• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


6 valiosos tesouros antigos já encontrados

POR PH Mota    EM História      11/05/16 às 12h43

Moedas, tesouros, riquezas! Desde os tempos mais remotos a humanidade ama idolatrar tesouros. Os museus ao redor de todo o mundo estão repletos de objetos valiosos encontrados dos passados. Mas quem poderia imaginar que quantias que foram milionárias no passado ainda estão escondidas sob as águas e sob o solo hoje em dia.

As coleções de tesouro costuam trazer grandes quantias de ouro, prata, pedras preciosas, dinheiro, joias ou e conhecimentos de imenso valor. Alguns dos bens mais valiosos do passado estão escondidos em ambientes que passamos todo dia e não sabemos.

Às vezes, mesmo sem procurar, as pessoas esbarram em tesouros de valor incalculáveis. Aqui estão alguns dos tesouros mais valiosos encontrados na história.

Tesouro de ?roda

korona-sredzka

Encontrado em 1985, na Polônia, este tesouro é um dos achados arqueológicos mais valiosos de século 20. Dentre os objetos encontrados, estão uma coroa que acredita-se ter pertencido a esposa do Imperador Charles IV, algumas jois, 39 moedas de ouro e 2924 de prata. Os tesouros foram levados para o Museu Regional de ?roda, na Polônia, onde está exposto.

Coleção viking de Galloway

Carolingian-vessel

Em 2014, pesquisadores encontram uma área na Escócia com 100 objetos de cerca de 1.000 anos. Ninguém sabe porque o tesouro foi enterrado ali, mas a suspeita é de que tenha havido uma grande batalha na região e os objetos tenham sido enterrados para serem recuperados depois. Agora, imagens de alguns dos objetos encontrados na coleção da região de Galloway estão sendo divulgadas. Um vaso de período carolíngio, que guardava parte do tesouro, foi avaliado como extremamente raro, tendo apenas seis semelhantes no mundo. O valor estimado da coleção viking não foi divulgado.

Tesouro de Tutancâmon

Tutankhamun-20

Um dos tesouros mais famosos do mundo foi descoberto em 1922, por Howard Carter, na tumba de Tutancâmon, sob destroços de cabanas de trabalhadores egípcios. O tesouro do faraó, conhecido por conta da famosa máscara, tinha um caixão impressionante. Com mais de 1,80 de altura, 50cm de profundidade e 50 cm de lagura de puro ouro, a peça mostra Tutancâmon como o deus Osiris. Além da máscara e do caixão, a tumba tinha vários outros tesouros, como o trono do faraó.

Reserva de Fishpool

Fishpool-Hoard-6

Trabalhadores de Ravenshead, na Inglaterra, encontraram acidentalmente a maior quantia de moedas medievais já encontrada na Europa. A coleção carregava, além de joias, 1.237 moedas de ouro do século 15. Com a quantia em ouro, foi encontrado um broche com dizeres românticos em francês. A coleção foi comprada pelo Museu Britânico por cerca de £300,000.

Coleção de moedas romanas

Roman-Coin-Hoard-7

O inglês Dave Crisp estava escavando uma área próxima a uma fazenda, em Frome, na Inglaterra, quando encontrou indícios de moedas antigas. Na esperança de encontrar uma ou outra moeda, descobriu uma dos maiores tesouros de moedas já encontrados. Numa escavação que durou três dias, 52 mil moedas romanas foram encontradas. Para a tristeza de Dave, que encontrou o tesouro, tudo foi confiscado pela Coroa Britânica.

Tesouro de Cuerdale

cuerdale_2

Durante uma reforma no Rio Ribble, em Cuerdale na Inglaterra, um grupo de trabalhadores encontrou uma caia de chumbo carregada de um enorme tesouro viking. Mais de 8.600 itens foram encontrados, incluindo moedas de prata, joias e barras de prata. O tesouro foi apresentado pela a Rainha Vitória e parte dele exposto no Museu Britânico. Já os trabalhadores que encontraram o tesouro, cada um ganhou uma moeda.

Se essa lista prova alguma coisa, é que devemos tirar nossas pás e detectores de metal do armário e dar aquela passeadinha no quintal pra, quem sabe, descobrir alguns milhões secretos.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+