• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 técnicas científicas para aprender sem (muito) esforço

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      21/05/15 às 22h49

Pesquisadores da Universidade College London lançaram um concurso para encontrar novas técnicas de aprendizagem. E nesse campeonato, vários especialistas sobre o campo da memória de todo o mundo foram convidados para realizar experimentos a fim de descobrir a maneira mais fácil e eficaz de memorizar novas informações, novos conhecimentos e tentar manter o que se aprendeu com os estudos etc.

Isso tudo aconteceu em uma grande competição com uma tarefa aparentemente simples. Cada pesquisador era responsável por um grupo de voluntários e esses participantes tinham uma hora para estudar uma lista de 80 palavras e lembrar delas depois de uma semana. Simples, mas sei lá, né, isso se as palavras não estivessem em latim, grego, árabe. O resultado foi curioso. Ao invés de focar em uma única técnica, os grupos tendiam a usar combinações de outras estratégias.

A BBC listou em seu site as mais promissoras e, pelo visto, muitas delas podem até nos ajudar em nosso cotidiano. Dá uma conferida aí:

1. . Reconhecimento da ignorância

02-O-Apelo-a-Ignorancia-nas-Pseudociencias-e-Religioes
Segundo os especialistas, o auto-teste é uma das melhores formas de você dar um gás e melhorar a memória. Sem nenhum tipo sequer de informação, os participantes foram provocados a adivinhar o significado de palavras em lituano. A lógica fala que os candidatos sempre irão errar da primeira vez, mas os estudos psicológicos mostraram que os erros iniciais podem fazer algum sentido posteriormente.

O intuito de reconhecer a própria ignorância deixa a mente em ação, o que acaba ajudando na memorização de informações. Esse argumento se baseia na idéia de "dificuldade desejável", presente na psicologia: aquela atividade de realizar uma tarefa mais difícil envolve atenção e, consequentemente, cria alicerces mais firmes para recordar do conhecimento obtido mais tarde.

2. A tecnologia é o nosso cérebro expandido

[caption id="attachment_45292" align="alignnone" ]Computer Chip background Computer Chip background[/caption]

As pessoas, hoje em dia, perdem muito tempo estudando, reforçando os conhecimentos, segundo um dos especialistas participantes. E para combater isso, muitos candidatos programaram algoritmos para lembrá-los de alguma palavra que poderia ser esquecida eventualmente. Eles tinham uma preocupação a menos e poderiam otimizar o tempo de estudo. Apps, plataformas e o auxílio da internet podem ser grandes aliados na hora de memorizar conceitos. Para quem está na escola, vale dar uma olhada em canais como a Khan Academy ou o YouTubeEDU.

 

3. Tente sempre relaxar

1

No período de execução da tarefa de memorização de palavras, um operador experimentou dar pausas curtas para os participantes permitindo que eles assistissem a um vídeo com conteúdo relaxante. A dica dos especialistas é que, quando você estiver estudando, vale a pena fazer pausas curtas para garantir e memorizar o seu aprendizado, além de deixar o seu cérebro absorver melhor todas as informações obtidas. O cansaço, o stress mental ou psicológico aliados à fadiga podem ser um grande problema para sua memória.

 

4. Pequenas porções de informações

Internet security online business concept pointing security services

O nosso cotidiano está aí repleto de várias informações e conhecimentos que chegam a todo o tempo em um ritmo que não para. O fluxo de informações é três vezes maior que o de décadas anteriores, por exemplo. A dica é que você gaste pequenos blocos de tempo em uma maior variedade de assuntos e habilidades em vez de concentrar todo o seu período de estudo em um único tópico.

 

5. O método Storytelling

storytelling-midiaria-03ABR14

As histórias são sempre úteis e podem ajudar a reativar sinapses e levar seu sistema cerebral a memorizar algo. Associar palavras a outros objetos ajuda, e muito, no aprendizado. Funciona da seguinte maneira, depois que você "criar" uma história, a próxima etapa é você refazer seus passos e tudo acabará ficando mais fácil de lembrar nos estudos.

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+