5 personagens históricos bastante conhecidos por coisas que na realidade nunca fizeram

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      25/09/15 às 17h27

Existem muitos personagens na linha de acontecimentos da nossa história que inspiraram muitas pessoas e até hoje são exemplo na humanidade.

E na história, alguns personagens chegaram até a viver cerca de 100 anos, como foi o caso de Jeanne Calment que morreu em 1997, com 122 anos de idade. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você uma matéria sobre os motivos de alguns personagens bíblicos viverem mais de 100 anos (Clique aqui e confira a matéria).

E muitas figuras históricas chegaram a inspirar vários contos e histórias que foram considerados farsas ou mesmo que, realmente, foram baseados em fatos reais. E alguns personagens históricos ficaram conhecidos por acontecimentos que, na verdade, nunca fizeram realmente.

Um exemplo desses aconteceu com a guilhotina e seu "criador". Confira aí uma lista com personagens históricos que passam por esta situação. Confira aí:

1 - Imperador Nero

Nero_Palatino_Inv618

Muitas histórias creditam uma série de males ao imperador romano. Os feitos de que ele havia perdido a cabeça e queimado Roma tocando intensamente sua cítara são acontecimentos documentados apenas por Tácito e Plínio. Muitos historiadores contestam o incidente.

Alguns historiadores romanos deram várias explicações  sobre os acontecimentos e apontaram que foi Christian o causador, mas que ficou gravado na história como ação de Nero.

2 - Betsy Ross

Betsy_Ross_1777_cph.3g09905

Esse conto trata da primeira bandeira feita por Betsy Ross. Segundo conta a história, George Washington junto de outros membros do Congresso Continental visitaram a mulher e solicitaram que fizesse uma bandeira para a pátria recém-independente.

Mas muitos historiadores não acreditam nessa versão histórica. Segundo os especialistas, não há nenhum registro histórico comprovando o evento e até mesmo George Washington deu crédito. O argumento surgiu de seu neto, William Canby.

3 - Lady Godiva

hh_godiva_2430_1

Essa Lady foi esposa de Leofric, ambos das crônicas de Ely, que a descrevem como uma viúva que cavalgou nua pelas ruas de Conventry, na Inglaterra. Segundo relata a história, o marido aumentou os impostos e ela pediu misericórdia em nome dos pobres.

A história foi tão famosa que inspirou pintores, escritores, poetas e muitos músicos. Nos documentos da época, só o marido mencionou Godiva, mas não apareceu 200 anos mais tarde, em meados do século XIII.

4 - Marie Antoinette

BRAND_BIO_BSFC_154872_SF_2398_005_20140131_V1_HD_768x432-16x9

A sua fama era atribuída por conta dos grandes excessos e acabou ganhando o repúdio e ódio popular. Uma frase que a tornou popular foi "Deixe-os comer o bolo", dita no momento em que sua nação passava por crise e muita fome.

Segundo surgiu nas Confissões de Jean Jacques Rousseau, se referindo a uma princesa, essa frase nunca foi dita. O livro foi escrito em 1766. A frase, dita ou não pela rainha francesa, acabou colocando sua imagem em más impressões.

5 - Joseph-Ignace Guillotin

Guillotin

A invenção da guilhotina diminuiu o sofrimento de condenados e facilitou bastante o trabalho de carrascos, só que ela não foi exatamente inventada por este cara. Ele ficou cansado da decapitação por suspensão e propôs à assembléia nacional francesa um método indolor e mais brando de ser usado.

Foi aí então que o cirurgião Antoine Louis desenhou o modelo e arquitetou o primeiro protótipo, para o desgosto de Guillotin. Segundo os historiadores, a história de que Guillotin foi guilhotinado também é falso.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+