20 fatos que talvez você não saiba sobre o Super Mario

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      04/08/14 às 16h01

Um dos mais famosos e amados personagens da história do vídeo game, o Super Mario e sua turma, por mais populares que sejam, sempre têm algum segredinho para revelar. Mesmo você, que se declara aficionado pelos games da saga e que saca tudo sobre a Nitendo, empresa responsável pelo personagem, vai se surpreender com algumas curiosidades que preparamos hoje sobre esse italiano baixinho de bigode.

Confira na lista abaixo, 20 fatos que talvez você ainda não saiba sobre Mario e seus games, mas que - com certeza - vai amar descobrir. Acompanhe:

1. Coadjuvante

1

Sabia que o baixinho nunca foi pensando para ser protagonista de um jogo? A primeira vez que Mario apareceu foi em outro game, o Donkey Kong, um arcade lançado em 1981. Segundo seu desenvolvedor, esse jogo se tratava de uma mistura de "Popeye" e "King Kong".

2. Jumpman

2

Outra curiosidade que pouca gente sabe sobre o Mario é que ele demorou a ganhar esse nome. Além de começar em outro jogo, o personagem se chamava Jumpman. O nome pelo qual conhecemos o italiano hoje em dia surgiu somente quando o game foi levado para os Estados Unidos. A escolha foi feita como uma "homenagem" ao dono do depósito que a Nintendo alugava em Redmond, chamado Mario Segale.

3. Multiuso

3

A profissão do personagem também era diferente. Jumpman foi apresentado como um carpinteiro, não como encanador. O mais interessante é que depois o personagem ganhou várias outras funções ao longo da sua carreira nos games.

4. O bigode

4

Quem acha que o bigode de Mario simplesmente faz parte do estilo do personagem, se engana! Esse "adereço" surgiu porque na época de sua criação o poderio gráfico das máquinas e consoles era bastante limitado. Assim, Miyamoto - o design - teve que pensar em uma maneira para simplificar o bonequinho. O conjunto do grande boné e do vistoso bigodão foram, na verdade, um ótimo truque usado pelo japonês.

5. Toad

5

Um dos coadjuvantes mais importantes da série, Toad - o cogumelo - está sempre tentando ajudar na busca pela princesa. Mas, no Super Mario Bros., o pequeno parece estar fazendo um gesto super mal educado para os jogadores. Que coisa feia!

6. Big Mac

O sucesso de Mario chamou a atenção até de grandes redes de fast food. Foi assim, por exemplo, que o personagem e sua turma fizeram parte de uma promoção do McDonald's. Durante a campanha, quem comprasse o famoso lanche Big Mac poderia levar miniaturas do pessoal do jogo.

7. Tijolos

6

Para você que pensava que Mario era um super ninja e que quebrava seus tijolinhos com a cabeça, temos que dar uma péssima notícia! O personagem cumpre essa tarefa de forma muito mais simples: ele pula com uma das mãos para sima, dando um soco na direção do item, seja um bônus ou um tijolo.

8. Super Mario 3

7

Boatos garantem que houve algumas mudanças no Super Mario 3 para tornar o game mais fácil, pelo menos com relação à versão americana. Dizem que parte dessa mudanças podem ser notadas em algumas salas que possuem aquele teto com espinhos, onde a porta fica no canto, ao invés de estar posicionada entre as armadilhas (como na versão original, japonesa).

Além disso, no lançamento original, se o jogador sofre algum dano dos inimigos quando transformado, ele volta à sua versão "pequena". Já na americana, você somente perde o "superpoder", mas continua com o Mario "grande".

9. Final alterado

Outra alteração do Super Mario 3, com relação à versão americana, foi o seu final. Quem já viu o jogo original conta que ele foi trazido para os Estados Unidos com um final mais descontraído. Na versão japonesa, Peach diz apenas: "Obrigado! Finalmente a paz retornou para o Mundo dos Cogumelos. Fim!".

O jogo em inglês, no entanto, apresenta uma princesinha mais ousada, que faz uma piada com as aventuras do Mario durante o game e diz: "Obrigado, mas a nossa princesa está em outro castelo... Brincadeira Ha Ha! Bye Bye".

10. Arbustos x nuvens

8

Essa é para bons observadores ou para os super fãs da saga, que conhecem os gráficos do jogo nos mínimos detalhes! Isso porque é preciso atenção para notar que a Nintendo "economizou" em alguns traços do game. Os arbustos e nuvens, por exemplo, são o desenho com cores diferentes. Até mesmo nos jogos mais novos e no Mario Kart isso acontece.

11. Balas invertidas

9

É engraçado depois que se tona isso, mas a verdade é que os chefões de Super Mario Bros são sabem atirar! Todas suas bolas de fogo são "invertidas", com o rastro indo na frente do projétil.

12. Mais vidas

Desde os primeiros games da saga há um jeito para se ganhar um bom número de vidas. Você podia, por exemplo, encurralar um casco no final de uma fase e a cada pancada ganhar uma nova vida.Já na primeira fase no Super Mario Bros. 3 é possível ficar "quicando" sobre os cascos até chegar ao número máximo de vidas. No Super Mario World, várias maneiras estão disponíveis, muitas extremamente fáceis.

13. Troca de mundos

No Super Mario Bros., após atravessar uma parede sólida no fim do mundo "1-2", é possível viajar para o mundo "- 1". Esse truque é conhecido como "Minus World" ou "World Negative One".

14. Nas telonas

10

Não é uma coisa que as pessoas costumam comentar, mas o Super Mario já esteve nas telonas, em 1993. Acontece, no entanto, que o filme foi um fiasco total e nem o apelo comercial da produção conseguiu arrancar elogios da crítica ou do público. Uma pena!

15. Doki Doki Panic

11

Você se lembra do Super Mario Bros. 2? Essa versão do jogo conta com um "irmão" bem parecido no Japão. Chamado de Doki Doki Panic, o game era praticamente o mesmo jogo do encanador, só que os personagens principais eram alguns bonequinhos árabes: Papa, Lina, Imajin e Mama.

16. Canhões de fogo

Apesar de ser uma das grandes barreiras em Super Mario Bros. 3, é possível "matar" os malditos canhões de fogo dos barcos-piratas. Isso também vale para as "Orbs" dos castelos, sabia? Basta usar os recursos certos. Veja como se faz:

17. Atravessando paredes

Um dos truques mais legais para se usar nos jogos de Mario é o que permite que o personagem cruze paredes. O vídeo ensina como fazer para conseguir isso.

18. Easter egg

Easter egg (ovos de Páscoa, em português) é uma expressão usada para se referir às surpresas que os programados deixam no jogo para que os gamers descubram durante as partidas. A Nintendo, por exemplo, colocou uma participação especial de Link, o herói de Zelda, em um dormitório do Super Mario RPG.

19. No Japão

12

Se você olhar com calma, vai perceber que no Super Mario Bros. 3 é possível notar, em algumas ilhas, a reprodução do mapa do Japão!

20. O rei da Nintendo

13

Quem termina o terceiro mundo de Super Mario Bros. 3 tem a oportunidade de conhecer o chefe supremo da família real. O rei, pelo menos pela visão da Nintendo, é o baixinho do bigodão.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+