15 vezes que a internet foi usada antes mesmo de ser inventada

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      17/01/15 às 20h58

Então você acha que só as pessoas dos séculos 20 e 21 tiveram acesso aos benefícios da internet? Pois se você pensou isso, acredite: está muito enganado! Como você vai ver na lista abaixo, por inúmeras vezes no passado, muitos e muitos séculos atrás, recursos de última geração como redes sociais e até tablets já eram usados. Isso, aliás, antes de qualquer pessoa sequer cogitar em inventar a internet.

Ficou curioso para saber como isso foi possível? Então confira a seleção que preparamos e descubra como a internet foi usada no passado, por reis, engenheiros e inventores, sem nem mesmo ser criada:

1. No século 18, as pessoas olhavam o mundo por meio de filtros, como em um Instagram da vida real. Para isso, usavam um espelho escurecido, a fim de fazer o cenário parecer mais suave, como em uma paisagem pintada.

1

2. A aristocracia inglesa já pensava em uma espécie de Snapchat, há mais ou menos 250 anos antes da tecnologia ser inventada. 

2

Dizem que Lady Grosvenor, a duquesa de Westminster,  escreveu várias cartas de amor a seu amante, com tinta invisível, com instruções específicas de que ele as queimasse, assim que as lesse. Mas, claro, não funcionou muito... na época as cartas foram interceptadas, o segredo foi descoberto e o conteúdo publicado.

3. Mais de 400 anos antes do Facebook, os estudantes universitários alemães usavam uma espécie de rede social analógica, digamos assim, chamada "O Livro dos Amigos".

3

Cada pessoa nova que eles encontravam, pediam para adicioná-la em seu livro, junto com suas informações pessoais e coisas que quisessem compartilhar.

4. Muitos anos antes das selfies receberem esse nome, o pintor holandês Rembrandt pintou, no século 17, cerca de 100 retratos de si mesmo.

4

5. Além disso, no século 19, as pessoas simplesmente eram vidradas em GIFs... 

5

Claro, analógicos como esses, feitos a partir das técnicas mais rudimentares de animação.

6. Fotos de gatos com legendas engraçadas também era uma febre no século 19.

6

"O que teremos para o jantar?'

7. Emoticons, aliás, foram usados a primeira vez em 1881

7

8. Os solteiros também já usavam a tecnologia para encontrar seus pretendentes, um século antes das redes de relacionamento.

8

Dizem que as moças que trabalhavam em escritórios, no século 19, usavam os telégrafos (usualmente chamados de Internet Vitoriana) para encontrar romances.

9. Os gregos antigos usavam tablets mais de 2 mil anos antes do iPad.

9

Tábuas de cera faziam o papel dos gadgets móveis do mundo antigo, usado para tudo, desde fechar negócios até ler notícias.

10. O imperador romano Severus construiu até um protótipo do Google Maps, na parede de um templo da época.

10

O mapa, incrivelmente detalhado, mostrava os locais onde casas, lojas e bordéis da região ficaram localizados.

11. Esse cara já enviava tuítes desagradáveis muito antes da invenção do Twitter. 

11

O poeta romano Martial adorava escrever insultos obscenos em 140 caracteres ou menos. Como este, sobre alguém com mau hálito: " O seu cachorro lambe sua boca e lábios, Manneia. Eu não estou surpreso, os cães adoram comer merda."

12. No Renascimento, um engenheiro chamado Ramelli inventou uma espécie de kindle gigantesco, que consistia em uma roda gigante, que girava e permitia que ele lesse os livros sem passar as páginas ou ter contado com o papel.

15

13. Impressão 3D foi usada, pela primeira vez, em 1859

17

A técnica complicada, que exigia 24 câmeras para tirar uma só foto, foi chamada, na época, de fotoescultura.

14. Mais de 700 anos antes do Google, o filósofo Ramon Llull inventou esse aparelho bizarro, para encontrar a resposta para quase qualquer coisa.

20

Ao girar as três rodas de papel, você, supostamente, teria acesso a todas as verdades possíveis em sua área de interesse.

15. E o autor japonês Sei Shonagon estava escrevendo listas cerca de 1ooo anos antes dos sites de curiosidades.

21

Em sua famosa publicação, Livro de Cabeceira, estão 164 listas, que tratam sobre assuntos como "Coisas que fazem o coração bater mais rápido", "As coisas que são desagradáveis de se ouvir" e assim por diante.

Ainda sobre a internet, você pode gostar de ler também: 2015 terá 1 segundo a mais e isso pode fazer a internet cair.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+