Aprenda a rastrear seu celular roubado e fazer com que ele tire até fotos do ladrão

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      14/10/15 às 19h48

Os ladrões de smartphones vão ficar cada vez sem chances de sucesso em seus crimes. Uma nova funcionalidade anti-roubo fará telefones roubados menos valiosos. A atualização mais recente do sistema operacional do Google, Android, faz com que o smartphone se torne menos desejável para os ladrões.

O Android 5.1 tem uma nova tecnologia anti-roubo chamada "Proteção de dispositivos", de acordo com o blog oficial do Google sobre o Android. O sistema irá manter o seu celular roubado ou perdido bloqueado até que você entre com a sua conta Google no dispositivo. Isso acontece mesmo se alguém restaurar seu telefone para as configurações de fábrica.

A proteção de dispositivo está disponível em smartphones Android com a versão 5.1 e também no Nexus 6 e Nexus 9. Outras características no Android 5.1 inclue o suporte para múltiplos cartões SIM e entre dispositivos compatíveis. A Apple introduziu um recurso semelhante no iOS 7 chamado Ativação de bloqueio, que a polícia em San Francisco e Nova York têm atribuído a grandes quedas nos roubos de iPhone.

Em 2009, cerca de 5 por cento da população mundial era dona de um smartphone. Nesse ano, é esperado que esse número atinja 35 por cento, ou 2,5 bilhões de pessoas. Considerando o ritmo cada vez mais rápido da inovação tecnológica e o custo cada vez menor de fabricações de processadores e chipsets. Estima-se que em 2017, metade do mundo vai estar conectado na tela pequena de um smartphone.

Para muitos de nós, esses dispositivos estão entre os nossos bens mais valiosos. Ou, pelo menos, eles estão entre os bens mais valiosos que nós levamos para qualquer lugar. Nós os mantemos nos nossos ouvidos pelas ruas da cidade, mexemos neles no metrô e ônibus e usamos até na mesa de jantar.

Esses aparelhos com poder de fogo de um computador portátil são ultra leves. Essas máquinas que mantêm as nossas vidas inteiras em sua RAM, tem fotos da família, e-mails de trabalho e até saldos de nossas contas bancárias. Infelizmente, essas máquinas são frequentemente roubadas e revendidas por centenas de reais em questão de horas.

É por isso que o roubo de dispositivos móveis tem sido um crime tão difundido nos últimos anos. De acordo com a Consumer Reports, 3,1 milhões de americanos foram vítimas de roubo de smartphones em 2013, contra 1,6 milhões em 2012. A empresa de segurança móvel Lookout acredita que um em cada 10 usuários de smartphones tiveram seus telefones roubados; 68 por cento dessas vítimas nunca viram seu dispositivo novamente.

Se você quer uma alternativa para prevenir e rastrear seu celular roubado, a Avast  lançou um aplicativo chamado "Avast Anti-Theft" para smartphones e tablets Android. Ele é disponível em versões paga e gratuita e tem como objetivo localizar e rastrear o aparelho via GPS e controlar remotamente o aparelho em caso de roubo. A app pode até tirar fotos do criminoso.

Fonte: Wired

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+