• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 mentiras que mudaram o resultado de grandes momentos históricos

POR Jesus Galvão    EM História      13/06/18 às 16h43

Muitas guerras foram vencidas por táticas, digamos, não tão convencionais. Algumas vezes as mentiras foram grandes aliadas para vencer grandes exércitos. Tudo com uma boa dose de confiança e astucia. As armas e navios podem representar uma grande vantagem, mas não sem uma boa estratégia.

Falando nisso, aqui na Fatos Desconhecidos já escrevemos sobre esse assunto, como as 7 guerras mais bizarras que a humanidade já inventou e as 7 histórias que mostram o lado mais bizarro das grandes guerras. Hoje, listamos para vocês algumas das estrategias utilizadas pelas nações nos campos de batalhas e que deram um novo rumo para a história. Confira!

1 - Um oficial da Schutzstaffel (SS) fez uma cidade inteira se render com uma mentira

Fritz Klingenberg conseguiu render uma cidade estrategicamente importante com apenas seis homens e algumas mentiras bem contadas. Klingenberg era o comandante das tropas da SS enquanto as forças nazistas invadiam a Iugoslávia. O oficial de última hora decidiu que tomaria a capital do país, Belgrado.

Ele ordenou que alguns soldados para patrulhar as ruas da cidade, e atirar ao menor sinal de oposição. Eles então hastearam a bandeira alemã e foi então que o prefeito da cidade chegou a lugar para ver o que estava acontecendo. Ao chegar, ele recebeu ordens de Klingenberg para avisar aos seus superiores que eles iriam se render, caso contrário, a cidade estaria no alvo de um forte ataque das forças aéreas nazistas.

Klingenberg não possuía um rádio comunicador ou qualquer equipamento para pedir ajuda. Seus homens estavam sem munição e já não comiam há alguns dias. Como o prefeito não tinha conhecimento dessas informações, ele entregou a cidade ao oficial de Hitler. 1300 soldados das forças inimigas foram capturados e a cidade de cerca de 200 mil habitantes agora era dominada pelas forças alemãs.

2 - Um barco feito de "lixo" que assustou um exército inteiro

Após o USS Indianola, uma das maiores embarcações da Marinha da União, ser danificado em 1863, a Marinha desejava recuperá-lo, no entanto lhes faltavam recursos para tal. O Oficial Dixon Porter, determinado a salvá-lo começou a reunir pedaços de sucata, troncos de árvores queimados. Lama queimada foi utilizada para criar a aparência de uma embarcação movida a carvão.

Em apenas 12 horas, Porter deu vida a uma nova embarcação, o Black Terror. Porter, então lançou ao mar o navio recém construído. A embarcação ficou tão imponente que seus inimigos apenas por avistá-lo fugiram de medo, pensando que se tratava de um grande navio de guerra.

3 - Um repórter "mentiroso" ajudou o exército americano durante uma invasão

Michael Chinigo, repórter estadunidense e que era fluente em vários idiomas estava acompanhando as tropas americanas em um ataque nas praias da Sicília, na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Um telefone estava tocando em um bunker abandonado, e Chinigo resolveu atendê-lo.

Na linha um general italiano questionou o repórter, que respondeu em italiano, sobre a invasão dos americanos que estava em iminência. Chinigo, então informou ao general tudo não passava de alarme falso e que ele poderia se tranquilizar. Isso deu mais tempo as tropas americanas para preparar melhor a invasão e conquistar o território italiano com sucesso.

4 - Uma embarcação alemã destruiu dezenas de navios britânicos

Durante a Primeira Guerra Mundial, os navios alemães eram conhecidos por suas três chaminés, enquanto os barcos britânicos possuíam quatro. Foi então que Karl von Muller, capitão alemão, teve a brilhante ideia de acrescentar uma chaminé falsa a embarcação alemã, e desse modo, confundir seus inimigos.

Ele conseguiu deixar o navio tão parecido com os da marinha britânica que ele se aproximou de dezenas deles para ataques surpresa. O que acabou lhes conferindo o domínio sobre as águas do Oceano Índico durante muitos meses. Até que um navio das frotas australianas os atacou na região das Ilhas dos Cocos, na Austrália, e deu fim ao reinado alemão.

5 - A URSS enganou a Alemanha

Um grupo de soldados alemães foram capturados pela URSS enquanto realizavam uma missão em território soviético. Dentre as tropas estava o coronel das forças alemãs Heinrich Scherhorn. Os soviéticos então o forçaram a se comunicar com seus superiores para informá-los que um grupo de cerca de mil soldados estavam operando nas linhas inimigas.

Scherhorn pediu auxílio alemão, para que lhes enviassem mais soldados, armamentos e suprimentos. Os alemães então decidiram resgatar Scherhorn e os demais soldados, montando um grupo tático para trazer os soldados e o coronel para casa.

No entanto, eles foram capturados e ainda forçados a transmitir uma mensagem para seus comandantes que a missão tinha sido um sucesso, e que eles enviassem mais soldados para auxiliá-los. Mais três equipes foram enviadas e, consequentemente, capturadas pelas tropas soviéticas como as demais anteriormente.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Cracked  
Imagens Retalho Club
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+