CuriosidadesMundo Afora

5 principais mudanças para o futuro do turismo pós-pandemia

0

Nós estamos vivendo a pandemia do coronavírus há um tempo. Felizmente, vacinas eficazes contra o vírus já foram encontradas e alguns países já começaram a vacinar suas populações. Mesmo que isso não queira dizer que estamos livres do coronavírus, é uma esperança para a volta do mundo à normalidade antiga.

Ver que o surto mudou as nossas vidas e maneiras como lidamos com as coisas não é novidade para ninguém. Mas todos sabemos e esperamos que essa pandemia passe. Por isso, entender como o mundo será pós essa pandemia é importante para que possamos nos preparar para o futuro.

O turismo foi uma das áreas bastante afetadas pela pandemia. E várias dúvidas surgiram a respeito de como serão as viagens quando a pandemia for um passado distante. Tanto que, esse foi o tempo do Barômetro Viajala, que é um estudo latino-americano a respeito das tendências do turismo feito anualmente.

Esse estudo mostrou quais serão as principais mudanças que podem ser esperadas na forma de viajar. Mostramos elas aqui.

1 – Desenvolvimento de tecnologia

Viagem2, Fatos Desconhecidos

Nesse período de pandemia, as empresas tiveram vários cancelamentos e alterações de viagens. E isso demandou que o suporte tecnológico para os passageiros fosse melhor desenvolvido.

Tanto que uma das tendências é que mais facilidades tecnológicas sejam desenvolvidas rapidamente. Com isso, fazendo que as burocracias e reclamações diminuam.

2 – Flexibilidade de longo prazo

Viagem1, Fatos Desconhecidos

Uma coisa muito comum nessa época de pandemia foram as políticas de flexibilidade de trocas e cancelamentos de passagens. Essa é uma tendência que pode continuar mesmo depois que o surto de COVID-19 passar. Pelo menos, é isso que apontam algumas empresas aéreas americanas.

“Entendemos que essa não vai ser a realidade de todas as empresas, mas é possível que algumas adotem políticas mais flexíveis e larguem com vantagem no pós-pandemia, tornando-se mais atrativas para o consumidor que a concorrência”, afirmou Josian Chevallier, VP de vendas e co-fundador do Viajala.

3 – Viagens sustentáveis

Viagem3, Fatos Desconhecidos

Nos últimos anos, o turismo sustentável já estava crescendo. E ele voltará a ser o foco na retomada pós-pandemia. Até porque, durante a pandemia, o movimento de fortalecimento dos pequenos empreendedores locais foi bem forte.

Então, em um futuro pós pandemia, essas experiências que tragam contato com a comunidade local, experiências gastronômicas, afetivas e produtos artesanais estarão entre as principais escolhas dos viajantes.

4 – Experiências exclusivas

Viagem4, Fatos Desconhecidos

Até que uma boa parte da população esteja vacinada, evitar aglomerações é uma regra. E isso deve durar, pelo menos, mais esse ano. Por conta disso, os passeios e viagens para lugares cheios de gente vão ficando de lado. E as viagens de carro, com poucas pessoas continuam no destaque.

E por isso, a busca por experiências exclusivas para descanso e relaxamento continuarão em alta. Além do que, esses passeios privados dão uma maior autonomia e segurança para os viajantes.

5 – Mais viagens de natureza

Viagem5, Fatos Desconhecidos

O tipo de viagem também mudou durante a pandemia e tende a permanecer depois dela. Até porque com a crise financeira, o desemprego, a alta do dólar e as restrições de entrada nos países fazem com que os viajantes repensem as viagens internacionais.

De acordo com a pesquisa do Viajala, que foi feita com três mil pessoas em diferentes países, a preocupação principal de 30% dos viajantes brasileiros é a própria situação financeira depois da crise.

Por conta disso, a tendência em 2021 é que os destinos nacionais sejam mais buscados. Como por exemplo, praias, montanhas, cânions, serras e regiões ribeirinhas.

Conheça a ‘Janela do Céu’ que fica em Minas Gerais

Matéria anterior

Cientistas viram pela primeira vez o misterioso ‘sentido quântico’ dos pássaros em ação

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos