• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 coisas que nunca te contaram sobre o chip do seu celular

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      09/05/16 às 18h32

Existem algumas coisas que nunca te contaram sobre o chip do seu celular e você nunca imaginou o que seriam elas.

Com a correria do dia a dia, muita gente acaba utilizando duas contas de celulares para poder trabalhar, falar com a família, entre várias funcionalidades e logo dois chips de celulares em seu aparelho.

Atualmente, com a evolução dos celulares, suas tecnologias também e junto com eles, os chips SIM. Hoje, eles já contam com diferentes tamanhos e um armazenamento gigante.

Os chips de celulares são mais importantes do que você imagina. Confira a listinha que separamos para você sobre coisas que nunca te contaram sobre o chip do seu celular:

1 - É o cérebro do seu celular

chip-cerebro

O chamado cartão SIM funciona no nosso celular como uma espécie de cérebro digital. Ele é uma das partes mais importantes do aparelho.

É ele quem faz a encriptação das chamadas, a memorização das informações (número, contatos e serviços) e possuir uma portabilidade que mantém o seu número o mesmo, não importa a operadora que você escolha.

2 - Possuem falhas que podem fazer que seu celular seja clonado

b3noycsqjuxdcopcp13lr6oak

De acordo com o especialista em segurança e fundador da Security Research Labs, o alemão Karsten Nohl, um em cada oito chips pode ser vulnerável, totalizando cerca de 750 milhões de cartões SIM no mundo todo. Ele descobriu uma falha na sequência de 56 dígitos que são responsáveis pela proteção dos chips SIM dos celulares.

Por meio desta brecha encontrada por Nohl, existia a possibilidade de clonar e ter acesso a todas as informações do aparelho apenas com o envio de um SMS. Segundo o site da CNN, a falha acabou sendo corrigida, anos mais tarde, pelas cinco operadoras responsáveis atualizando o sistema operacional dos próprios chips com defeito.

3 - É  a sua identidade no aparelho

cartao-sim-1014x536

O chip SIM funciona como uma espécie de identidade virtual do usuário do telefone celular. Ele evita que alguém use indevidamente os seus créditos ou mesmo gerencie sua conta.

4 - Já existem 3 tipos: SIM, micro-SIM e o nano-SIM

Os-tipos-de-cartao-SIM

A tecnologia e os celulares evoluíram bastante e, junto deles, os chips SIM também. Hoje já temos o mini-SIM, o micro-SIM e o nano-SIM. Eles diminuíram no tamanho físico, mas cresceram no tamanho da memória e para fins de adaptação a pequenos celulares.

5 - Ajudam na autenticação de usuários

cotar-cartao-sim-moto-x

Com a chegada do SIM Card, um passo grande foi dado em termos de liberdade para os usuários. Antes, a autenticação do usuário era feita de forma dependente do aparelho celular e hoje não precisa disso mais.

Hoje, nós conseguimos trocar de aparelho mantendo a mesma linha, as mesmas configurações pessoais e a mesma identidade.

6 - Estão com os dias contados

Galaxy-S6-vs-iPhone-6-DSC09429

A Samsung e a Apple pretendem dar fim ao chip dos celulares. Elas resolveram se unir para discutir sobre a adoção de um SIM Card virtual, o chamado e-SIM. A ideia é passar o chip físico para o plano do virtual.

Você tem celular com chip SIM? Qual tamanho é o do seu chip? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+