6 razões para você não confiar na Wikipédia

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      30/06/15 às 18h50

 

Ela é considerada a maior enciclopédia virtual sem fins lucrativos mais acessada pelos internautas em todo o mundo. Fundada no Estados Unidos, a Wikipédia tem sua sede em São Francisco e é operada por uma instituição chamada WikiMedia Foundation.

Quando o assunto é fazer algum tipo de pesquisa virtual, a Wikipédia lidera o ranking em preferência pelos internautas. Segundo um estudo britânico publicado sobre o uso da internet, a enciclopédia virtual é o sétimo site mais acessado do mundo e disponível nas mais variadas opções de idiomas. Ela tem uma característica que é bem peculiar: a possibilidade de poder editar, voluntariamente, seu conteúdo diretamente pelos seus leitores, além de possuir acesso gratuito.

E é sobre essa gigante das pesquisas para os seus trabalhos, dúvidas cotidianas e reflexões que vamos falar hoje. Separamos para você curiosidades sobre a Wikipédia sensacionais e desconhecidas. Confira aí:

1 - Curiosidade: Pode funcionar como se fosse uma página de jornal

78149.121453-Dicas-Wikipedia

A página da enciclopédia virtual possui vários links que podem te deixar confuso. O que ninguém percebe é que eles estão lá para te fornecer ajuda da melhor forma possível. Ela funciona como se fosse a capa de um jornal online interativo, mostrando palavras-chaves linkadas e artigos em destaque. Há também a existência de seções, como a "Sabia que?", "Imagem do dia", "Neste dia" e "Eventos recentes", veja na imagem.

2 - O próprio site alerta que não é uma fonte confiável de informações

wikipedia_espanhol

Para você ter atenção com o que busca ou conhecimento que pesquisa, a própria home do site indica na área "Políticas que regem o conteúdo" sobre o conteúdo ali publicado e editado livremente. O textão é enorme, heim.

3 - Falta objetividade na Wikipédia

Wikipedia

Existe uma curiosidade que você desconhece. Os artigos que são publicados na enciclopédia estão muito sujeitos à omissão de seus autores. Na Wiki, nada é considerado objetivo e qualquer leitor pode postar conteúdos de forma anônima. As informações ali editadas dependem de quem os escreve e você não conhece, além de não possuírem dados objetivos e confiáveis.

4 - Há ocorrência grande de informações falsas

nem todas as notícias são confiáveis1

Por não exigir que você seja alguém formado ou especializado no assunto que você vá publicar ali, não há uma certa exigência para se escrever na Wikipédia. Por conta da livre disposição do ambiente virtual para todos, existem pessoas que colocam conteúdos que nunca foram criados ou mesmo que nunca nem existiram ou estão com algumas informações digamos... distorcidas. E o site não possui uma equipe para revisar a grande quantidade de conteúdo publicado ou até mesmo atualizar as informações ali colocadas. O que vai acabar dificultando a credibilidade da pesquisa e fazendo com que você redobre sua atenção com o conteúdo a ser pesquisado.

5 - Conteúdos são criados para favorecer pessoas e empresas

Exame-Russia-MH17-Wikipedia-Magic

Muitas empresas e até personalidades buscam sempre alavancar suas imagens das diversas formas e por tudo quanto é meio viável possível na internet. A Wikipédia é uma delas. Existem empresas que se dedicam apenas a posicionar pessoas para alterarem o conteúdo sobre tais instituições para gerar uma imagem positiva ou mesmo favorecer a quem paga para escrever tais conteúdos.

6 - O medo da liberdade de edição de conteúdos

Wikipedia_article_on_Pichilemu_earthquake,_camera_perspective

O que põe a credibilidade e veracidade de conteúdos da Wikipédia em observação é exatamente o fator de ser um ambiente livre para qualquer um colocar as informações e publicar seus artigos. Você pode simplesmente chegar lá e colocar qualquer coisa e não existe um certo filtro, sistema ou equipe que filtre o que chega e barre os conteúdos que são verdadeiros ou falsos.

 

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+