17 perguntas constrangedoras que você nunca teria coragem de perguntar respondidas pela ciência

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      18/02/15 às 00h08

Existem algumas perguntas tão constrangedoras que referimos guardar para nos mesmos. Por causa da grande avalanche de informações, muitas delas que não servem para muita coisa, em alguns casos nem mesmo o Google pode nos ajudar.

Mas a ciência sim. Saiba a resposta para muitas perguntas que você nunca teria coragem de fazer para qualquer pessoa, mas que o cientistas resolveram desvendar:

1. Por que gostamos mais do cheiro dos nossos próprios puns?

pum

Em um teste de cheiro cego, os cientistas confirmaram que nós realmente preferimos o cheiro de nossos próprios puns, porque as bactérias que criam o cheiro são únicas para cada pessoa. Quando você sentir o cheiro do pum de outra pessoa o seu cérebro vai detecta-lo como algo que está tentando prejudicar o seu corpo por causa do mau cheiro. Na verdade ele está certo, peidos podem espalhar doenças.

2. Por que o hálito cheira mal mesmo quando escovamos os dentes frequentemente?

halito

Escovar pode limpar seus dentes, mas só mascara o mau hálito, uma vez que o problema realmente está dentro de sua garganta e na língua. Quando as bactérias da boca perdem o acesso ao oxigênio, o que acontece quando você usa anti-sépticos bucais à base de álcool, toma certos medicamentos de prescrição ou simplesmente se senta com a boca fechada por um longo tempo, eles emitem compostos de enxofre que cheiram como a morte. Para neutralizá-los você pode beber mais água durante o dia e comer legumes ricos em oxigênio, como salsa e aipo.

3. Tudo bem fazer xixi no oceano?

xixi

Dois terços das pessoas entrevistadas por fornecedores de papel higiênico Proctor & Gamble admitiram fazer xixi no mar e quase metade disse que tinha feito mais de uma vez. No entanto, a urina não polui o oceano, ela é composta 95% de água e alguns íons de sódio e cloreto, as duas coisas que o oceano já tem de sobra. A única problema seria a ureia, um composto à base de carbono, que ajuda o corpo a se livrar do nitrogênio. Mas de acordo com os cientistas, o nitrogênio da ureia combina com a água do oceano para produzir amônio, um composto que funciona como alimento para as plantas aquáticas.

4. E fazer xixi na piscina?

piscina

Um tempo atrás todo mundo estava em pânico por causa de um estudo que apontava que urinar em uma piscina clorada poderia criar um produto químico chamado cloreto de cianogênio, similar ao gás lacrimogêneo. O fato da questão é uma piscina teria que ser duas partes de água para uma parte de cloro para que esta reação fosse criada, e então você provavelmente estaria mais preocupado com a corrosão da pele e os glóbulos oculares. Assim, embora seja quimicamente seguro urinar em uma piscina, é sempre mais adequado fazer xixi em um lugar próprio. Ninguém precisa nadar na sua urina.

5. Por que tomar café faz ter vontade de fazer o número 2?

café

Já tomou alguns goles de seu café matinal só para sentir algo que lhe envia à procura de um banheiro? Aparentemente isso acontece com cerca de 50% dos consumidores de café. Já que a bebida estimula as contrações musculares ao longo do último pedaço de seu intestino grosso, que a ciência chama de sigmoide.

6. Por que temos verrugas nos dedos?

dedos

Todas as verrugas são infecções causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). Existem mais de 100 variedades de HPV, do tipo altamente contagiosas que causam verrugas genitais, para o tipo muito menos contagiosas que causam verrugas comuns nas mãos e dedos. Quando este vírus invade esta camada externa da nossa pele, geralmente através de um corte ou arranhão, ele faz com que o crescimento rápido de células na camada externa da pele gere as verrugas.

7. Por que temos ressaca?

ressaca

A resposta curta é, claro, consumir álcool em excesso, mas o que  faz com que o nosso corpo nos puna especificamente por isso? Não é uma coisa só, mas um acúmulo de vários fatores, vamos a eles: a) o álcool faz você fazer mais xixi, o que acelera a desidratação; b) o álcool aumenta a produção de ácidos no estômago e diminui a velocidade com que o estômago se esvazia, o que conduz a náuseas e vômitos; e c) beber frequentemente faz com que os vasos sanguíneos se dilatem, o que pode causar dores de cabeça. Coloque  todos estes fatores juntos e o que você tem?

8. Por que os homens acordam com ereções de manhã?

acordar

Embora a ciência não afirme com certeza, algumas teorias são interessantes. Primeiro vamos ao nome científico: tumescência peniana noturna. É uma ocorrência perfeitamente natural vivida por homens saudáveis entre ??3 e 5 vezes por noite, independentemente do tipo de sonho que eles tenham. Teoriza-se que o corpo desencadeia NPT para esticar o cavernoso (as duas regiões semelhantes a esponjas que se enchem de sangue para causar ereção), algo que ajuda a prevenir a incontinência urinária e disfunção erétil.

9. Por que é tão divertido esfregar uma contusão ou arrancar a "casca" de uma ferida?

manchas

Manchas escuras surgem quando se rompem vasos sanguíneos sob a pele, geralmente por bater um membro em algo. É uma lesão que resulta em inflamação, o que desencadeia os receptores de dor nos músculos e pele, ou seja, isso dói. Então, por que nós, em seguida, esfreguemos a pele que está tão sensível? Porque, na verdade, é uma forma de gerir a dor.

