15 coisas que você não sabia sobre diamantes

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      28/03/18 às 14h17

O diamante é um dos cristais mais belos criados pela natureza. O valioso e desejado mineral é especialmente usado para criar joias que ornamentam e marcam momentos inesquecíveis, como pedidos de casamento. O material já foi motivo de superstição durante o período da renascença. E foi descoberto que em certos planetas as chuvas que caem dos céus são repletas deles.

Hoje listamos 15 coisas sobre os diamantes que você provavelmente não conhecia a respeito do luxuoso cristal. Confira a seguir:

1 - O diamante, ou alótropo de carbono, é o material mais duro que se conhece.

2 - A extraordinária dureza surge de uma estrutura forte e inflexível: Cinco átomos formam um tetraedro e compartilham pares de elétrons entre si.

3 - Na natureza, o diamante é tipicamente formado sob extrema pressão e temperatura no manto da Terra. Cerca de 145 quilômetros abaixo da superfície.

4 - Em 2017, pesquisadores recriaram pela primeira vez as condições sob as quais eles acreditam que as chuvas de diamantes se formam em Urano e Netuno.

5 - Estes planetas têm temperaturas internas adequadas para a formação de diamantes. À medida que os gases de hidrocarbonetos afundam em seus núcleos, a pressão crescente espreme os átomos de hidrogênio e pressiona o carbono remanescente em diamante.

6 - Os diamantes destinados a joias são, naturalmente, classificados por quilate, corte, claridade e cor.

7 - O diamante é naturalmente transparente. Qualquer indício de matiz indica uma impureza ou deformação estrutural.

8 - Alguns átomos de nitrogênio entre os milhões de átomos de carbono de um diamante pode fazer a rocha parecer amarela ou marrom.

9 - Diamantes azuis foram borrados com alguns átomos de boro.

10 - O Hope Diamond, o diamante azul mais famoso, é bem menor do que era quando foi minerado pela primeira vez na Índia, em meados do século XVII. Atualmente a rocha pesa 45,52 quilates.

11 - Em 1955, nos laboratórios da General Electric, pesquisadores tentaram criar diamantes de grafite, outro alótropo de carbono.

12 - Nas décadas subsequentes, a GE e outros laboratórios desenvolveram técnicas para a criação de diamantes sintéticos. Extremamente adequados para aplicações industriais, como perfuração e retificação.

13 - No folclore da Renascença, o diamante era considerado um amuleto que afastava os demônios e a loucura.

14 - As cartas de baralho provavelmente foram inventadas na China há mais de um milenio atrás. Os diamantes não eram um dos quatro naipes do baralho até um certo tempo depois do jogo ser inventado.

15 - Cientistas acreditavam que o exoplaneta 55 Cancri era feito basicamente por diamantes. No entanto, em uma outra análise, eles puderam constatar que não havia tanto carbono no planeta - o que torna a possibilidade do planeta ser um gigante diamante bruto inviável.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não se esqueçam de compartilhar com os amigos.

Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+