5 coisas que suas unhas te avisam sobre sua saúde

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      16/10/15 às 14h24

Suas unhas das mãos e dos pés podem ser indicadores surpreendentes do que está acontecendo dentro do seu corpo. As unhas são feitas de células mortas, mas elas crescem a partir de uma raiz em sua cutícula. Quando esta raiz cresce novas células, ele empurra as células mortas para cima, formando sua unha.

Se você ver qualquer coisa anormal, isso geralmente significa que algo está errado em seu corpo. Você pode descobrir o que está acontecendo com seu corpo apenas analisando suas unhas. Por exemplo, se você tem sulcos horizontais em suas unhas elas indicam que seu corpo parou de produzir novas células por um tempo.

Infelizmente, como uma série de sintomas, alterações ungueais podem realmente ser significar doenças graves. Então, se você vê algo estranho no seu crescimento das unhas, você obviamente não quer assumir o pior. Confira a seguir 5 coisas que suas unhas te avisam sobre sua saúde:

1. Estresse

18

As unhas estão intimamente relacionados com cabelo. Assim como o seu cabelo pode cair após uma doença ou um período prolongado de estresse, as unhas também podem apresentar sintomas. Na maioria das vezes, o estresse faz com que linhas laterais apareçam em suas unhas.

2. Melanoma

16

A preocupação com a cor das unhas é uma das queixas mais comuns que dermatologistas escutam em seus escritórios. Descolorações geralmente aparecem em linhas que partem da cutícula a ponta da unha, e elas podem significar melanomas. Os afro-americanos e asiáticos são mais propensos a experimentar mudanças de pigmentação. Você deve consultar um dermatologista se a pele sob a placa ungueal desenvolver uma coloração marrom. Linhas marrons podem ser um sinal de melanoma.

3. Artrite

12

Pequenos cistos que crescem perto ou sobre as cutículas podem surgir devido a artrite. Eles são benignos e podem ser removidos por um especialista.

4. Psoríase

13

Esta condição comum da pele é geralmente caracterizada por escamas, manchas vermelhas e também pode afetar as unhas. Se você tiver uma coloração amarelo-vermelho em sua unha, muitas vezes chamadas de "gota de petróleo" ou "mancha de salmão", você deve consultar seu dermatologista.

5. Doença renal

17

Várias alterações das unhas podem indicar a presença de doença renal crônica ou aguda. Unhas ásperas com sulcos podem ser um sinal de doença renal. Essa característica também pode apontar para deficiência de ferro anemia.

Bônus: o que são aquelas linhas brancas na unha?

19

Essas linhas brancas nas unhas são chamadas Leuconiquia. A causa mais comum dessas manchas é algum trauma na base da unha. Essa mancha é inofensiva e mais comumente causada por pequenas lesões que ocorrem enquanto a unha está crescendo. Alguns dizem que a leuconiquia é um sinal de excesso ou deficiência de cálcio, zinco, ou outras vitaminas na dieta.

É mais encontrada nas unhas das mãos do que nas unhas dos pés. Não há nenhum tratamento eficaz para leuconiquia. No entanto, as marcas de manchas brancas desaparecem gradualmente com o crescimento da unha.

Fonte: Cleveland Clinic

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+