5 livros antigos que prometiam poderes mágicos e sobrenaturais

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      25/11/14 às 21h19

Você acredita em feitiços, magia e poderes sobrenaturais? Hoje em dia a crença em tais coisas é rara, mas no passado esses eram aspectos que regiam a vida das pessoas, causando medo e até mesmo sendo usado para conseguir algum desejo, bom ou ruim. É por isso que livros, no mínimo sinistros, foram escritos sobre o assunto e se tornaram verdadeiras "bíblias" de bruxarias ao longo dos séculos.

Alguns desses livros, como você vai ver abaixo, eram levados tão a sério que prometiam o controle do sobrenatural às pessoas que o detinham e ensinam até mesmo como trazer para si o verdadeiro amor, deixar uma pessoa doente, invocar anjos e controlar demônios.

Achou medonho? Então conhece um pouco mais desse livros antigos que, supostamente, prometiam poderes mágicos:

5. O livro da Franga Preta

2

Esse livro foi supostamente escrito por um oficial de Napoleão, durante o século 18, na França. Segundo o autor, aliás, o conteúdo teria sido ditado a ele por um misterioso mago, enquanto as tropas do líder francês estavam em expedição no Egito.

De forma geral, as páginas do livro se concentram no estudo de talismãs mágicos, que teriam a capacidade de proteger e tornar as pessoas mais capazes através da energia. Há feitiços, por exemplo, que ensinam a invocar um "djinn", uma entidade de fumaça e fogo, que leva o verdadeiro amor à pessoa que o invoca; além da construção de talismãs que fazem com que homens contem até mesmo seus segredos mais íntimos.

4. Ars Almadela

3

Esse é o quarto livro da Chave Menor de Salomão, conhecido também como Lemegeton, que data do século 17. Seu conteúdo, basicamente, ensina como se comunicar com anjos e espantar demônios, embora muita coisa assustadora também esteja em suas páginas, como invocação e imposição de poderes sobre espíritos.

Mas o "ponto alto" desse livro - e o que o faz mais famoso - é o tutorial que ensina a construção de um tablete mágico de cera, conhecido como Almadel. Isso, conforme descrito em suas páginas, seria a chave para entrar em contato com os anjos, juntamente com a forma correta de conjurá-los.

6

3. Picatrix

4

Escrito no século 11, esse livro se trata de uma coleção de magias astrológicas, escritas em árabe. A coletânea, inclusive, traz 400 páginas de teoria sobre astrologia e feitiços que prometem canalizar energias ocultas de planetas e estrelas para alcançar a iluminação espiritual.

Mas, conforme estudiosos, esse livro é notoriamente pesado e indica misturas sinistras, pensadas para induzir as pessoas a um estado alterado de consciência e percepção, podendo levar até a morte. A maioria dos feitiços, inclusive, incluem sangue, excreções corporais e até mesmo pedaços de cérebro, junto com plantas alucinógenas e ópio.

A magia mais estranha desse livro, aliás, é uma que diz respeito a construção de um espelho. Conforme descreve o feitiço, esse objeto seria capaz de dar poderes sobre os mortos. No entanto, para conseguir essa façanha, dentre outros ingredientes, a pessoa precisaria de cera de ouvido, lágrimas, fezes, urina, sangue, esperma e saliva. Saravá!

2. Galdrabok

5

Um dos livros mais famosos da lista, o Galdrabok data do século 16 e consiste em um conjunto de 47 feitiços, de diversos mágicos da época. Segundo historiadores, a maioria das mágicas citadas no livro são leves e ensinam, por exemplo, a atrair e conseguir favores de pessoas poderosas, fazer com que os outros sintam medo, como colocar alguém em sono profundo e se curar de doenças.

Mas há ainda feitiços mais pesados, que ensinam como se desenhar sobre a comida de um inimigo para que ele não consiga comer por algum tempo e como matar o bicho de estimação de uma pessoa que você não goste somente usando magia.

Há ainda uma parte em que são ensinadas magias capazes de prender ladrões e de proteger a casa de invasores ou visitantes indesejados. Isso sim seria útil, não?

1. Papiros gregos

1

Considerado um dos artigos mais antigos dessa lista, esse papiros gregos datam do século 2 antes de Cristo e são carregados com informações supostamente mágicas. Quem entende do assunto conta que as instruções em suas páginas tratam sobre formas de ver e prever o futuro e ensina as pessoas a invocarem divindades e demônios, além de mostrar aos leitores como abrir as portas para o submundo e se protegerem de animais selvagens.

Um dos feitiços mais famosos contidos no papiro grego está a Liturgia de Mithras. A partir dos rituais descritos pelos antigos gregos, seria possível ascender através dos sete planos superiores da existência e entrar em contato diretor com Mithras, o deus do sol, segundo a mitologia persa.

Se você gostou da matéria, precisa conferir outras postagens que fizemos, mais ou menos, sobre o mesmo assunto. Leia também: 5 dos objetos mais misteriosos e inexplicáveis já descobertos na história e 4 dos objetos mais sinistros e demoníacos que já existiram.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+