Ciência e Tecnologia

6 malformações congênitas que você pode ter (e não sabia)

0

Se observamos bem, existem algumas malformações congênitas que você pode ter e não sabia. Até mesmo as celebridades convivem com doenças consideradas terríveis que você nem imagina.

As malformações congênitas são consideradas um problema médico de bastante complexidade, em termos de cura e também prevenção.

Existem algumas outras doenças que nem mesmo a ciência consegue explicar ou que até mesmo foram classificadas pelos especialistas como as mais assustadoras do mundo.

Algumas acontecem por conta de malformações congênitas que são doenças que podem afetar o esqueleto, os órgãos sensoriais, o metabolismo, a circulação, do sistema nervoso e até respiratório de recém-nascidos.

Sejam latentes ou mesmo de forma manifestas, as malformações congênitas são anomalias que acometem as estruturas corporais ou funcionais do recém-nascido. Confira aí algumas que você pode ter e não sabia:

1 – Lábio Leporino

20150206C_1-820x450

Segundo informa o médico cancerologista Dr. Drauzio Varella em seu site, o Lábio leporino “é uma abertura que começa sempre na lateral do lábio superior, dividindo-o em dois segmentos. Essa falha no fechamento das estruturas pode restringir-se ao lábio ou estender-se até o sulco entre os dentes incisivo lateral e canino, atingir a gengiva, o maxilar superior e alcançar o nariz.

O especialista afirma que as causas dessa anomalia são desconhecidas, mas que fatores de risco como hereditariedade, fumo, o álcool, radiação e até doenças maternas podem ser fatores de risco que estejam envolvidos no surgimento dessa malformação congênita.

2 – Dedos a mais – Polidactilia

pes_1

De acordo com um estudo realizado pela Universidade do Alabama, nos EUA, em parceria com a Universidade de Uppsala, na Suécia, publicado no site G1, casos de polidactilia (dedos a mais) costumam ser maiores em negros e nos homens.

Nos bebês afrodescendentes do sexo masculino, a incidência chega a ser de um para cada 76. De acordo com o médico e presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, Salmo Raskin, em entrevista ao portal, a polidactilia é uma alteração nos genes que tem sua ligação feita com a hereditariedade e que não existem fatores externos que possam fazer com que ela se desencadeie.

O especialista afirma que os casos mais comuns são em pessoas que nascem com apenas um dedo a mais em cada membro e que funcionam bem.

3 – Bico de viúva

52b2f9786dd2f

O conhecido bico de viúva é um caráter hereditário que faz com que os eu cabelo tenha o formato de um V logo na ponta da testa. Isso acontece por conta de algum tipo de malformação no couro cabeludo.

4 – Covinhas

Como-formam-covinhas

Essa malformação acontece por conta de uma diminuição no tecido fibroso das bochechas. Essa tecido acaba se aderindo entre a pele e o músculo ou mesmo entre a mandíbula e o músculo. Daí então, quando a pessoa sorri, o tecido acaba se prendendo e destacando a concavidade no rosto.

5 – Camptodactilia

125-600x438

Esse tipo de anomalia é caracterizado pela deformidade na articulação interfalângica de qualquer dedo, seja das mãos ou dos pés. Essa anomalia é mais comum em mulheres. 1 em cada 2.000 pessoas no mundo possuem camptodactilia.

6 – Redemoinho no cabelo

gay_395_2632

De acordo com o dermatologista Orr Barak, o redemoinho é causado porque o cabelo fica confuso sobre qual direção seguir (se vão para frente, para trás ou para os lados) e acabam criando uma espiral. Ele afirma que muita gente chega a ter dois redemoinhos, um no alto da cabeça e o outro talvez no pescoço ou no couro cabeludo.

Você tem alguma dessas malformações? Mande seu comentário para gente!

7 doenças sinistras do passado que parecem ter saído de um filme de terror

Artigo anterior

8 lugares pelo mundo afora que são bem diferentes do que você imagina

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido