Um dos gêneros mais antigos do cinema é o horror. Desde a criação da sétima arte, pessoas como o ilusionista francês Georges Méliès já estavam lá para explorar nossos medos através das lentes. Com The Manor of the Devil, Méliès reuniu em seu cenário castelos, morcegos, trolls (os monstros, não as pessoas zoeiras), fantasmas e demônios, todos eles elementos do horror gótico e tudo em uma época que o cinema estava apenas rastejando.

Com o passar das décadas a arte de fazer cinema evoluiu, assim como a variedade de seus filmes. Podemos dizer que o horror foi um dos poucos gêneros que conseguiu manter o processo evolutivo, passando por várias fases e sempre se renovando, com a criação de vários subgêneros. Temos a era muda, iniciada por volta de 1920; cerca de uma década mais tarde chega a era dos monstros, é nesse período que surge King Kong e a maioria dos monstros clássicos do cinema.

Hoje o terror tem um lugar garantido na lista de muitos cinéfilos, no entanto, a indústria acabou ficando saturada de tantas produções do gênero. Dessa forma, alguns filmes muito bons acabam com pouco alcance de público. Por isso, separamos alguns títulos que, apesar de ter pouca visibilidade, são uma ótima opção.

1 - Abismo do Medo (The Descent, 2005)

Publicidade
continue a leitura

O filme inglês dirigido por Neil Marshall é simplesmente um tesouro. A fim de distrair uma amiga que sofreu uma grande perda, um grupo de mulheres embarca em uma expedição para explorar uma caverna, mas claro, algo de errado acontece. Depois que um deslizamento bloqueia a única entrada – e consequentemente saída – do lugar, elas precisam encontrar outro meio para fora da caverna. Acontece que elas não estão sozinhas lá dentro. O filme é altamente claustrofóbico, repleto de ótimas cenas de ação muito bem dirigidas e protagonistas com personalidade. O final americano e britânico do filme se diferenciam um pouco, um é um pouco maior, contudo, o filme todo vale a experiência.

2 - Sede de Sangue (Thirst, 2009)

Fantástico filme de terror coreano, brilhantemente dirigido por Park Chan-wook. Um padre católico, que se apaixona pela esposa do melhor amigo, se oferece como cobaia em um experimento de vacinas. Como resultado, ele se transforma um vampiro. Park consegue transformar a fábula sobre vampiros, mantendo a analogia clássica do gênero vampirismo, como a luxúria e o amor proibido. O filme chegou a ganhar o prêmio do júri em Cannes no ano de 2009, porém, continua pouco citado em listas e debates do gênero.

3 - Um Conto de Duas Irmãs (A Tale of Two Sisters, 2003)

Publicidade
continue a leitura

O filme é baseado em um velho folclore coreano, no qual contava que uma irmã escapa de um hospício para voltar para casa e acaba descobrindo algo de errado com a família. Uma versão mais obscura da história de Cinderela: a madrasta má e como ela chegou a fazer parte da família acaba sendo uma história perturbadora. Esse filme é altamente recomendado para quem gosta do bom cinema de terror asiático e para quem ainda não conhece, é um bom começo, já que ele possui todos os elementos característicos. A base de curiosidade, uma versão americana do filme foi realizada em 2009, com o título de O Mistério das Duas Irmãs (The Uninvited).

4 - Sala Verde (Green Room, 2009)

Publicidade
continue a leitura

Apesar de ser o filme mais novo da lista, ele merece atenção. O longa é sobre uma banda de punk rock força a lutar para sobreviver depois de testemunhas um assassinato em um bar neonazista. Sala Verde marcou presença em quase todas as litas de críticos especializados em 2016, entretanto, fora do cinema o filme esfriou bastante. Tendo Patrick Stewart no elenco, essa é outra produção que vale ser vista.

5 - Os Estranhos (The Strangers, 2008)

Quando filmes sobre invasão domiciliar não são assustadores? Estrelado por Liv Tyler e Scott Speedman, Os Estranhos teve um bom rendimento comercial, mas ainda é um filme pouco divulgado. A trama é sobre um jovem casal que, ao chegar em casa, são aterrorizados por três pessoas desconhecidas. O longa é totalmente agoniante, pois, aparentemente não há motivos para aquelas três pessoas invadirem uma casa e torturar seus moradores. Eles usam máscaras bizarras, são silenciosos e metódicos. Uma produção para entrar na sua lista.

Concorda com a lista? Qual outros filmes de terror você acha que também é subestimado, tanto pela crítica quanto por público? Não deixe de compartilhar sua opinião com a gente.

Publicado em: 11/05/17 18h07