5 coisas que aconteceriam com uma pessoa imortal

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      19/12/16 às 17h13

E quem nunca sonhou em ser imortal? Bom, se imortal algo ou alguém que apresenta imortalidade, que não morre, que é eterno. Em sentido figurado, imortal pode ser algo que apesar de ter deixado de existir, permanece vivo na memória. Mas será que seria tão bom assim ser imortal? Imaginem vocês conversando com pessoas daqui 100 mil anos e contando como eram os tempos de hoje, será mesmo que isso seria legal?

Bom, pensando nisso, nós fizemos essa matéria com algumas coisas que podem acontecer com pessoas imortais, fatos que provavelmente pessoas com esse desejo nunca imaginaram. Então, caros leitores, confiram agora a nossa matéria com as 5 coisas que aconteceriam com uma pessoa imortal:

1 - Você ficaria mentalmente mais velho

1

Imaginem a cabeça de vocês cheias de "arquivos" de uma longa vida com números, nomes e lembranças de experiências que você passou. Com certeza sua memória ficaria degradada à medida que você fosse ficando mais velho. A capacidade do seu cérebro de armazenar e recuperar memórias são limitadas, e a quantidade de coisas que você pode lembrar se acumula ao longo do tempo.

Esse é um problema grave porque o nosso cérebro tem como base em não apenas guardar informações, mas também ser capaz de recuperar rapidamente na observação de um momento. Com o passar do tempo, as memórias vão se acumulando, junto com os nomes e datas de aniversários, e o nosso cérebro pode manter todas as lembranças por um tempo, mas não é como um computador que você pode apagar os arquivos, e as coisas começariam a se acumular, obstruindo e retardando tudo.

A vida e experiências podem até ser eternas, mas infelizmente o nosso cérebro e a capacidade de armazenar as lembranças nunca será eterno.

2 - A evolução o transformaria em uma "aberração"

1

Para quem não sabe, o nosso corpo continua evoluindo, e a ciência não tem ideia quais serão as próximas evoluções, por isso muitas coisas poderia acontecer. Bom, as pessoas normais continuaria a se adaptar as grandes mudanças, mas o corpo o cérebro de pessoas imortais seriam os mesmos. Será que o seu sistema digestivo conseguiria digerir um alimento do futuro? E a língua que as pessoas falariam daqui a 100 mil anos? E o entretenimento deles, te agradaria? E os relacionamentos, será que aconteceriam?

Você pode até querer ser imortal, mas com certeza as pessoas te olhariam como se você fosse um neandertal, como se fosse uma anomalia andando por aí.

3 - O tempo deixaria você louco

2

Não somos nós que estamos afirmando isso, mas o fato é que a percepção do tempo das pessoas se acelera com a idade. Já perceberam que conforme o tempo passa parece que os anos ficam mais curtos? Pois é, cada ano representa proporções cada vez menores de sua vida.

Sendo assim, quando temos 100 anos de idade, um minuto pode ter apenas seis segundos de duração em comparação com um minuto quando você tinha 10 anos. Então, suponhamos que você viva mil anos, com certeza um casamento de 50 anos com uma pessoa terá o mesmo significado para você do que uma pessoa que você namorou na adolescência. Já se você viver 100 mil anos, esse mesmo casamento teria o mesmo tempo do que aquela vez que você apenas beijou uma pessoa desconhecida na balada.

É amigos, com o tempo, o próprio tempo te deixaria louco, e você não gostaria nada nada de ser um imortal.

4 - Você poderia ficar preso em um lugar pra sempre

3

Agora vocês já pensaram que uma pessoa imortal pode ficar presa em um lugar pelo resto da vida? Vamos supor que uma pessoa more em um país onde aconteça muitos terremotos, por exemplo, e que em um desses acidentes ela fique presa em algum lugar. Já que ela não pode  morrer, ela ficaria lá para sempre ou até ser resgatada (corre o risco desse tal resgate não acontecer). Quando essas coisas acontece em edifícios, por exemplo, as pessoas encarregadas pelo resgate desistem quando fica muito difícil de cavar através dos escombros, e eles salvam um número considerável de pessoas para dizer que ao menos eles tentaram. Sendo assim, uma pessoa imortal poderia ficar presa até que alguém resolvesse construir algo no local, vai saber quanto tempo depois. Enquanto isso, você ficaria preso, juntamente com os cadáveres em decomposição.

Mas vamos fazer outra suposição para vocês entenderem melhor. E se o mundo acabasse, o que aconteceria com uma pessoa imortal? Ficaria vagando pelo espaço? E se uma guerra nuclear acontecesse na Terra e matasse todas as pessoas,o imortal ficaria sozinho no nosso planeta. Com certeza várias pessoas tem o sonho de ser imortal, mas depois dessa matéria provavelmente elas mudarão de ideia.

5 - Sua melhor opção seria ficar escondido

1

Suponhamos que uma pessoa descubra que você é imortal e conte para as outras pessoas, será que isso seria bom? Você ficariam famoso, até porque hoje em dia as pessoas ficam famosas por coisas muito menores. Mas isso soa para você como uma boa experiência? Você não seria penas famoso, na verdade você seria praticamente um deus. Você tem a vida eterna, o que significa que deve saber o segredo da vida eterna, o que significa que você será imediatamente o centro da religião mais recente e popular do mundo. Por que alguém iria continuar a adorar uma divindade invisível quando eles têm um deus caminhando entre eles? Todas as manhãs o seu quintal estaria repleto de vários milhares de pessoas com doenças terminais, ou pais com seus filhos doentes, pedindo-lhe para conceder-lhes a mesma imortalidade que você tem.

Literalmente cada pessoas rica e poderosa da Terra concluiria que em suas veias correria uma coisa que eles não poderiam comprar, que é a liberdade da morte. Eles não parariam até gastarem cada centavo que tivessem para ver se poderiam transformar o seu sangue e seus órgãos em vida eterna para si mesmos. Pense sobre as guerras que estão sendo travadas pelo petróleo. O segredo para a vida eterna valeria muito mais.

E não pense que isso seria como um exame de sangue ou de urina ocasional, enquanto eles o deixam ficar em algum hotel cinco estrelas. É mais como você sendo sequestrado e mantido em algum barraco subterrâneo úmido longe de qualquer civilização, enquanto eles tiram seus órgãos para examinar.

E o pior é que, uma vez que ninguém vai saber onde você está, eles podem mantê-lo lá por tanto tempo quanto quiserem. E considerando sua natureza imortal, isso pode significar bastante tempo.

E aí amigos, acabou completamente a vontade de ser imortal? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+