8 curiosidades históricas sobre o celular

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      11/09/15 às 16h58

Um telefone celular pode fazer e receber chamadas telefônicas através de uma ligação via sinais de rádio sem a necessidade de fios e em uma ampla área geográfica. Telefones celulares modernos também suportam uma grande variedade de outros serviços, tais como mensagens de texto, MMS, e-mail, acesso à Internet, comunicações sem fio de curto alcance (infravermelho, Bluetooth), aplicativos de negócios, jogos e fotografia.

Os telefones celulares que oferecem capacidades de computação são conhecidos como smartphones. De 1983 a 2014, as linhas de telefones celulares cresceram de zero para mais de 7 bilhões, penetrando em 100% da população mundial e alcançar a base da pirâmide econômica. Em 2014, os fabricantes de telefones celulares mais populares eram Samsung, Nokia, a Apple e LG.

O Ultra Curioso separou a seguir 8 curiosidades históricas sobre o celular que poucas pessoas conhecem. Confira:

1. O nome: "Os telefones celulares," ou mais conhecidos hoje como "celulares" tiveram seu nome inspirado a partir do fato de que áreas servidas por torres eram divididas em "célular". O primeiro uso da palavra "celular" foi em 1977. O primeiro uso documentado da palavra "telefone celular" foi em 1984.

20

2. O Primeiro: Em 3 de abril de 1973, um funcionário da Motorola, Martin Cooper, demonstrou publicamente o primeiro telefone celular portátil do mundo, fazendo uma chamada para Joel Engel, o chefe de pesquisa da AT & T Bell Labs usando o telefone. Engel e sua equipe eram a principal rival de Cooper e também estavam tentando fazer o primeiro telefone celular portátil do mundo.

Cooper declarou: "Enquanto eu caminhava pela rua e falava ao telefone, sofisticados nova-iorquinos ficaran boquiaberto com a visão de alguém realmente se movendo e fazendo uma chamada telefônica. Lembre-se que em 1973, não havia telefones sem fio, muito menos telefones celulares."

21

3. O primeiro telefone celular portátil tinha 33 cm de altura, 4,5 cm de largura e 8,9 cm de espessura. Para referência, o iPhone 6 tem 138,1 mm de altura, 67,0 mm de largura, 6,9 mm de espessura e pesa apenas 129 gramas. O primeiro telefone celular portátil suportava apenas 20 minutos de conversação. Além disso, era necessário mais de 10 horas para recarregar o aparelho.

22

4. Apesar dos iPhones da Apple geralmente receberem mais hype e publicidade, em todo o mundo, aproximadamente 88,3% de todos os telefones celulares em uso não são iPhones. Além disso, o Android é o sistema operacional mais usados ??em celulares inteligentes com presença no mercado de 84,7%.

23

5. O medo de não ter nenhum sinal de telefone celular ou de ser incapaz de usar um telefone celular para fazer ou receber chamadas é chamado de nomofobia.

24

6. Os dedos que você usa para interagir com seu telefone celular realmente não contém quaisquer músculos. Cada dedo é composto por três ossos (falanges). Em nossos corpos, tendões geralmente conectam o músculo ao osso e os ligamentos geralmente conectam osso com osso. Os tendões que controlam os ossos em nossos dedos estão ligados a 17 músculos na palma da sua mão e 18 em seu antebraço mas nenhum dos músculos se estende até os dedos.

25

7. Mais de 9 trilhões de mensagens de texto foram enviadas em 2013. Isso equivale a cerca de 1.200 mensagens de texto por pessoa no planeta por ano. No entanto, os números de mensagens de texto estão começando a diminuir à medida que as pessoas estão utilizando aplicativos como WhatsApp uso, iMessage, etc. para se comunicar.

26

8. De acordo com o Guinness World Records, a pessoa que digita uma mensagem de texto mais rapidamente em todo o planeta é Sonja Kristiansen, da Noruega.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+