• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 boatos e fake news que enganaram o mundo todo nos últimos anos

POR Diogo Quiareli    EM Entretenimento      19/03/18 às 18h29

A internet é um lugar onde podemos encontrar de tudo, porém, não é tão confiável quanto parece. Existem diversos sites que compartilham notícias falsas, as chamadas "fake news". Algumas viralizaram tanto que se tornaram extremamente conhecidas no mundo inteiro. Mortes de artistas, aparições de OVNIs, fantasmas e espécies estranhas estão no topo das noticiais falsas que mais ganham espaço nas redes. Aqui mesmo no Brasil temos vários exemplos disso e já caímos em diversas histórias que, ao passar do tempo, percebemos o quanto eram absurdas e óbvias.

Pensando um pouco sobre isso, resolvemos fazer uma lista com algumas das maiores fake news que já nos pegaram. Se você se lembra de alguma que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos e mostrar a eles a verdade sobre algumas histórias que talvez eles acreditem até hoje.

1 - Falsa morte de Britney Spears

Ao procurar por algumas notícias, acabamos nos deparando com diversas notícias falsas. As de morte de algum artista sempre pegam o mundo de surpresa. Isso serve apenas para assustar as pessoas. Os fãs de Britney Spears passaram por isso em 2001, quando a "BBC" noticiou a morte da princesa do pop. Na verdade, não foi a BBC que noticiou e sim uma cópia bem convincente.

2 - As fadas de Cottingley

No início do século XX, quando as câmeras fotográficas ainda não eram tão eficientes, duas garotas conseguiram enganar várias pessoas com um registro de "fadas". Elsie Wright e Frances Griffiths, de Cotingley, na Inglaterra, fizeram cinco fotos junto com "criaturas mágicas". O pai de Elsie duvidou das fotografias, mas sua esposa chegou a acreditar. As fotos tornaram-se públicas e muita gente quis saber se eram verdadeiras. Até mesmo Sir Arthur Conan Doyle, autor de Sherlock Holmes defendeu como algo real. Somente em 1980 que Elsie e Frances admitiram a mentira.

3 - Fantasma no IML de Cuiabá

Em março de 2017, um vídeo mostrando um suposto fantasma no Instituto Médico Legal de Cuiabá surgiu na internet. O medo era tanto que o vídeo atingiu 3 milhões de acessos em apenas 24 horas. Portanto, após uma análise, descobriram que era uma mentira. É possível ver um fio de nylon controlando a porta que batia. O fantasma não passava de uma pessoa com má intenção.

4 - Adolescente engolida por uma cobra no Mato Grosso

Essa história foi publicada em diversos sites, de várias maneiras. Porém, ela é falsa e ninguém foi engolido por uma cobra gigante.

5 - Uma "Cruza"

Você já deve ter visto essa foto na internet, né? Afirmavam ser uma "cruza" entre humano e felino. É uma foto bastante realista e que muitas pessoas acreditaram. Chegaram a dizer que o mundo estava perdido por causa dos pervertidos. Na verdade, isso não passa de um trabalho feito pela artista plástica Laira Maganuco.

6 - Os círculos de Douglas Bower e David Chorley

Sempre surgem círculos misteriosos em diversas plantações ao redor do mundo. Douglas Bower e David Chorley afirmaram que usavam uma tábua de madeira, corda e arame para fazer os símbolos nos seus terrenos. Eles desenharam cerca de 200 círculos entre 1978 e 1991. A dupla mostrou ainda como faziam essas formas.

7 - Lua Verde

A história foi que, no dia 29 de maio, os cosmos se alinharam de uma forma diferente, dando uma tonalidade verde à lua. Conforme a notícia se espalhou, ganhou outras versões, inclusive de que o fato aconteceu no dia 20 de abril. Porém, essa é mais uma notícia falsa.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Youtube     R7     Catraca Livre     Weirdworm  
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+