14 grandes mentiras que você sempre achou que eram verdade

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      23/03/15 às 20h21

Durante a vida é comum que a gente aprenda algumas coisas por aí, como dados históricos, coisas sobre a natureza, anatomia e, claro, curiosidades. Acontece, no entanto, que grande parte desses dados e informações que a gente acredita como verdadeiros não passam, em muitos casos, de mentiras populares, daquelas que de tanto serem repassadas e compartilhadas acabam sendo aceitas.

É por isso, aliás, que preparamos a matéria de hoje. (Clique para ler ainda: 17 "fatos" que a escola te ensinou errado). Confira a lista que preparamos abaixo e desvende de vez grandes mentiras que você e muita gente por aí sempre acharam que se tratavam de verdades:

A muralha da China não é visível do espaço

20

O primeiro astronauta chinês a ficar em órbita na Terra, Yang Liwei, declarou que a Muralha da China não era visível do espaço a olho nu.

A NASA anunciou que o que eles achavam que fosse a construção era, na verdade, o traçado de um rio entre as montanhas, tendo reconhecido publica e oficialmente que a Grande Muralha da China não é visível do espaço sem ajuda de aparelhos.

Aliás, segundo a Academia de Ciências da China (ACC), outras grandes obras, como as pirâmides do Egito ou até mesmo a hidrelétrica de Itaipu podem ser vistas do espaço de acordo com alguns fatores: as condições atmosféricas, a capacidade de interpretar as estruturas vistas da órbita terrestre e, obviamente, a localização do observador.

Não existe sangue azul

21

As veias ficam com aquele tom azulado devido a interação com a gordura e pele que as cobre.

Camaleões não mudam de cor para se camuflam

22

Eles ficam coloridos para se comunicar. Algumas espécies de camaleão são capazes de alterar suas coloração de pele. Diferentes espécies de camaleão são capazes de variar a sua coloração e padrão por meio de combinações de rosa, azul, vermelho, laranja, verde, preto, marrom, azul claro, amarelo, turquesa e púrpura.

Camaleões tendem a apresentar cores mais escuras quando irritados, ou na tentativa de assustar ou intimidar os outros, enquanto os machos mostram padrões multicoloridos mais leves quando cortejam as fêmeas.

Fruto Proibido

23

Muitos simbolizam a maçã como o fruto proibido, mas não há relatos na Bíblia de que isso seja verdade.

Não temos só 5 sentidos

24

Os mais conhecidos são cinco: a visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato, mas é consenso na comunidade científica que os seres humanos possuem muito mais (chegam a 20). Não há, porém, acordo na quantidade, pois isso depende da definição não muito sólida do que constitui um sentido.

Napoleão não era baixinho

25

Segundo a crença popular, Napoleão supercompensava sua baixa estatura com a busca pelo poder, guerra e conquista. Todavia, na verdade, Napoleão tinha estatura mediana para sua época.

Você não usa só 10% do seu cérebro

26

Apesar de muitos mitos dizerem que sim, na verdade não.  Então abandone qualquer uma das suas esperanças de desenvolver os outros 90% e se tornar um gênio. Essa lenda deriva de muitas informações trocadas vindas lá de 1890 em um "telefone sem fio" sem gigante, por conta de uma criança-prodígio chamada William James Sidis.

Recebendo estimulo dos pais, o garoto, aos 18 meses de vida, lia jornal, aos 8 já falava 9 idiomas, incluindo uma que ele próprio inventou, aos 11 anos, entrou em Harvard, e seguiu uma sólida carreira acadêmica. Então, em uma de suas declarações, William disse que as pessoas só desenvolvem uma pequena fração da própria capacidade intelectual. O que faz muito sentido. Já no ano de 1936, o escritor americano Lowell Thomas, se aproveitou dessa declaração e acrescentou uma porcentagem, pronto o boato se espalhou.

Vikings não tinham chifres nos capacetes

27

Os vikings costumavam usar lanças e machados e seus capacetes não possuíam chifres. Viajavam em barcos rápidos chamados drakkars, por terem uma cabeça do mítico animal esculpida na frente. A velocidade desses barcos facilitava ataques surpresas e fugas quando necessário.

4:20 não tem nada a ver com horário

28

Os números vem do código policial 420 da Policia de Los Angeles que significa "perturbação juvenil".

Moscas vivem mais de um dia

31

Eles podem viver até 30 dias

Morcegos não são cegos

29

Mesmo com a maioria das espécies usando a ecolocalização, eles conseguem enxergar tudo direitinho.

Dedos enrugados

32

Você não fica com os dedos enrugados por absorver muita água. Segundo pesquisadores, é uma resposta biológica que faz com que você tenha mais aderência em ambiente úmidos.

O chiclete não demora 7 anos para ser digerido

33

Chiclete não é digerido ele passa direto pelo nosso sistema digestivo.

Humanos não evoluíram dos macacos

PENTAX Image

Nós temos um ancestral em comum.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+