10 imagens históricas que enganaram a humanidade por muito tempo

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      23/03/18 às 19h34

Conforme avançamos tecnologicamente assim também o faz o modo como registramos nosso dia-a-dia e os eventos que contam a história da humanidade. E na mesma velocidade em que os registramos, as informações são espalhadas por todo o mundo através da internet. Algumas fotos em questão de segundos podem se tornar uma verdade para todo mundo. O que pode ser bastante perigoso, uma vez que nem sempre as informações são checadas como se deveria.

Listamos algumas das imagens que por muitas vezes enganaram milhares de pessoas ao redor do mundo. A verdade por trás dessas imagens só foram reveladas algum tempo depois, quando já era basicamente impossível reverter suas consequências na cultura popular. Confiram!

1 - Lenin, Leon e Lev

A imagem da esquerda mostra Vladimir Lenin discursando em uma praça em Moscou. Por bastante tempo a imagem foi considerada como um registro do evento. Um tempo depois algumas pessoas contestaram a veracidade da fotografia. Como mostrado na imagem da direita, Lenin estava acompanhado de Leon Trotsky e Lev Kamenev. Apesar de seus importantes papeis na Revolução Russa, ambos teriam sido removidos dos registros, em centenas de fotografias a pedido de Stalin.

2 - O almoço no topo de um arranha-céu

Foi descoberto em 2012 que uma das fotografias mais icônicas da historia americana na verdade se trata de uma grande encenação. O negativo da imagem está guardado em um local de preservação na Pensilvânia. A imagem teria sido criada como forma de promover um novo arranha-céu, o Rockefeller Center.

3 - O monstro do Lago Ness

Nos anos 30 o Dr. Robert Wilson chamou atençao da mídia quando supostamente fotografou o lendário Monstro do Lago Ness, na Escócia. Depois de estampar uma das paginas do jornal Daily Mail em 1934, a fotografia se tornou um fenômeno internacional. Em 1999, um livro intitulado "Nessie - a exposição da fotografia do cirurgião" revelou que na verdade a figura da polêmica imagem seria um submarino de brinquedo com um pescoço e cabeça feita de madeira. O que não impediu que a crença no suposto monstro continuasse a se espalhar.

4 - Rubin Carter e Bob Dylan

A famosa imagem mostra Bob Dylan encontrando o boxeador acusado de triplo homicídio, Rubin Carter. Para o qual ele teria escrito a canção 'Hurricane'. A foto, apesar de verdadeira, não mostra exatamente o que teria acontecido. Dylan e Rubin não estavam separados por barras como em uma prisão, e sim frente a frente em um corredor comum. A estrutura que os separa na verdade seriam uma grade que eles puxaram para dar a sensação da prisão injusta de Carter.

5 - Muhammad Ali derrotando Cleveland Williams

Esta imagem icônica é uma das mais famosas do fotógrafo Neil Liefer. A foto é verdadeira, e ainda causa muito burburinho sempre que publicada. Porém, o grande erro que a maioria dos veículos de comunicação comete é intitula-la como se Cleveland tivesse sido nocauteado por Muhammad Ali. Isso não aconteceu. A vitória de Ali só se concretizou no terceiro round, quando Cleveland já não tinha mais forças para lutar e o juiz deu a vitoria a Muhammad.

6 - O retrato de Abraham Lincoln

A imagem pode ser facilmente encontrada em muitas salas de aula nos Estados Unidos. A fotografia seria uma "montagem" do corpo de John Calhoun e a cabeça de uma foto já existente de Lincoln. A imagem teria sido criada para enfatizar a percepção de Lincoln como um herói nacional. Curiosamente, Calhoun era basicamente o oposto politico as ideias do ex-presidente e forte defensor do tráfico de escravos.

7 - As fadas de Cottingley

As fadas aparecem em cinco fotos tiradas pelas inglesas Frances Griffiths e Elsie Wright, em 1917. Durante muito tempo as imagens serviram como evidencia para a existência de fadas. As fotos foram amplamente divulgadas na mídia britânica, chegando a ser analisadas pela Kodak, que concluiu que as fotos eram verdadeiras. Somente em 1983 as inglesas admitiram que, na verdade, as "fadas" seriam recortes de papelão de ilustrações. Elas teriam ficado muito envergonhadas por terem feito muita gente acreditar nas imagens.

8 - O tubarão do furação Sandy

A controversa foto foi extremamente divulgada após o furação Sandy. Ela pode ter ficado famosa em 2012, mas já circulava nas redes sociais desde 2011. De qualquer forma, a imagem é completamente falsa. Ela teria sido tirada de uma fotografia de 2005 em que um caiaque era seguido por um tubarão branco.

9 - A Estátua da Liberdade e o furacão

Outra farsa que tomou conta da mídia no período pós furacão Sandy envolvia o marco nova-iorquino em primeiro plano e uma tempestade de proporções surreais. Depois da grande repercussão da imagem, descobriu que a imagem se tratava de uma manipulação. A Estátua da Liberdade sobreposta sobre uma foto originalmente tirada em Nebraska pelo fotografo Mike Hollingshead.

10 - O Megalodon e os submarinos nazistas

A Discovery Channel mostrou essa imagem em um episodio em sua série "Megalodon: O tubarão-monstro vive" e parecia ser uma das fotos mais incríveis já tiradas. Acompanhando o tubarão na fotografia está a silhueta do que seriam alguns submarinos nazistas. As barbatanas que aparecem na imagem seriam do Megalodon, um tubarão extinto há 2,5 milhões de anos.

O programa sofreu diversas criticas por se tratar de um documentário. Apesar de um prévio aviso no começo da atração, muitos acusaram a emissora de manipular a imagem dos submarinos para dar veracidade ao que afirmava o programa.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não se esqueçam de compartilhar com os amigos.

Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+