'Google da China', Baidu lança buscador em português

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      17/07/14 às 20h59

Dessa vez eles não querem instalar nada no seu PC, a empresa chinesa Baidu, lançou hoje (17), seu buscador no Brasil, com a intenção de competir com o Bing e o Google. O site passou algum tempo recebendo melhoras para o português do Brasil e para oferecer pesquisas relevantes ao público nacional.

A empresa aposta no algoritmo Aladdin (uma referência ao gênio da lâmpada) para se destacar dos demais, outra grande diferença no serviço é o usuário poder assistir vídeos, ouvir músicas e jogar games sem ter que clicar em outro site tudo diretamente na página de exibição dos resultados. Os brasileiros ainda não tem acesso a esse recurso, mas ele deve chegar logo.

Conhecido como "Google chinês" o Baidu é a maior empresa de internet em seu país, e tem o vale hoje na Nasdaq US$ 65 bilhões. Como o chinês é um idioma complicado ele não recebeu os sites de outros países, o que possibilitou ao Baidu conquistar 83% das buscas na China. Segundo a empresa 500 milhões de pessoas acessam diariamente os seus produtos.

Buscando uma expansão mais rápida, o Baidu abriu escritório no Brasil em 2012 para estudar o nosso mercado e entender o comportamento do internauta brasileiro. Segundo Felipe Zmogisnki o gerente de marketing da empresa o objetivo agora não é encarar o Google de frente, a proposta da empresa ainda não é gerar receita, ele quer ser uma alternativa para contribuir com o desenvolvimento da internet brasileira. A empresa também se instalou no Egito, Tailândia, Japão e Taiwan priorizando os países que não falam inglês.

Só neste ano, o Baidu trouxe cinco dos seus quase 100 produtos para testar a adesão do público brasileiro. Baidu Antivírus, Spark Browser (Navegador), PC Faster, Hao 123 e Du Battery, os usuários do Brasil não tiveram grande aceitação do produto pela forma como ele é "empurrado" vindo junto com outros aplicativos. E você acha que o Baidu tem chance de atrapalhar a gigante Google?

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+