Entretenimento

5 maiores clichês de filmes de natal

0

O natal está chegando e, com isso, muitas coisas mudam, incluindo o comportamento das pessoas. Essa costuma ser uma data mágica e vista por muitas pessoas como tempo de solidariedade e amor. Provavelmente não existe uma data comemorativa que mais afete o coração e o espírito das pessoas do que o natal. Mesmo que seja tradicionalmente uma festa cristã, a data é comemorada por pessoas de diferentes credos ao redor do mundo.

Além de toda a tradição que essa data traz, toda época que a precede traz o lançamento dos filmes de natal. Essas produções sempre abusam dos temas românticos e engraçados. E independentemente do gênero, os filmes natalinos têm uma fórmula bastante conhecida para quem viu, pelo menos, uns três filmes. Essa familiaridade não espanta o público, mas sim o atrai, por saber que ali ele encontrará o acalento que deseja vendo o filme.

Claro que essa fórmula é composta por vários clichês. Por exemplo, confusões familiares, e o protagonista que precisa aprender o verdadeiro sentido do natal. Por mais que os filmes não se esforcem muito para sair dessa zona de conforto, as pessoas gostam desses clichês, pelo menos nessa época. Veja alguns que sempre têm.

Clichês de filmes de natal

1 – Cidade pequena e acolhedora

Canaltech

A maior parte dos filmes de natal se passam em uma cidade pequena, bem charmosa e, claro, bastante acolhedora. Normalmente, os protagonistas voltam para ela para fugir do caos da cidade grande e visitar seus parentes.

Esse clichê é sempre muito usado nos filmes porque esse costume é realmente uma tradição não somente nos EUA, como também no Brasil. Como o natal é um feriado para se estar com a família, várias pessoas vão ver seus parentes no interior.

2 – Salvamento por um milagre de natal

Canaltech

O natal é tido como uma época mágica. Então, nada mais justo que os filmes falarem de salvação ou fazerem o público refletir a respeito dessa data religiosa. Um exemplo disso é o filme nacional “Tudo bem no natal que vem”. Essa comédia de Leandro Hassum tem também sua dose de drama e faz o espectador pensar no que realmente importa na vida de alguém.

Outro exemplo é “Milagre na rua 34”, no qual um homem acaba em um tribunal depois de afirmar que é o Papai Noel de verdade. A trama do longa é bastante comovente e faz refletir a respeito da importância da crença natalina.

3 – Trapalhadas

Canaltech

Um clichê que é quase obrigatório nos filmes são as trapalhadas de natal.  Quase sempre existe aquele personagem que faz tudo errado, mesmo tendo boas intenções, e quase acaba com a festa da família toda.

O que não falta são exemplos para esse tipo de clichê, como o clássico natalino “Esqueceram de mim”. No filme, Kevin é deixado para trás por sua família que vai viajar para Paris. Então, o menino de oito anos tem que criar as armadilhas mais loucas para evitar que dois ladrões invadam e roubem sua casa.

Outros exemplos são: “A batalha de natal”, em que Eddie Murphy dá vida a um fanático pelo feriado que acaba se envolvendo com uma elfa do mal; e “Trocados”, no qual Jennifer Garner troca de corpo com sua filha e deixa a família ainda mais caótica.

4 – Romance de natal

Boys love Brasil

Outro clichê obrigatório são os romances nos filmes natalinos. Até porque, todos acabam com um final feliz e casais apaixonados, como por exemplo, no “Uma quedinha de natal”, em que Lindsay Lohan vive uma patricinha que acaba perdendo a memória depois de uma queda de esqui e acaba encontrando o seu verdadeiro amor.

O que não faltam são exemplos de filmes com casais se apaixonando, como “O diário de Noel” e “Um natal contigo”. Além deles, felizmente com o passar do tempo outros tipos de casais estão sendo vistos nos filmes. Nesse caso, alguns exemplos são “Um crush para o natal” e “Alguém avisa?”.

5 – Papai Noel

Canaltech

É impossível falar de natal sem mencionar o protagonista dessa festa, o Bom Velhinho. Mesmo tendo sido inspirado no santo padroeiro São Nicolau, o Papai Noel acabou se transformando em um símbolo ainda maior.

Ele pode ser visto em filmes como “Crônicas de natal”, “Papai Noel às avessas” e “Papai Noel existe”. Nesses longas, a presença dele vem junto com significados. Quando ele “de verdade” aparece, o clichê reafirma a mágica do natal e mostra que Papai Noel não é somente um personagem de história infantil, mas sim a personificação do natal.

Mas também existe o clichê em que o personagem principal acaba se vestindo de Papai Noel e por conta disso ele enfrenta vários perrengues. Isso traz para a história humor, mas também a representação do espírito natalino. Até porque, mesmo passando pelas mais variadas dificuldades, esse personagem não se desanima e faz de tudo para fazer o natal ser mágico para quem ele ama.

Fonte: Canaltech

Imagens: Canaltech, Boys love Brasil

GTA 6 quebra recorde de visualizações no YouTube

Artigo anterior

Sol e praia favorecem surgimento de diarreia aguda. Veja como evitar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido