• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 palavras que você pronunciou errado a vida inteira

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      18/08/15 às 17h59

Muita gente diz que a língua portuguesa é uma das línguas mais difíceis de falar no mundo. Se isso é verdade ou não, não é possível saber, já que é bem difícil comparar um idioma com o outro.

Mas independente disso, não se pode negar que as regras gramaticais e de ortografia da nossa língua podem ser consideradas complexas.

Prova disso é que até as pessoas com um nível maior de formação, às vezes acabam escorregando na escrita e na pronúncia.

Muitos erros são bastante comuns e praticamente todo o mundo os comete, até mesmo você. Por isso, fizemos uma seleção com as 10 palavras que a maioria dos brasileiros fala errado. Confira:

1. "Sombrancelha"

sobra

Você com certeza já deve ter ouvido ou pronunciado a palavra assim, com um "m" sobrando. O correto é sobrancelha e não "sombrancelha".

2. "Iorgute"

iogurte

Outro erro clássico dos falantes de língua portuguesa é o "iorgute". O problema é apenas a letra "r" no lugar errado. A pronúncia mais adequada, de acordo com as normas da língua portuguesa, é iogurte.

3. "Entertido"

entretidp

Novamente o "r" no local errado é o que acaba fazendo confusão. Quando você tiver "entretido", e não "entertido", com outras coisas, tome cuidado para não pronunciar a palavra errado.

4. "Aerosol"

aerossol

Por mais inacreditável que possa parecer, de acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a escrita correta não é "aerosol", mas sim "aerossol". Isso mesmo, com dois "s"! Logo, a pronúncia correta é aerossol e não aerosol como todo o mundo costuma dizer.

5. "Espinho de peixe"

peixe

As palavras espinho e espinha têm conceitos diferentes. O espinho é aquela estrutura pontiaguda encontrada em plantas e árvores, como os caules das roseiras, por exemplo. Ela pode se referir também às estruturas encontradas na pele de alguns animais, usadas para defesa, como no caso dos ouriços.

Já a espinha, além de ser usada para definir as acnes que aparecem no seu rosto, é uma maneira comum de se referir a coluna vertebral. Por isso, o correto é espinha de peixe e não espinho de peixe.

6. "Sêniors/Júniors"

sênior

Outro erro bastante comum é esquecer o "e" no plural de sênior e júnior, o correto é "seniores" e "juniores". Nesse caso a sílaba tônica também se altera.

7. "Pertubar"

barulho

Parece que não saber onde colocar o "r" nas palavras é realmente um erro bastante comum. O mais adequado é dizer "perturbar" e não "pertubar".

8. "Toráxico"

tórax

A grafia correta da palavra é "torácico", o "x", além da grafia, deve ser tirado também na pronúncia.

9. "Rejuvelhecimento"

reju

O verbo rejuvelhecer não existe, o correto é rejuvenescer. Logo, que você quiser ficar mais jovem, pode tentar o rejuvenescimento.

10. "Guspir"

cuspir

Pronunciar "guspir" é literalmente escarrar na cara da língua portuguesa. Cuspir se escreve com "c", a palavra "guspir" não existe.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+