6 lições de moral dos contos de fadas que precisam ser repensadas

POR Magno Oliver    EM Entretenimento      13/01/16 às 17h03

Com certeza você cresceu assistindo aos clássicos da Disney e seus contos de fadas encantadores que faziam qualquer pessoa imaginar mil coisas acerca das histórias incríveis que eram contadas.

E nem só de histórias apaixonantes, tristes e com doses repletas de humor são baseados os contos de fadas. Eles também trazem lições de moral para as pessoas que muita gente costuma seguir à risca até hoje.

Você se lembra da história da Cinderela, por exemplo? Ela era humilhada e acabou ganhando um presente da fada madrinha e arrumou um boy magia encantado no baile, com um vestido formoso e o seu sapatinho que é um dos enredos da história.

Os contos de fadas ensinam muitas coisas, mas será mesmo que essas lições não estão passando da hora de serem repensadas? Confira algumas delas que separamos para você:

1 - O "ideal de amor somente para os casais perfeitos"

animadas1674

Os estereótipos de que só os casais bonitos e bem construídos em suas tramas são bem reforçados para o público, nos contos de fadas.

E uma lição que sempre exibem é que os protagonistas ou mesmo coadjuvantes bonitos/as  são felizes e amam alguém, enquanto que os feios não são "agraciados" com tal possibilidade. O filme Shrek é uma película que vem para provar o contrário.

2 - A lição do "E Viveram Felizes para Sempre"

a76ddbdd04f2b0a522109d5902e31a8c

O conto da Cinderela, por exemplo, é uma trama que reforça bastante esse estereótipo de felicidade duradoura. Mas hoje a sociedade vive um tempo de "liquidez", como dizia o sociólogo polaco zygmunt bauman, e os relacionamentos e casamentos não estão durando tanto assim como os contos tanto asseguravam.

3 - Fadas madrinhas não mudam a vida

cinderela-fada-madrinha-23830

Muita gente quer ganhar dinheiro, um emprego bom, um carro novo, realizar o sonho da casa nova, mas com a bunda assentada na cadeira em frente ao computador e reclamando muito na internet e redes sociais.

Um exemplo que teoriza a conquista pela ajuda de uma fada madrinha é o conto da Cinderela, onde a moça é ajudada por uma fada madrinha que lhe diz o seguinte: "Não chores mais Cinderela, pois com a minha varinha mágica transformarei esta abóbora num coche puxado por quatro lindos cavalos brancos e destes panos velhos farei o mais formoso dos vestidos!"

4 - Esperar pelo príncipe encantado

principe-encatnado-branca-de-neve

Outra lição que devia ser repensada nos contos de fada é a ideia de que as pessoas deveriam esperar pelo príncipe encantado com uma roupa bonita e montado em um cavalo para, só assim, encontrarem a felicidade plena.

Atualmente, as pessoas vivem outra realidade, que é a de buscar a própria felicidade por si próprio e não esperar que venha até ela, assim como os contos exibiam, como no caso da Bela Adormecida, Cinderela e Branca de Neve.

5 - Mudar o seu jeito para você conquistar o que busca

a_bela_e_a_fera089

O conto da Bela e a Fera é um bom exemplo desse caso de lição.O monstro teve que mudar para se tornar um par perfeito para a Bela e isso fez com que acabasse se "adequando" ao jeito obediente, moralista e fofo da moça.

Atualmente, as pessoas se apaixonam pelo jeito que elas são e não mudam para agradar ninguém. Os casais se unem porque eles não são forçados e sim o que são naturalmente.

6 - O ideal de beleza, o feio como mal e o bonito como bom

ABRE038

Os contos de fadas mostram um ideal de beleza a ser pensado pelas pessoas. Eles só trazem personagens com um ideal de beleza baseado no que a sociedade acredita que é "perfeito, ideal, " como mocinhas de pele branca, cabelos lisos e corpo esbelto e magrinho. Não há muito espaço para a representatividade em geral, como princesas negras cacheadas, plus size, de outra orientação sexual etc.

Além disso, os contos de fadas reforçam um ideal que, atualmente, trata tudo que é feio como algo maléfico e tudo que é bonito como algo bom, o que sabemos que isso não é uma via de regras geral. Existem coisas "feias" que são boas e coisas "bonitas" que podem ser ruins.

Qual lição dos contos de fadas você se lembra? Mande seu comentário para gente"

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+