Entretenimento

A cobra mais venenosa do mundo

0

As cobras são conhecidas como animais brutais e venenosos. Muitas pessoas chegam até a ter medo extremo e fobia desses répteis. Mas você sabe qual a cobra mais venenosa do mundo?

Localizada nas regiões semiáridas da Austrália, a taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus) é considerada a cobra mais venenosa do mundo. Esse animalzinho é tão perigoso que apenas uma picada possui veneno suficiente para matar mais de 100 pessoas, assim como 250 mil camundongos.

A taipan-do-interior é caracterizada pela sua agilidade e inteligência, por isso, pode perceber os movimentos por mais simples que sejam. O veneno da cobra age no sistema nervoso periférico, parte responsável por ligar o sistema nervoso central a outros órgãos do corpo e, por isso, consegue fazer o transporte de informações.

Quando entra no corpo, o veneno da taipan-do-interior pode provocar a parada respiratória, assim como a coagulação do sangue e o bloqueio dos vasos sanguíneos. Em caso da mordida não ser tratada, ela pode matar em aproximadamente 30 minutos.

A taipan-do-interior é a cobra mais letal?

Info Escola

Mesmo que seu veneno seja o mais potente do mundo, a taipan-do-interior não é a cobra que causou mais mortes. Isso pode ser devido à cobra viver em regiões muito remotas, em que o acesso é difícil, por isso, ela raramente tem contato direto com humanos.

Conforme os especialistas em cobras, os herpetólogos, a taipan-do-interior é uma espécie reclusa, e por isso, ela prefere fugir quando se sente ameaçada. No entanto, isso não quer dizer que ela não saiba se defender quando precisa.

Além disso, a cobra pode ser facilmente identificada. Isso por causa dos seus olhos negros, cabeça preta, corpo na cor mostarda e escamas manchadas de preto. Devido à sua cor, a taipan-do-interior pode se camuflar com facilidade na areia.

Os perigos desse animal

MDIG

Como dito anteriormente, por causa da sua reclusão e do difícil acesso ao local em que ela habita, são poucos os casos de ataques de cobras da espécie taipan-do-interior. Um dos ataques mais recentes registrados foi no ano de 2017.

À época, Nathan Chetcuti, de 19 anos, foi mordido por sua cobra de estimação no momento em que tentava colocá-la em sua gaiola. O jovem foi levado ao hospital e sobreviveu devido ao antídoto desenvolvido no ano de 1955, ele consegue cortar os efeitos do veneno da taipan-do-interior. Além do antídoto, a rapidez de levar o australiano para o hospital foi de extrema importância para sua sobrevivência.

As cobras mais mortais

Cenário MT

A toxicidade do veneno da cobra é um dos maiores fatores que nos faz associar o risco à mortalidade. Ainda assim, a taipan-do-interior não é uma cobra com um grande número de mortes. No entanto, seu caso não é uma exceção, isso porque os especialistas explicam que algumas das cobras com um nível elevado de toxicidade no veneno raramente atacam os seres humanos.

Então quais são as cobras mais letais do mundo? De acordo com levantamentos, as cobras mais mortais estão, principalmente, localizadas no continente africano, asiático e na Oceania. As cinco primeiras na lista são a taipan-papuana (Papua Nova Guiné), biúta (África), jararaca-do-norte (América Central e do Sul), taipan-costeira (Austrália) e víbora-de-russell (Ásia).

 Fonte: Mega Curioso

3 descobertas científicas sobre cachorros

Artigo anterior

Conheça a caverna do apocalipse dos vikings

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido