• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas inusitadas que incrivelmente te fazem mais inteligente

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      08/02/18 às 15h43

Você se considera uma pessoa inteligente? Mas quais são seus parâmetros para isso? Bem, é fato que a inteligência pode ser definida de diversas formas. No entanto, podemos dizer que a habilidade de compreender, aprender, resolver conflitos e se adaptar a novos meios, pode ser considerada como uma das melhores definições.

Você já deve ter escutado falar em testes que calculam o quociente de inteligência (Q.I), por exemplo. Eles são desenvolvidos justamente para avaliar como é a capacidade cognitiva de um indivíduo. Este é um método bastante utilizado em pesquisas e análises que buscam entender melhor sobre como funciona a inteligência. Por outro lado, existem algumas formas de você ser mais inteligente, sejam elas inatas ou adquiridas. Confere aí!

1 - Felicidade

Certa vez, o escritor Ernest Hemingway disse: "A felicidade em pessoas inteligentes é a coisa mais rara que conheço". Realmente, por muito tempo acreditou-se que um alto Q.I estava associado a pessoas mais reservadas e menos felizes. Apenas para que você tenha ideia, o próprio Hemingway teve um fim trágico... Cometeu suicídio.

No entanto, pesquisas recentes realizadas no Reino Unido comprovam o contrário. Aqueles com o Q.I mais baixo tendem a ser mais infelizes e menos dispostos. São mais frequentemente induzidos ao desespero.

2 - Ordem de nascimento

Diversos estudos envolvendo o assunto alegam: os filhos mais velhos são mais inteligentes que os mais novos. Quando submetidos a testes de Q.I, o caçula na maioria das vezes apresentava um desempenho menor que o mais velho. O que ainda não se sabe é se tal fato tem alguma relação com o momento do nascimento, ou se trata de algum efeito ocorrido depois do nascimento.

Por outro lado, também foi possível observar que tem relação com a forma com que os filhos são tratados dentro do ambiente familiar. À medida que os mais novos vão nascendo, os mais velhos precisam desenvolver habilidade para se cuidarem sozinhos. De qualquer forma, é algo que depende do caso.

3 - Os pelos do corpo

Estudos realizados pelo Dr. Aikarakudy Alias, encontraram determinada relação entre os pelos e a inteligência. No entanto, ao invés de estudar o Q.I, ele apenas observou o nível educacional de seus voluntários. Concluiu que a maior parte dos homens que tinham pelos no peito, também haviam terminado a faculdade e tiveram bom desempenho. Quando comparados com aqueles que tinham poucos pelos, na maior parte das vezes, se saíam melhor. No caso das mulheres, não chegou a uma conclusão sistêmica.

4 - Excentricidade

Bem, definir tal termo pode não ser algo fácil, mas sempre é visto como aquilo que foge dos padrões convencionais. No entanto, vale lembrar que um comportamento excêntrico não é capaz de causar danos ou prejudicar o próximo. Algumas evidências encontradas e estudos, apontam que quado uma pessoa é excêntrica, é predisposta a ser mais inteligente e criativa. Mas é algo que está mais presente entre os acadêmicos.

5 - Beber

Estudos britânicos acompanharam o crescimento de algumas crianças, afim de estipular parâmetros que pudessem definir a diferença entre o Q.I de cada uma. À medida que cresceram, algumas tomaram gosto pela bebida alcoólica, enquanto outras não. O surpreendente era que, a mais inteligente sempre possuía o hábito de beber moderadamente. Resultados bem parecidos foram encontrados nos Estados Unidos. Mas vale ressaltar: foram casos de consumo consciente e moderado.

6 - Canhoto

Não é novidade dizer que o cérebro é dividido em dois hemisférios e que um costuma ser ligeiramente dominante sobre o outro. Em cada ser, um lado pode ser mais presente... E é por isso que você é capaz de ser melhor com uma mão do que com a outra. Estudos puderam mostrar que a mão esquerda está associada ao quão inteligente é a pessoa. Dessa forma, é normal que as pessoas canhotas costumem pontuar mais alto em testes de Q.I.

7 - Consumo de chocolate

Sim, o chocolate também pode te deixar mais inteligente. Estudos conduzidos pela Escola de Medicina de Harvard contaram com a ajuda de 60 idosos voluntários. Todos foram submetidos a testes que testavam sua memória e raciocínio. Em seguida, todos foram orientados a tomar pelo menos duas xícaras de chocolate quente durante um mês. No entanto, metade do grupo tomava a bebida com menores índices de flavonoides, enquanto a outra metade, com maiores índices.

Passado o mês, todos fizeram os testes novamente. Por incrível que pareça, todos conseguiram se sair melhor, independente da quantidade da substância presente em sua bebida. A conclusão foi que o chocolate é capaz de fazer com que o fluxo sanguíneo no cérebro melhore, fazendo com que as habilidades cognitivas sejam mais eficientes e consequentemente, te deixem mais inteligente.

E então pessoal, o que acharam? Sabiam que tudo isso poderia te deixar mais inteligente? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+