Quando esfregamos uma área dolorosa, ela aciona outros receptores na pele, tais como aqueles que sentem a pressão, leve toque, temperatura, etc. Ao ativar estes receptores para um curto período de tempo, ele realmente "abafa" a dor detectada pelo cérebro, proporcionando um momento de alívio.

Já beliscar crostas de machucados é uma questão totalmente diferente, mas assim como esfregar uma contusão, é algo que parecemos fazer instintivamente. Por um lado, pode indicar tendências obsessivo-compulsivas, que muitas vezes sinalizam um transtorno de humor ou ansiedade ainda não diagnosticado.

Por outro lado, alguns especialistas dizem que é um remanescente da forma como os nossos antepassados ??foram obrigados a se cuidar, se lambendo e alisando. Cascas são como emplastro sobre a cicatrização de feridas, definitivamente causam coceira, então arrancá-las talvez seja apenas uma resposta ao fato de que estamos hiper cientes disso.

10. É possível realmente morrer de velhice?

velhinhos

Não. Embora seja verdade que as células vivas têm uma vida útil finita, um organismo nunca morre simplesmente porque suas células são muito antigas. No entanto, as células velhas são fracas. Isto pode significar mau funcionamento de órgãos ou de paralisação deles. Significa, também que as células velhas não podem lutar contra a doença tão facilmente ou combatê-las. Ou seja, doenças e lesões que apenas afetam  um jovem podem ser fatais para um idoso.

11. Por que nos fazemos xixi quando estamos com medo?

urinar

Culpe o seu cérebro. Você pode se surpreender ao saber que, apesar de você se sentir vontade de urinar em suas regiões inferiores, o ato em si é controlada por sua cabeça. Quando ficamos muito estressados ou ansiosos sinais elétricos do sistema límbico se tornam tão intensos que o tronco cerebral tem dificuldade para seguir os comandos do lóbulo frontal. É por isso que muitas pessoas urinam com mais frequência antes dos exames importantes ou na linha de partida de uma maratona.

12. Por que as mãos suam quando estamos nervosos?

maos

Medicamente, a condição de ter palmas excessivamente suadas é causada por duas coisas diferentes: o estresse emocional e seu corpo tentando controlar sua temperatura (termorregulação). Os dois estão intimamente ligados, o que torna as coisas complicadas. Quando estamos animados, com medo, ou nervosos ocorre uma reação do sistema nervoso, que estimula as glândulas écrinas em seu rosto, palmas, plantas de seus pés, e em suas axilas.

13. Por que o pênis se curva para a direita ou para a esquerda?

banana

Apesar do que você pode ter ouvido, não tem nada a ver com a masturbação. Quase todos os homens saudáveis ??percebem que seu pênis favorece uma direção ou outra. A curva é geralmente leve, e não deve ser motivo para alarme. A direção na qual aponta é decidida pelo ligamento que rodeia o corpo cavernoso (basicamente os tecidos de enchimento sanguíneos do pênis), que é chamado túnica albugínea. As diferenças na elasticidade desse órgão de duas câmaras provoca ligeira curvatura do pênis quando ereto.

14. Por que apenas uma das narinas ficam entupidas de cada vez?

nariz

Porque elas se revezam fazendo o trabalho. Mesmo quando você não está doente, as narinas dividem a carga de trabalho, com a maioria do ar entrando e saindo de uma narina, e uma quantidade muito menor passando pela outra. A cada poucas horas, o seu sistema nervoso autônomo, que cuida de seu ritmo cardíaco, digestão e outras coisas que não controlamos conscientemente, muda as coisas e sua outra narina faz todo o trabalho pesado por um tempo.

15. Segurar um pum faz mal?

proibidopum

Puns são uma parte natural do processo digestivo. Se você se sentir um, isso significa que seu corpo tem excesso de gás e que necessita expulsar, e você provavelmente deve deixá-lo ir. Mas em uma situação em que você não pode soltá-lo? Segure e o impulso geralmente passa, mas isso não é necessariamente uma coisa boa para o seu intestino.

Isso pode causar acúmulo de gases, inchaço e outros sintomas desconfortáveis, e se você fizer com muita frequência, o gás reprimindo pode causar hemorroidas ou um intestino distendido. A boa notícia é que, mesmo se você segurar um pum durante todo o dia, eles vão vir com tudo, logo que você cair no sono.

16. Por que vomitamos quando ficamos tontos?

tonto

A resposta curta é: "porque seu cérebro pensa que está sendo envenenado." Aposto que você não esperava isso, hein? O vômito acontece por uma de três razões: algo irrita o cérebro, algo irrita seu intestino, ou algo lança seus hormônios fora de sintonia (geralmente a gravidez). Quando seus olhos veem algo diferente e o fluido em seus ouvidos internos diz ao seu cérebro, ele rapidamente suspeita de um crime, e só para ter certeza, ejeta o conteúdo de seu estômago.

17. Por que cantamos no banho?

banho

Mais uma vez, a ciência não é conclusiva, mas há duas teorias principais. Uma escola de pensamento sustenta que nós nos sentimos mais relaxados e confortáveis no chuveiro, para não mencionar que estamos normalmente sozinhos. Este conforto físico dá lugar ao conforto mental, e antes que você perceba, você está cantando Taylor Swift. A outra teoria é que o azulejo, plástico, vidro ou cerâmica que reveste seu banheiro cria um ambiente acusticamente agradável. Isso faz com que a sua voz fique mais completa e ajuda a esconder imperfeições e revelando a sua estrela de ópera interior.

 

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+