• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Por que Napoleão andava com a mão dentro do casaco?

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      05/10/15 às 18h02

As conquistas de Napoleão Bonaparte na Europa já foram muito assunto de suas aulas de história pelos longos anos de ensino na escola. E o cara já foi um líder logo cedo, pois se tornou tenente aos 16 anos de idade.

Ele também ficou conhecido por seu jeito meio desengonçado e de uniforme sempre amassado. Chegou até a ser apelidado de "Gato de Botas" por uma amiga, pelo motivo de que elas pareciam grandes demais para o par de pernas consideradas finas e curtas que tinha.

E Napoleão Bonaparte foi um ícone de destaque do século XIX. Mas será que o século 19 seria um momento interessante de se viver atualmente? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você 6 razões pelas quais você odiaria viver no século XIX (Clique aqui e confira a matéria).

NAPOLEÃO-BONAPARTE.JPG

E uma pose muito retratada de Napoleão acabou indo parar em um quadro que ficou bem famoso. Muitos ícones da nossa história também foram representadas na mesma pose que o líder de guerra.

E muito se especulou a respeito da mão dentro do casaco de Napoleão. Segundo algumas teorias, o imperador da França tinha este hábito por guardar um frasco de perfume dentro do casaco, já outros faziam a associação do gesto a uma necessidade constante de fazer massagens no abdômem, por função de suas dores no estômago ou alguma doença de pele.

napoleao

No livro Testemunha Ocular: História e Imagem, o autor Peter Burkle relata o momento da pintura em que Napoleão aparece com a mão no casaco. Segundo narrações do autor, o imperador era retratado com a mão dentro do paletó por conta de um úlcera que sofria e tinha a necessidade de apertar o estômago devido às fortes dores que sentia.

Já outras especulações afirmam que o mais provável era que a pose fazia parte de uma moda artística da época. O intuito era dar valor ao caráter heróico do personagem de acordo com os códigos do neoclassicismo(o predominante em 1812) quando a pintura do quadro foi feita.

No quadro Napoleão I, o pintor Jacques-Louis David exibe Napoleão como uma imagem de homem desgastado e que seguia na luta defendendo a França com coragem e bravura, mesmo apesar das dores intensas. Segundo o historiador do Museu de Arte de São Paulo(Masp) Renato Brolezzi,  "O uso de emblemas ligados ao sacrifício heróico nos ajuda a entender essa representação".

Imperador Romano Tiberio

7-costumbres-sexuales-de-la-antiguedad-que-te-haran-sentir-curiosidad-2

Esse imperador romano esteve no poder pelo período do ano 4 a 37 A.C.. E ele também ficou conhecido por ter um hábito bastante peculiar, assim como Napoleão Bonaparte. Tiberio tinha uma vida sexual bastante agitada e tumultuosa.

Ele não colocava a mão dentro do casaco para esconder ou seja lá qual for a preferência. O negócio com ele era exposição pura. O imperador construiu um ambiente em que fazia com jovens praticassem relações sexuais na sua frente. Tiberio tinha preferência por ser espectador e participante.

Imperador Heliogábalo

Imperador-Romano-Heliogabalo

Heliogábalo também era conhecido por ser um ícone da história com hábitos excêntricos parecido com Bonaparte. Ele foi imperador de 218 a 222. Segundo teorias e especulações, a população acreditava que Heliogábalo se travestia de mulher.

E essa crença foi reforçada por conta de um hábito que ele cultuava bastante. Segundo as teorias, ele gostava de indicar altos cargos para rapazes que se destacavam apenas pela beleza.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+