Depois de ver um amigo de infância ser preso e sentenciado a 36 anos, o fotógrafo Trent Bell ficou profundamente estarrecido. Durante meses, a sensação lhe trouxe angústia: o amigo era uma pessoa normal, com um bom nível de educação, uma esposa e quatro crianças.
Mas, como todo bom fotógrafo, Bell logo percebeu que sua sensação poderia se transformar na chance de aprender mais sobre o que lhe dava medo e tristeza. Para isso, foi até uma penitenciária no Maine, EUA, onde abordou alguns prisioneiros, pedindo que escrevessem cartas para si mesmos em sua juventude. O projeto, por sua proposta, foi batizado de “Reflect”.
A lição desses presos pode servir pra você também, então aprenda aqui o que alguns homens que perderam a sua liberdade têm a dizer sobre a vida e a sociedade:
“Eu acredito em você, tantas outras pessoas também acreditam, então você só precisa acreditar em si mesmo.”
“Toda decisão que você toma afeta todo mundo ao seu redor e, principalmente, o seu futuro”
“Seja rápido em sorrir, devagar para sentir raiva, e trate todas as pessoas com o respeito que elas merecem. É assim que você evitará chegar até aqui.”
“A vida está longe de acabar, Jamie. Os erros que cometemos no passado são os erros com que aprendemos.”
“Eu passei a maior parte da minha vida atrás das grades e você vale muito mais do que isso.”
“Você precisa estar disposto a perdoar aqueles que pedem ou merecem perdão, para só então perdoar a si mesmo.”
“Nunca deixe a pessoa que você realmente é se perder, porque talvez seja tarde demais quando você conseguir se encontrar novamente.”
“Se você pensa que talvez algo seja uma má ideia, acredite nisso! Não faça.”
“Apenas saiba que as pessoas vão sempre testá-lo, e não importa o que você pense, somente um homem de verdade consegue seguir adiante.”
“A gente deixa que a bebida e as drogas acabem com nossos sonhos e potencial.”