5 medicamentos com efeitos colaterais assustadores

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      20/07/15 às 20h22

Você costuma ler a bula dos medicamentos que toma? Se a resposta é 'não' você deveria repensar seriamente e começar a ler timtim por timtim aquele papelzinho de letras pequenas que acompanha os medicamentos. Uma das informações principais que a bula contém é a dos efeitos colaterais que o medicamento possa vir a ter. Você pode tomar um comprimido para tosse e acabar com seus dentes azuis!

Os efeitos colaterais de um medicamento ocorrem quando o organismo do indivíduo reage de forma estranha em aversão a algum dos componentes da droga usada. É importante saber se temos alergia ou intolerância a alguma substância do medicamento que vamos tomar, caso contrário a droga pode ter um efeito totalmente contrário ao desejado e nos causar sérios danos. Alguns remédios são curativos para uns e mortais para outros.

Conheça agora 5 medicamentos com efeitos colaterais assustadores, e pense duas vezes antes de se automedicar ou jogar fora a bula de seu medicamento.

1. Risperdal e o "efeito dos seios"

427498_v2

Risperdal é um medicamento usado no tratamento do transtorno bipolar e esquizofrenia. No entanto, os efeitos colaterais que a droga pode apresentar são chocantes.  Risperdal pode fazer com que os usuários do sexo masculino comecem a desenvolver seios.

Em 2006, pesquisadores estudaram os efeitos da droga em um grupo de 10 adolescentes, de ambos os sexos. Desses 10, três meninos desenvolveram seios e duas meninas começaram a lactar. Pior ainda, um estudo recente mostrou que os adolescentes que tomam medicamentos antipsicóticos (incluindo Risperdal) triplicam o risco de desenvolver diabetes tipo 2 durante o primeiro ano de uso.

2. Tetraciclina e os dentes azuis

mancha-nos-dentes-tetraciclina-300x200

A tetraciclina, como popularmente é conhecida, é muito usada no combate à acne. Entretanto, os efeitos colaterais fazer ser preferível continuar a ter espinhas.

Já conhecido desde 1956, o efeito colateral mais bizarro do medicamento são as alterações bucais. De 3 a 4% dos pacientes que usaram tetraciclina adquiram uma coloração azulada na dentição. Para piorar a situação, a probabilidade de seus dentes caírem aumenta se você tomar tetraciclina por um período prolongado de tempo.

3. As alucinações do Mirapex

download

O Mirapex é um medicamento usado no tratamento da doença de Parkinson, mas seus efeitos colaterais podem levar um usuário a loucura.

Mirapex pode causar alucinações vividamente reais que variam muito de usuário para usuário. Algumas pessoas descrevem a visão de seres bidimensionais e formas humanas deformadas e feitas de sombra. Outros, ainda, entram em discussões seres imaginários. E essas são apenas as alucinações. Mirapex carrega uma litania de efeitos colaterais terríveis que vão desde náusea, suores, tonturas, desmaios, dor, até tremores, espasmos, movimentos descontrolados de vários apêndices.

4. Capecitabine - A droga contra o câncer que apaga suas digitais

 

download (1)

A droga, chamada Capecitabine, é usada para tratar diversos tipos de câncer (mama, pescoço, cabeça, colo, etc.). O efeito colateral mais comum, infelizmente, é conhecido como síndrome da mão-pé. Essa síndrome manifesta-se através de uma série de sintomas aterrorizantes incluindo inchaço, hiperpigmentação da pele e bolhas na superfície da epiderme. Além disso, o medicamento tem um estranho efeito: apaga as impressões digitais do paciente.

Além dos horrores óbvios listados acima, a perda de suas impressões digitais é uma desvantagem séria, especialmente se você é um imigrante ou alguém que frequentemente viaja para outros países. A identificação biométrica torna-se inviável devido ao efeito colateral do Capecitabine.

5. Fosamax e o efeito do "fêmur de vidro"

raio-x-2

O Fosamax é uma droga que outrora fora amplamente receitada no combate da osteoporose, a doença que torna os ossos extremamente frágeis q afeta uma maioria de idosos. O medicamento tornou-se tão popular que acumulou US$ 3 bilhões por ano em vendas antes de sua patente expirar em 2008.

No entanto, descobriu-se que a droga tinha o efeito colateral de tornar extremamente frágil e quebradiço justamente um dos ossos mais fortes do corpo humano: o fêmur. Surgiram inúmeros relatos de pacientes que usaram a droga e quebraram o fêmur enquanto faziam exercícios ou apenas caminhavam.

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+