7 coisas comuns que podem te matar depois de algum tempo

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      21/08/17 às 14h40

A vida é realmente muito curta para que fiquemos nos limitando muito, não é mesmo? Muito dizem que precisamos viver sempre intensamente, como se não houvesse o dia de amanhã... Mas será que isso também não seria algo ruim? Afinal, ao fazer coisas pensando que o dia de amanhã pode nem mesmo existir, podemos acabar passando dos limites. Talvez seja bom mediar isso, cuidando para que o amanhã venha, e que seja sempre melhor que o dia anterior.

Acontece que muitas vezes acabamos excedendo e passamos dos limites, principalmente no que se trata de comida. Claro que comer é uma das maiores maravilhas do mundo e é extremamente preciso, mas aquele conhecimento antigo que diz que tudo em excesso faz mal, deve sempre ser levado a sério. Foi pensando nisso que separamos abaixo, 7 coisas que podemos (ou não) ter o hábito de consumir ou fazer, que podem acabar nos levando a um triste fim. Confere aí!

1 - Chocolate

Será que o chocolate é realmente capaz de matar? Muita gente tem medo de acabar extrapolando e ir parar no hospital.  Não é novidade pra ninguém que dar chocolate aos cães pode ser muito prejudicial para a saúde deles e isso se deve à presença de teobromina no doce.

A substância pode ser encontrada na fruta chamada de Theobroma cacao, que está presente no chocolate. Bom, o fato é que pode ser realmente letal ingerir muito chocolate, mas para isso você precisaria comer de uma vez, 85 barras grandes e sem deixar sobrar nenhum pedacinho.

2 - Café

Muita gente não consegue começar bem o dia se não tiver tomado pelo menos uma boa xícara de café pela manhã. Você é um desses? Bom, sabemos que o café, se consumido sem exageros, pode ser benéfico para a saúde. Pode ajudar a reduzir o risco da perda de memória no futuro e inclusive, na prevenção de câncer. Mas como nem tudo são flores, também sabemos que tomar um cafezinho toda hora pode ser algo comprometedor.

Muita gente bebe algumas garrafas por dia, sozinho. Sabia que 70 xícaras de café por dia são o suficiente para matar uma pessoa? A quantidade elevada de cafeína no organismo pode causar palpitações cardíacas e até mesmo uma parada cardíaca.

3 - Álcool

Talvez a surpresa não seja muito grande para este item. Como todos sabemos, além de causar dependência na pessoa que tem a mania de ingerir bebidas alcoólicas com frequência, ainda pode ocasionar inúmeros problemas de saúde. Mas o quanto sera preciso para matar uma pessoa? Bom, estima-se que ingerir cerca de 13 litros de  álcool no dia, já é o suficiente para ser letal para um ser humano.

4 - Som alto

Tem muita gente por aí que adora escutar suas músicas no volume mais alto que o som ou o celular são capazes de reproduzir, e é aí que mora o problema. Por mais que seja de conhecimento popular que escutar música, ou qualquer tipo de áudio em volume muito alto pode causar danos sérios para a audição, muita gente prefere simplesmente ignorar isso e manter o hábito.

Bom, se você costuma escutar músicas, até mesmo com fones de ouvido, acima de 80 decibéis com frequência, já pode se preparar para quando desencadear problemas auditivos. Estima-se que 150 decibéis são capazes de danificar instantaneamente nossa audição, estourando nossos tímpanos, mas para causar a morte de fato, seria preciso de 185 a 200 decibéis.

5 - Temperos

Que falta faz uma comida bem temperada, não é mesmo? Comer algo sem tempero não tem a menor graça, na maioria das vezes. Não é a mesma coisa! Bom, somente a título de curiosidade: 48 colheres de chá de qualquer que seja o tempero, são capazes de levar uma pessoa a desenvolver convulsões, ir a um coma, ou até mesmo à morte, sem contar que pode fazer com que as células cerebrais se encolham.

6 - Ficar sem dormir

Você por algum motivo já virou noites sem dormir? Muita gente acaba mantendo esse hábito, ou porque acumula muito trabalho para fazer, ou porque possui algum tipo de problema de insônia. Acontece que é fisiologicamente impossível ficar acordado durante muitos e longos dias, já que seu corpo hora ou outra vai acabar cedendo, mas esse costume de fazer isso vez ou outra, pode levar a alguns danos a longo prazo. O recorde conhecido é de 11 dias sem dormir.

7 - Maconha

Bom, sabemos que existem muitas outras drogas lícitas que são muito mais nocivas para a saúde humana, mas será que você sabe o quanto de maconha alguém precisaria consumir para ir à óbito? Bom, seria preciso comer de uma vez, 22 quilos de maconha para que se tenha um real risco de morte, ou fumar cerca de 680 quilos em um prazo de 15 minutos! É por isso que não existem mortes documentadas por consumo da erva.

E então pessoal, o que acharam? Conhecem algo mais que não poderia ter deixado de aparecer em nossa lista? Compartilha aí com a gente pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+