sobre como são suas vidas, e a de tantas outras crianças, pelo mundo afora.

Inicialmente, ter noção de onde essas crianças dormem pode parecer um pouco inócuo porém, com uma análise detalhada, essas imagens nos contam incríveis histórias de coragem, desespero e, para poucos felizardos, alegria. As imagens a baixo foram retiradas de um livro chamado “Onde as crianças dormem”, do fotógrafo James Mollison.

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina àqueles que se identificarem.

E, foi pensando nessas impactantes diferenças e diversidades de estilos de vida, se é que podemos assim chamar, que a redação da Fatos Desconhecidos selecionou essa listinha com 10 imagens contrastantes que mostram onde as crianças dormem ao redor do mundo. Confira:

1 – Jasmine, 4 anos, Kentucky, EUA

01

01-2

Jamisne, que prefere ser chamada de “Jazz”, mora com seus pais e três irmaõs, em uma grande casa no campo. Seu quarto está cheio de coroas e faixas que ela ganhou em concusros de beleza infantis. Ela participa de, pelo menos, um concurso por fim de semana, gastando por volta de mil dólares por vez. Ela adora ser tratada como uma princesa. Quando crescer, Jazzy quer ser um estrela do rock’n’roll.

2 – Roathy, 8 anos, Phnom Penh, Comboja

02

02-2

Roathy e sua família vivem em um depósito de lixo. Eles reutilizam todo e qualquer tipo de lixo para poderem sobreviver. A cama de Roathy é feita de pneus velhos. O despejo é infestado por moscas, e mais de cinco mil pessoas vivem e trabalham ali para pagar seu aluguel. O principal trabalho dessas pessoas é separar garrafas e latas para reciclagem.

3 – Netu, 11 anos, Kathmandu, Nepal

03

03-2

Netu foi enviada de sua casa na Índia, para viver com a tia no Nepal, porque sua família não tinha dinheiro para comprar comida para todos sobreviverem. A tia de Netu não é muito melhor de vida, por isso, Netu implora por comida todos os dias. Ela consegue dinheiro apenas com o que os turistas a dão. Sua casa é um barraco feito de folhas de plástico, possuindo 4m por 6m. Ali moram, também, outras onze pessoas.

4 – Douha, 10 anos, Hebron, Israel

04 04-2

Douha vive em um campo de refugiados palestinos, porque seu irmão Mohammed se matou, juntamente a outros três civis em um ataque suicida contra os israelenses. O governo israelense puniu Douha e sua família pelo ataque do irmão, destruindo a casa da família e todas suas posses. Douha mantém um cartaz de seu irmão na parede de seu quarto.

5 – Yiftach, 10 anos, Bat Ayin, Territórios Palestinianos

05 05-2

Yiftach vive em uma impressionante casa de madeira construída por seu pai, um sionista judaico que acerdita que a terra fora um presente de Deus para eles. Yiftach gosta de estudar sobre energia solar e natureza. Quando crescer ele quer ser piloto do exército israelense. Seu pai carrega uma arma o tempo todo, porque acredita que seus filhos não estão à salvos com tanta proximidade dos palestinos.

6 – Lay Lay, 4 anos, Mae Sot, Tailândia

06 06-2

Lay Lay é Birmanesa, mas vive como refugiada na Tailândia. É órfã e mora em um orfanato que tem dois quartos, que são salas de aula durante o dia. As mesas sao empurradas para o lado para que os quartos acomodem 21 crianças da mesma idade que ela. Cada criança possui uma pequena caixa onde deixam seus pertences, no caso de Lay Lay são epasn alguns itens de vestuário.

7 – Anônimo, 9 anos, Liberia, África Ocidental

07 07-2

Este menino (que permanece anônimo para sua própria segurança) foi uma criança soldado durante o caminho até a Libéria. Ele se tornou soldado porque a oferta de comida e dinheiro era quase impossível de recusar. Ele vai para uma escola de ex-soldados mirins. É órfão e possui três irmãos. Quando crescer, deseja ser professor.

8 – Alex, 9 anos, Rio de Janeiro, Brasil

08 08-2

Alex não frequenta a escola e passa seus dias mendigando nas ruas. Também faz a vida roubando pessoas idosas ou que estão em seus carros, parados nos sinaleiros. É viciado em cheirar cola e na maior parte do tempo dorme em um sofá velho do lado de fora de seu barraco. Ele visita a família ocasionalmente, para compartilhar algumas refeições.

9 – Dong, 9 anos, Yunnan China

09 09-2

Dong divide um quarto com suas irmãs e pais. Sua família é proprietária de terras suficientes para fornecer arroz e cana-de-açúcar. Dong recebe educação gratuita porque vive no país, mas seus pais precisam pagar seu uniforme e as taxas de matrícula. Quando crescer, ele quer ser polícia para poder capturar os ladrões.

10 – Risa, 15 anos, Kyoto, Japão

10 10-2

Risa vive com outras 13 mulheres numa casa de chá em Kyoto. Onde ela se prepara para ser uma gueixa. Ela tomou a decisão de se tornar uma depois de tê-las visto na televisão. Todos os dias, ela treina e pratica por horas e horas como fazer chás, elocução, danças e cantos. Ela é a mais jovem Maiko (pessoa que passou no teste para ser uma gueixa) no Japão. Ela tem, apenas, dois dias livres por mês.

Então pessoal, o que vocês acharam dessas imagens? E as histórias de cada uma dessas crianças? Nos fazem parar para pensar um pouco sobre nossas próprias vidas, não? Gostariam de compartilhar algum conhecimento sobre o assunto conosco? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

9 coisas que você provavelmente não sabia sobre a Pepsi

Artigo anterior

5 segredos que os donos de postos de gasolina te matariam se você descobrisse

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido