Entretenimento

3 descobertas científicas sobre cachorros

Cachorro
0

A maior parte dos donos de cachorros sabem que eles são muito mais inteligentes do que parecem ser. Às vezes, são capazes de perceber sinais sutis, principalmente quando tem alguma relação com comida ou passeio, como por exemplo o simples farfalhar de uma sacola.

Além de serem os melhores amigos do homem, cachorros são realmente impressionantes, e já são estudados há séculos. Veja alguns estudos interessantes que já fizeram com cachorros.

Cachorros reconhecem idiomas diferentes?

Uma pesquisa nova da Hungria mostrou que cachorros são tão aptos a perceberem mudanças no comportamento humano que sabem até quando estamos falando um idioma diferente!

A pesquisa foi publicada no jornal NeuroImage e os pesquisadores ressaltaram que a capacidade exata de percepção dos cachorros ainda é desconhecida. Sendo assim, o estudo foi uma forma de testar a detecção de fala e representação de idioma em um cérebro canino.

A pesquisa

Para explorar a forma que um cachorro processa um idioma, os pesquisadores tiveram que achar 18 cachorros capazes de ficar imóveis para que passassem pela ressonância magnética, o que não é uma tarefa fácil. O objetivo era que ficassem parados o tempo suficiente para conseguir uma boa imagem do cérebro.

Em seguida, os pesquisadores colocaram cada cachorro para escutar fala comum e também colocam falas em outros idiomas, conhecidos e desconhecidos. Para ser exato, leram O Pequeno Príncipe em húngaro para cachorros que estavam acostumados com donos que falavam espanhol. Da mesma maneira, leram o livro em espanhol para os cachorros acostumados com húngaro.

Os resultados

Com a pesquisa, conseguiram encontrar dois resultados. O primeiro é que, independente do idioma da fala, os cachorros são capazes de distinguir o que é fala e o que são apenas barulhos por meio do córtex auditivo primário.

Dessa forma, o segundo achado é que, por meio do córtex auditivo secundário, cachorros conseguem distinguir diferentes idiomas. “Descobrimos que sabem mais do que o esperado sobre idiomas humanos”, contou Laura Cuaya, uma das pesquisadoras da Universidade de Eötvös Loránd, em Budapeste, Hungria.

Ela complementa que essa habilidade é uma vantagem para a espécie, melhorando o entendimento do ambiente que o cerca. Além disso, é a primeira vez que se encontra evidências de um cérebro não-humano capaz de distinguir idiomas!

Cachorros veem cores?

Cachorro

Reprodução

Como os cães possuem só dois tipos de células para distinguir as cores, eles acabam enxergando bem menos cor que nós, humanos. Essa descoberta foi feita por Jay Beitz, pesquisador da Universidade de Washington.

Sendo assim, os cachorros enxergam como pessoas daltônicas. No caso específico deles, conseguem ver azul e amarelo.

Comunicação canina

Indian express

Se você acha que seu cão é tão inteligente, que ele consegue entender o que você fala e até segue sua linha de raciocínio, você pode estar certo! Assim, estudos já mostraram que alguns tipos caninos são capazes de compreender até 150 palavras!

De acordo com o estudo de pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, a inteligência dessas espécies é comparável a de uma criança de dois anos e meio de idade.

NASA compartilha as melhores fotos de 2021

Artigo anterior

A cobra mais venenosa do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido