Ciência e TecnologiaCuriosidades

5 fatos que mostram que a cura do câncer pode estar próxima

0

Câncer é o nome dado a um conjunto de centenas de doenças que acometem pessoas em todo o mundo. Essas doenças são causadas por um crescimento de células anormal e fora do controle, que tomam conta de tecidos e órgãos. Quando não é tratado, esse crescimento exagerado celular pode ser fatal.

O tratamento dessas doenças atualmente é mais eficiente e facilitado do que há alguns anos, já que as pesquisas sobre o assunto fazem com que o câncer seja cada vez mais conhecido, aumentando as chances de pacientes se recuperarem dele.

Apesar dos avanços, ainda não existe uma maneira de “curar”, restabelecendo a saúde das pessoas que sofrem da condição de uma maneira mais rápida, ou de imunizar a população contra o câncer. No entanto, alguns cientistas parecem estar bem próximos de conseguir isso.

1 – Toxina de vespa brasileira pode matar células do câncer

vespa

Recentemente cientistas descobriram que a toxina produzida por uma vespa brasileira pode matar células de câncer. O estudo, publicado no Biophysical Journal diz que a substância MP1 (Polybia-MP1), produzida pela vespa Polybia paulista pode causar a morte de células cancerígenas sem matar as células saudáveis.

Ainda é necessário fazer mais pesquisas, no entanto a toxina usada pela vespa para afugentar os seus inimigos pode oferecer maiores recursos para tratar o câncer.

2 – Cientista descobre como as células do câncer “enganam” o organismo

condf

Outra descoberta que pode contribuir com a cura da doença foi feita por cientistas australianos. Eles conseguiram decifrar a tática usada pelas células de um câncer comum no sangue para se multiplicar. Essas células são capazes de se camuflar e assim enganam o sistema imunológico, que, dessa maneira, não as combate.

A descoberta permite encontrar métodos de tratamento para que o próprio organismo elimine as células cancerígenas, especialmente as que causam a leucemia linfoide crônica (LLC), que ataca os glóbulos brancos.

3 – Célula do abacate pode ser capaz de curar a leucemia

abcate

Assim como a vespa brasileira, o abacate também pode dar uma forcinha no tratamento do câncer, principalmente da leucemia. Pesquisadores canadenses descobriram que as moléculas de gordura do abacate conseguem atacar diretamente as células-tronco que desencadeiam a Leucemia Mieloide Aguda (LMA)

A expectativa agora é de que, com os estudos, uma droga possa ser desenvolvida a partir do abacate para o tratamento da doença. Se desenvolvida a droga pode aumentar significadamente  as chances de cura dos pacientes, especialmente com mais de 65 anos, em que ela age de maneira mais agressiva.

4 – Vacina capaz de combater o câncer de próstata em camundongos

vacina

Uma pesquisa realizada por cientistas do Reino Unido e dos Estados Unidos conseguiu desenvolver uma vacina que foi capaz de eliminar em cerca de 80% o câncer de próstata em ratos.

De acordo com um dos líderes da pesquisa, o professor Alan Melcher, da Universidade de Leeds, além da vacina combater tumores da próstata, ela também pode atuar em outros tipos de câncer, como de mama, pulmão e pâncreas.

5 – Matando células cancerígenas de “velhice”

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Harvard e publicado na revista Nature, aponta uma descoberta impressionante. Ao bloquear o gene Skp2, células cancerígenas envelheciam e morriam naturalmente.

O processo é parecido com o que acontece no seu corpo com células danificadas pelo sol. A descoberta pode fazer com que uma nova maneira de curar o câncer seja criada, sem que o organismo sofra efeitos secundários nocivos.

10 hábitos bizarros de personalidades conhecidas

Matéria anterior

3 mitos que todos acreditam sobre preservação do meio ambiente

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos