• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 segredos que a Igreja Católica não quer que você saiba

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      02/09/14 às 23h49

A Igreja Católica é cheia de segredos estranhos, e não é pra menos: são séculos e séculos de assassinatos, fogueiras, possessões demoníacas, bruxas, espíritos, vampiros, maus elementos, outras religiões, perda de fiéis...Chega a faltar ar só de pensar!

E é isso mesmo que a Igreja quer: varrer para baixo do tapete lembranças de sua época de Inquisição, por exemplo. Hoje, assumidamente uma empresa, a Igreja e o Vaticano precisam se reinventar e manter a tradição ao mesmo tempo, ou perderão seu precioso rebanho. Pra saber como essa cobra muda de pele, aqui alguns fatos pouco comentados por católicos (obs: não estamos aqui denegrindo a religião católica, e sim apontando fatos sobre a Igreja em si):

1) O papa é pop

o-POPE-FRANCIS-570

Se você acha que o papa ainda escreve em pergaminhos e usa pombos-correio, está muito enganado. Não sabemos se ele manda mensagens de áudio irritantes para seus amigos quando fica bêbado, mas há versões de sermão em SMS, canal no Youtube, aplicativos para iPhone e muito mais. Além disso, paineis solares começam a ser colocados em alguns locais do Vaticano, como no auditório "Papa Paulo VI", o que mostra uma abertura à modernização e computadorização "sagradas".

2) Cosa nostra

pdvd_0104

O papa João Paulo I foi encontrado morto em sua cama um dia após a sua nomeação, em setembro de 1978. A estranha situação gerou questionamentos, em especial pelo fato de haver um crescente escândalo que envolvia o Banco do Vaticano com a máfia italiana. Isso fez com que o presidente do banco, Paul Marcinkus, fosse visto como suspeito. A hipótese parece se confirmar já que Marcinkus fugiu para os EUA antes que pudesse ser pego, conseguindo imunidade diplomática. E ninguém nunca mais foi atrás dele.

3)  Ninguém vive de caridade

130104031052-vatican-gift-shop-monster

De onde você acha que vem o dinheiro do Vaticano, esse país que, proporcionalmente à sua área, é o mais rico do mundo? Não é apenas de doações, mas também de publicidade: coisas que antes eram proibidas, como tirar fotos do Papa, publicar notícias sobre a Igreja ou vender souvenirs fajutos para turistas passaram a ser comuns na capital da fé católica, o que mostra que, apesar da religiosidade, a Igreja é uma empresa como qualquer outra, e precisa movimentar dinheiro para continuar funcionando.



4) Sai capeta

the-exorcist_73209

Se você acha que exorcismos estão fora de moda, enganou-se. O próprio João Paulo II, aquele bom velhinho, esteve envolvido em ao menos três casos. Já padres especializados na área, como Gabriele Amorth, afirmam retirar até 300 entidades do corpo de pessoas todos os anos. Inclusive, o Papa Bento XVI aumentou o "exército" de exorcistas de plantão.

5) A Penitenciária Apostólica

iStock_000014408016Medium

Essa entidade com nome de seita assassina deixou de ser secreta apenas em 2009, depois de passar mais de 800 anos como secreta. De acordo com ela, que é formada por cardeais, existem 5 pecados que são imperdoáveis, mesmo que o pecador se arrependa na hora do juízo. São:

1 - Quebrar o segredo de confissão (apenas para o clero)

2 - Participar diretamente de um aborto (apenas para o clero)

3 - Ter relações sexuais e depois oferecer absolvição ao parceiro (apenas para o clero)

4 - Profanar a eucaristia (dividir o vinho ou pão que simbolizam Jesus)

5 - Tentar assassinar o Papa

Caso algum deles seja cometido, um tribunal será formado para julgar o réu, que será excomungado automaticamente. É impressão minha ou a Inquisição ainda existe?

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+