De acordo com que a tecnologia vai evoluindo vamos ficando mais dependentes dela e cada vez mais temos o sonho de ter baterias vitalícias pros nossos celulares, notebooks e tablets. Mas na verdade o que encontramos é muita funcionalidade, muito recurso e cada vez menos autonomia de bateria. E na tentativa de fazer a carga durar mais ou não danificar a bateria vão surgindo mitos que a gente nem sabe se se comprovam, mas por via das dúvidas a gente prefere não arriscar.

Você com certeza já ouviu falar em "bateria viciada" e não deixa seu celular pendurado na tomada. Você também prefere só usar carregador original e só carrega quando a bateria tá fraca? Hoje o Ultra vai desmistificar esse e outros mitos que cercam as baterias de lítio que usamos em nossos aparelhos.

Você já deve ter visto aqui no Ultra Curioso as dicas pro seu smart ter uma melhor performance, agora vamos derrubar os mitos sobre as baterias. Olha só:

1- Só usar carregador original

galaxy-s5-battery-meter

Publicidade
continue a leitura

Essa questão tem dois pontos. Carregadores que não são os originais de fábrica são os paralelos ou falsificados. Se você encontra um carregador compatível com seu aparelho mas que não é do mesmo fabricante, isso não vai danificar a bateria do seu celular. Falsificações de eletrônicos costumam ter vida curta. Os carregadores de marcas paralelas podem não ser tão bons como os do fabricante, mas costumam funcionar bem. Atenção especial aos aparelhos Apple que só aceitam acessórios originais.

2- Não usar o telefone enquanto carrega

shutterstock_234554752

Um Chinês que estava em um voo em 2013 usou seu celular enquanto carregava e o celular explodiu. Um laudo apontou que a causa da explosão aconteceu porque era um iPhone e o carregador não era Apple. Por isso a ressalva no item anterior.

3- Só carregar quando a bateria estiver fraca (ou totalmente descarregada)

Publicidade
continue a leitura

afp-shutterstock-battery

Na verdade, as baterias tem um ciclo finito de cargas, então quando você deixa sua bateria descarregar totalmente isso foi um ciclo a menos. O ideal é manter a carga entre 20 e 80 por cento. Só carregar quando o telefone está totalmente sem carga pode deixar sua bateria instável no futuro.

4- Não carregar o celular durante a noite

battery

Publicidade
continue a leitura

De fato, a preocupação que você deve ter é a de não sobrecarregar sua bateria. Lembre que o ideal é manter uma carga estável. Deixar seu celular na tomada quando ele já está carregado não faz a menor diferença. A menos que ele comece a esquentar. Aí sim você vai ter um problema. Calor e tecnologia nunca combina.

5- Baterias antigas duravam mais

smartphone-battery

Acho que pela introdução da matéria já deu pra sacar que não é isso que rola, né. O que aconteceu foi que os aparelhos ficaram mais complexos e tem cada vez mais funcionalidade. Isso consome mais bateria. Mas que a gente espera a tal da bateria vitalícia, ah, isso sim. Nem precisa ser vitalícia, se tiver umas 24h de autonomia já tá bacana. O que acha?

Publicado em: 24/11/15 21h36