Natureza

10 maiores animais do mundo

Tubarão branco maiores animais
0

Existem milhões de espécies de animais no planeta Terra. São tantos que, mesmo com o avanço da ciência e com todos os séculos que os humanos estiveram entre elas, ainda não foi possível registrar todas. Alguns são pequenos, com pelos e rabos, outros são gigantes, com escamas e nadadeiras. Então, veja quais são os 10 maiores animais do mundo!

Urso polar

Começando pelo décimo lugar, o urso polar é visto por muitos como fofo e agradável. Isso porque o marketing que marcas como a Coca Cola fizeram com ele foi muito bem feito. Mas, não se engane! Ele só é bonito nas câmeras, porque pessoalmente ele é bem assustador.

O urso polar mede cerca de três metros de comprimento e, na fase adulta, pode chegar a pesar mais de 800 quilos! Eles são carnívoros e se alimentam basicamente de peixes e outros animais que vivem no frio também, como as focas.

Por causa do frio, eles são realmente fofos, mas isso só se dá por conta da grossa pelagem. Sua pelagem é super cheia para manter a temperatura deles estável nas condições em que vivem. Já a coloração branca serve para se camuflar no gelo.

Se você quiser ver um de longe, pode visitar lugares como Groenlândia, Rússia, Canadá ou Alasca. Outro urso que é gigante é o Urso de Kodiak Grizzly. No entanto, seu habitat é completamente diferente do urso polar. Ele vive na floresta e também é chamado de urso pardo.

Crocodilo

Na natureza, existem mais de 14 espécies de crocodilos, cada um mais terrível que o outro. Sendo assim, algumas espécies podem chegar a medir 9 metros de comprimento. O peso de um crocodilo pode chegar a uma tonelada! Se isso te assusta, e se você pensou em ficar longe dos pântanos, saiba que eles podem ser encontrados tanto na água doce quanto na água salgada.

O maior crocodilo já encontrado foi visto na Austrália. Ele media nove metros e pesava uma tonelada e meia! Os crocodilos podem ficar dentro da água ou fora, porque guardam grande quantidade de ar. Isso também significa que são ótimos mergulhadores.

Se você achava que só tinha crocodilos na Austrália, saiba que eles podem ser encontrados na América do Norte, na Ásia e na África também.

Apesar de terem pernas bem pequenas, são ótimos lutadores, matando suas vítimas com giros fatais. Inclusive, a mordida mais forte do mundo é do crocodilo-de-água-salgada.

Sucuri

A nossa cobra sucuri entra na lista dos maiores animais do mundo, em oitavo lugar. Também conhecida como anaconda, ela pode chegar a medir oito metros de comprimento e pesar 200 quilos. A maior sucuri, segundo o livro Guinness, tinha 10 metros de comprimento. A América do Sul é cheia dessas cobras gigantes. 

Girafa

A girafa é, sem dúvida, um dos maiores animais terrestres. Ela pode chegar a seis metros de comprimento e pode pesar entre 750 quilos e uma tonelada e meia. Ela é grande, porém é bem rápida. Quando está em perigo, pode correr até 48 quilômetros por hora!

Tubarão branco

Tubarão branco maiores animais

Reprodução

O sexto maior animal é o tubarão branco. Esse tubarão é o maior peixe predador e chega a ter seis metros de comprimento e pesar até duas toneladas. Vale ressaltar que as fêmeas são maiores e ainda mais agressivas que os machos. Você pode encontrá-los em lugares com águas mornas, mas eles estão cada vez mais ameaçados.

Elefante

Os elefantes africanos são os maiores do mundo e podem medir de quatro a oito metros de altura, além de pesar até sete toneladas! Os elefantes são extremamente fortes e passam até 16 horas por dia só comendo. Alguns elefantes consomem até duzentos quilos de folha por dia! Só o cérebro deles pode pesar até cinco quilos.

Tubarão baleia

Tubarão baleia maiores animais

Reprodução

O tubarão baleia é o maior peixe do mundo, podendo medir até 12 metros de comprimento. Ele também pode chegar a 12 toneladas! Mesmo grande, é um gigante gentil, já que ele come só plâncton, sem atacar pessoas. Eles podem ser encontrados em vários lugares do mundo, então não precisa temer se se deparar com um.

Lula gigante

Lula gigante maiores animais

Reprodução

A lula gigante é até considerada uma criatura mitológica em muitos lugares, com o tamanho de até 21 metros de comprimento. Isso é o equivalente a aproximadamente dois ônibus! Ela também pode chegar a pesar 250 quilos.

Baleia comum

Baleia comum

Reprodução

A baleia comum pode chegar a 27 metros de comprimento e pesar até 70 toneladas. Ela se alimenta de pequenos peixes, lulas, crustáceos e plânctons. Hoje, ela está ameaçada, tanto pela caça quanto pela poluição sonora. Isso porque essa poluição atrapalha sua reprodução, já que é necessário ouvir os sons dos machos para que haja acasalamentos.

Baleia azul

Baleia azul maiores animais

Reprodução

Em primeiro lugar, temos nossa amada baleia azul como o maior animal do mundo. Ela pode medir até 36 metros de comprimento e pesar até 180 toneladas. Um fato curioso é que os bebês nascem com oito metros de comprimento! 

Qual a explicação para a morte de 6 mil ovelhas nos EUA?

Matéria anterior

Bactérias da caatinga brasileira podem combater seca

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos