• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 fatos que mostram que a cura do câncer pode estar próxima

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Ciência e Tecnologia      03/09/15 às 19h08

Câncer é o nome dado a um conjunto de centenas de doenças que acometem pessoas em todo o mundo. Essas doenças são causadas por um crescimento de células anormal e fora do controle, que tomam conta de tecidos e órgãos. Quando não é tratado, esse crescimento exagerado celular pode ser fatal.

O tratamento dessas doenças atualmente é mais eficiente e facilitado do que há alguns anos, já que as pesquisas sobre o assunto fazem com que o câncer seja cada vez mais conhecido, aumentando as chances de pacientes se recuperarem dele.

Apesar dos avanços, ainda não existe uma maneira de "curar", restabelecendo a saúde das pessoas que sofrem da condição de uma maneira mais rápida, ou de imunizar a população contra o câncer. No entanto, alguns cientistas parecem estar bem próximos de conseguir isso.

1 - Toxina de vespa brasileira pode matar células do câncer

vespa

Recentemente cientistas descobriram que a toxina produzida por uma vespa brasileira pode matar células de câncer. O estudo, publicado no Biophysical Journal diz que a substância MP1 (Polybia-MP1), produzida pela vespa Polybia paulista pode causar a morte de células cancerígenas sem matar as células saudáveis.

Ainda é necessário fazer mais pesquisas, no entanto a toxina usada pela vespa para afugentar os seus inimigos pode oferecer maiores recursos para tratar o câncer.

2 - Cientista descobre como as células do câncer "enganam" o organismo

condf

Outra descoberta que pode contribuir com a cura da doença foi feita por cientistas australianos. Eles conseguiram decifrar a tática usada pelas células de um câncer comum no sangue para se multiplicar. Essas células são capazes de se camuflar e assim enganam o sistema imunológico, que, dessa maneira, não as combate.

A descoberta permite encontrar métodos de tratamento para que o próprio organismo elimine as células cancerígenas, especialmente as que causam a leucemia linfoide crônica (LLC), que ataca os glóbulos brancos.

3 - Célula do abacate pode ser capaz de curar a leucemia

abcate

Assim como a vespa brasileira, o abacate também pode dar uma forcinha no tratamento do câncer, principalmente da leucemia. Pesquisadores canadenses descobriram que as moléculas de gordura do abacate conseguem atacar diretamente as células-tronco que desencadeiam a Leucemia Mieloide Aguda (LMA)

A expectativa agora é de que, com os estudos, uma droga possa ser desenvolvida a partir do abacate para o tratamento da doença. Se desenvolvida a droga pode aumentar significadamente  as chances de cura dos pacientes, especialmente com mais de 65 anos, em que ela age de maneira mais agressiva.

4 - Vacina capaz de combater o câncer de próstata em camundongos

vacina

Uma pesquisa realizada por cientistas do Reino Unido e dos Estados Unidos conseguiu desenvolver uma vacina que foi capaz de eliminar em cerca de 80% o câncer de próstata em ratos.

De acordo com um dos líderes da pesquisa, o professor Alan Melcher, da Universidade de Leeds, além da vacina combater tumores da próstata, ela também pode atuar em outros tipos de câncer, como de mama, pulmão e pâncreas.

5 - Matando células cancerígenas de "velhice"

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Harvard e publicado na revista Nature, aponta uma descoberta impressionante. Ao bloquear o gene Skp2, células cancerígenas envelheciam e morriam naturalmente.

O processo é parecido com o que acontece no seu corpo com células danificadas pelo sol. A descoberta pode fazer com que uma nova maneira de curar o câncer seja criada, sem que o organismo sofra efeitos secundários nocivos.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+