• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 animais com poder de resistir a grandes desastres

POR Leticia Rocha    EM Mundo Animal      02/05/19 às 17h03

Nosso planeta já presenciou diversas extinções ao longo da história de sua existência. Uma das mais famosas entre nós foi a extinção dos dinossauros. Criaturas gigantescas que habitavam a superfície da Terra há milhares e milhares de anos atrás. O que sobrou desses animais foram apenas registros fósseis. Ossos e outros resquícios, que servem para que possamos reconstruir nosso passado. Diferente dos dinossauros, existem outros animais com poder de resistir a grandes desastres.

Nós, humanos, muitas vezes nos achamos muito resistentes, mas a realidade é bem diferente disso. A verdade é que existem vários outros animais que são muito mais resistentes que nós, meros humanos. Conheça agora alguns desses animais super resistentes!

1 - Tardigrados

Esses pequenos animais, que têm apenas 1 milímetro, podem sobreviver às condições mais extremas possíveis. Vivem até 10 anos sem água, suportam ambientes radioativos e também altas e baixas temperaturas, que variam dos 150 graus até os 272 negativos. E acredita-se, na verdade, que eles podem ser quase que imortais. Em 1948, um zoólogo adicionou água em tardípricos secos (que acreditava-se estarem mortos). Os animais tinham cerca de 120 anos de idade e voltaram a se mexer imediatamente quando entraram em contato com a água.

2 - Baratas

Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre como as baratas são resistentes. O inseto consegue sobreviver a temperaturas extremamente baixas, até 8 graus negativos. Além disso, elas conseguem viver sem cabeça e até mesmo sem oxigênio (por até 45 minutos). Como se tudo isso não fosse o suficiente, as baratas também sobrevivem a radiação.

3 - Vermes do diabo

O verme do diabo, que cientificamente se chama Halicephalobus mephisto, foi descoberto muito recentemente. Em 2011, os cientistas encontraram o animal em uma mina de ouro da África do Sul. Se engana se você pensa que ele estava na mina, estava muito abaixo disso. Há 3,6 quilômetros de profundidade, onde apenas os micróbios conseguem sobreviver. Os animais que tem apenas 0,5 milímetros de comprimentos são um dos poucos que conseguem sobreviver em ambientes desse tipo. E ao que parece eles existem há muito tempo, já que os cientistas encontraram evidências de que eles estavam ali há cerca de 12 mil anos atrás.

4 - Strain 121

O Strain 121 já foi descoberto em um local inusitado, perto de uma fonte hidrotermal, em Washington. Na região em que foi encontrado a água pode chegar a 130 graus. E não pense que resistem as altas temperaturas por pouco tempo. No teste que os cientistas fizeram, os animais continuaram vivos mesmo depois de 10 horas de calor intenso.

5 - GFAJ-1

Este é outro animal descoberto muito recentemente. O GFAJ-1 foi descoberto em 2010, próximo do lago Mono, que é alcalino e extremamente salgado. Como você deve imaginar, no lago, praticamente não existem seres visos, mas o GFAJ-1 vive tranquilamente. O animal se alimenta do fósforo que é abundante no lago. A situação em que esse animal vive é tão extrema que chocou até mesmo os cientistas, que agora têm esperança de encontrar mais seres vivos capazes de viver em situações tão adversas.

6 - Besouro vermelho liso

Este pequeno besouro que parece ter apenas uma casca dura, é muito mais resistente do que você imagina. O animal consegue sobreviver em temperaturas extremamente frias, até os 150 graus negativos.  Os besouros desse tipo estão entre os raros animais que são encontrados no polo norte.

7 - Medusa imortal

Se existe um animal resistente, essa água viva com certeza é um deles. A Turritopsis dohrnii não tem problemas com a idade, já que quando está no ápice da velhice, o animal consegue reverter o processo e voltar ao seu estado mais jovem. A água-viva quase que volta no tempo literalmente e começa tudo de novo. A única coisa que pode interromper isso são seus predadores, caso contrário, o animal é quase eterno.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+