Os postos de gasolina realmente sĂŁo fundamentais nas nossas vidas, certo? Isso pelo fato de precisarmos deles para colocarmos combustĂveis no carro (Ăłbvio), e disso precisamos sempre. AlĂ©m disso, hoje em dia existem os postos com conveniĂȘncias, que vendem tudo que vocĂȘ imaginar e ainda tem alguns que ficam aberto 24 horas, podendo fazer uma refeição a qualquer hora do dia.
Mas o assunto hoje nĂŁo sĂŁo as vantagens de um posto de combustĂvel, mas sim os segredos que eles tem e que nĂŁo querem que ninguĂ©m fique sabendo. VocĂȘ jĂĄ reparou se seu carro as vezes fica com o bico sujo e da aquelas famosas “engasgadas”? Isso pode ser consequĂȘncia de um dos segredos dos postos, e nĂłs, da Fatos Desconhecidos vamos contar alguns desses segredos nessa matĂ©ria. EntĂŁo, caros leitores, confiram agora a nossa matĂ©ria com os 5 segredos que os postos de gasolina nĂŁo querem que vocĂȘ descubra:
1 – CombustĂvel adulterado
Infelizmente, essa medida fraudulenta Ă© praticada em alguns postos e distribuidoras de gasolina, e eles adicionam solventes ou outros compostos Ă gasolina a fim de tornar o produto mais barato. No entanto, a sua qualidade diminui drasticamente e pode trazer vĂĄrios prejuĂzos para o carro e para o bolso. Os compostos adicionados Ă gasolina tambĂ©m precisam ser combustĂveis para que tambĂ©m entrem em combustĂŁo e nĂŁo deixem vestĂgios. Tanto Ă© que o consumidor geralmente sĂł percebe que foi passado para trĂĄs quando Ă© tarde demais para reclamar. EntĂŁo, caros amigos, se vocĂȘs repararem problemas no seu carro como entupimento da bomba de gasolina e a corrosĂŁo do sistema de injeção eletrĂŽnica, saiba que esses problemas podem ser originados do combustĂvel adulterado.
2 – Alguns postos fraudam a bomba com controle remoto
Esse tipo de fraude realmente nĂŁo deixa pistas. Com um controle remoto, o golpista faz a boba voltar ao normal, fazendo com que vocĂȘ compre a gasolina e nĂŁo leve o quanto vocĂȘ pagou. O golpe funciona com a bomba de combustĂvel Ă© fraudada com o auxĂlio de uma placa eletrĂŽnica. O mecanismo irregular Ă© ligado e desligado com apenas um toque no botĂŁo de um controle remoto. Quando acionado, a bomba abastece com menos combustĂvel do que o que consta no painel do equipamento. O consumidor nĂŁo leva a quantidade que pagou e que supostamente estĂĄ indicada no equipamento. Em uma denĂșncia feita pelo FantĂĄstico, os consumidores foram lesados em atĂ© 1,4 litros em cada 20 litros abastecidos, de acordo com a reportagem.
3 –Â As vezes eles colocam outro tipo de combustĂvel por querer
Alguns postos de gasolina gostam de enganar os consumidores na hora de abastecer o carro. Em vez de colocar gasolina comum, os frentistas abastecem com a gasolina aditivada, que chega a ser R$ 0,20 mais cara, e normalmente, os clientes sĂł percebem a troca na hora de pagar a conta, e as vezes nem percebem. Claro que isso nĂŁo se enquadra para todos os postos, pois ainda existem pessoas honestas nesse mundo. EntĂŁo, caros amigos, da prĂłxima vez que vocĂȘs forem abastecer, fiquem ligados em qual gasolina  frentista estĂĄ colocando, pois muitos colocam o combustĂvel errado propositalmente.
4 –Â Fazer trocas de Ăłleo
E quem disse para vocĂȘs que o posto de gasolina Ă© lugar para dar uma olhada no Ăłleo do carro? NĂŁo amigos, os postos nĂŁo sĂŁo lugares para trocar o Ăłleo e nem olhar o nĂvel, principalmente se o piso do posto nĂŁo for plano. AlĂ©m disso, ao parar e desligar o carro, leva-se um tempo atĂ© que todo o Ăłleo chegue ao cĂĄrter. Sendo assim, sĂł Ă© possĂvel saber exatamente o quanto hĂĄ no motor apĂłs alguns minutos com o propulsor desligado, se a medição for feita antes disso, Ă© bem provĂĄvel que a vareta pode acusa pouco Ăłleo, embora nĂŁo esteja faltando lubrificante. Mas vocĂȘs acham mesmo que os postos de combustĂvel irĂŁo dizer isso aos clientes e perder uma venda de Ăłleo? Provavelmente nĂŁo!
5 – Completar o fluĂdo do freio
O sistema de frio Ă© um item de segurança e com ela nĂŁo devemos brincar, atĂ© porque o freio Ă© fundamental. Todo circuito hidrĂĄulico de seu carro Ă© selado, entĂŁo o nĂvel do fluĂdo sĂł cai em duas situaçÔes, que sĂŁo: quando as pastilhas sapatas ou discos estĂŁo desgastados e precisando de troca ou quando hĂĄ um vazamento na tubulação. Em ambos os casos, quem tem que avaliar o problema Ă© um mecĂąnico especialista e de confiança, e nĂŁo o frentista que vocĂȘ sempre abastece. EntĂŁo, da prĂłxima vez que vocĂȘ for olhar o fluĂdo de freio ou algum frentista se oferecer para completar, vĂĄ no seu mecĂąnico que ele vai saber exatamente o que fazer.
E aĂ amigos, jĂĄ sabiam de todos esses segredos que os postos de combustĂvel escondem da gente? Comentem!
ComentĂĄrios