Ciência e TecnologiaCuriosidades

6 coisas comuns aqui na Terra e que no espaço seriam completamente diferentes

0

A nossa existência por si só, já gera uma série de questionamentos e coisas que nem mesmo os mais estudiosos e consagrados cientistas não sabem responder com precisão.

O que nos gerou? O que nos levou a termos as proporções e composições físicas que temos atualmente? Será que seríamos iguais se existíssemos à 100.000 anos atrás? Como seriam se realizássemos algumas atitudes comuns do nosso dia-a-dia, como acender uma vela, em ambiente espacial?

Essa última pergunta é intrigante! Nos leva a questionar, qual seria a procedência e os resultados, de ações e hábitos comuns a nós aqui na Terra e imaginarmos como seriam se efetuados ou ambientados no espaço sideral. Será que, por exemplo, as flores teriam o mesmo cheiro?

Para responder a essa e outras perguntas relacionadas aos efeitos do espaço, entre eles, a ausência gravitacional, listamos esse apanhado de informes pra vocês. Confiram aí:

1. Ferver a água em moldes tradicionais

 

Um astronauta da NASA, em órbita no espaço em 1992, resolveu testar qual seria o resultado da água fervida no espaço. O resultado surpreendeu à todos, pois ao invés de formar várias bolhinhas de água, foi formada uma só de proporções gigantescas se comparadas as suas versões minúsculas tradicionais.

2. As chamas das velas ficam em formato esférico

o

O fogo no espaço, por não possuir gravidade, acaba esparsando o seu conteúdo, em um formato meio arredondado, onde seu conteúdo pareceria perpendicularmente mais bem disperso ao invés do modo tradicional. Como vocês podem ver a demonstração abaixo:

 

3. As bactérias teriam mais multiplicações e consequentemente seriam bem mais perigosas

bacteria-4eca9d7-intro

 

Segundo quase 30 anos de testes já realizados, salmonelas, coli e outras bactérias, se multiplicariam com uma velocidade bem mais acentuada, e consequentemente em contato com o nosso organismo, produziriam malefícios muito maiores e mais poderosos.

 

4. Você não conseguiria arrotar após beber aquele refri gelado

200

 

Como não há gravidade no espaço, as bolhas do seu refrigerante favorito geladinho, iriam se concentrar no topo da embalagem que o envolve e consequentemente você ao digeri-lo, iria ter o conteúdo gaseificado assolado em seu estômago, o que iria lhe deixar bem incomodado e literalmente bem ‘inchado’.

5. As flores teriam cheiros diferentes

200 (2)

 

Não é só a aparência e o tamanho das flores, que são dependentes do contexto geográfico e ambiental que elas estão inseridas. Os óleos e componentes que são responsáveis pelo cheiro que elas reproduzem, são completamente ligados ao local ao qual elas comumente crescem. Ou seja, as flores no espaço teriam aromas distintos se comparados aos que lhes representam aqui na Terra.

6. Você suaria bem mais do que o tradicional

200 (3)

Como a água não evapora, o calor não sairia de modo tão fácil do seu corpo, o que exigiria muito mais transpiração do seu organismo para equilibrar essa temperatura elevada.

Tem coisas que realmente sequer podemos imaginar como seriam no espaço, né?

giphy

O que aconteceria se os continentes não tivessem se separado?

Matéria anterior

Como é o interior do novo Titanic? E do antigo?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não permitidos.

Você pode gostar