Mundo Afora

5 segredos impressionantes escondidos nos mares brasileiros

0

As águas territoriais do Brasil, conforme definido pelo Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar de 1982, se estendem a no máximo, 12 milhas náuticas (22,2 km) a partir do litoral. O mar brasileiro é considerado como território soberano do Estado, apesar de navios estrangeiros (tanto militares como civis) terem a possibilidade de passagem inofensiva através dele.

O mar brasileiro está cheio de mistérios e curiosidades. Ao longo de 516 anos de história, muitos eventos e mistérios tiveram como epicentro o mar brasileiro.

Descubra um pouco mais sobre os mistérios que cercam as águas do nosso litoral:

Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís

61

Esse local é considerado uma unidade de conservação e conhecido como o Triângulo das Bermudas Brasileiro. O parque está a 45 milhas do Maranhão e é o maior cemitério de navios do Brasil e um dos maiores do mundo. Mais de 200 navios afundaram no local. Vinculado ao município de Cururupu, o local tem uma falha geológica de 4,5 quilômetros e 150 metros de largura.

Tesouros

62

Nos 8.000 quilômetros do litoral brasileiro, existem mais de 20.000 embarcações naufragadas. Existem cerca de 11 toneladas de ouro no fundo do mar brasileiro. Um dos casos mais icônicos é o do naufrágio em Ilhabela (SP) onde um navio naufragou e uma grande carga de ouro foi perdida.

Animais perigosos

63

Muitos ataques a banhistas acontecem no mar brasileiro. Isso acontece com frequência no nosso verão, devido as altas temperaturas e o aquecimento global. Os animais que mais causam problemas para os banhistas brasileiros são: ouriço-do-mar, caravela-portuguesa, água-viva e bagre.

Atlântida brasileira

64

Um planalto gigante localizada a 1,5 mil quilômetros do litoral foi considerado a Atlântida brasileira. A chamada “Elevação do Rio Grande” está no fundo do Oceano Atlântico e provavelmente fez parte da África.

Mar de leite

65

O Mar de Leite é um grande mistério divulgado por pescadores. Na verdade, esse fenômeno acontece por causa de um grupo de bactérias. As bactérias dinoflageladas fazem isso para atrair os peixes.

Mulher com a maior língua do mundo consegue tocar seus próprios olhos com o membro

Matéria anterior

Descubra o lado obscuro do que acreditava-se ser cenas de luto de um canguru

Próxima matéria

Mais em Mundo Afora

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.