CuriosidadesEntretenimento

7 coisas malucas que o seu corpo faz e você não sabia

0

Algumas coisas que acontecem em nosso corpo nós não temos a mínima ideia do porque e como essas coisas acontecem. Mas mesmo assim, sabemos que essas coisas são necessárias para nós, mesmo não tendo ideia de como elas se desenvolvem em nosso corpo. Já pararam pra pensar porque nós temos coceira ou porque nós bocejamos quando estamos com sono? Perguntas bem curiosas e difíceis de serem respondidas.

Por isso nós trouxemos essa matéria para vocês, com o objetivo de tentar explicar 7 coisas malucas que acontecem em nosso corpo e nós não, sabíamos, confira:

1 – Coceira vem do seu cérebro

remedios-caseiros-para-a-coceira1

Muitas pessoas acreditam que os seres humanos tem coceira quando a pele está irritada por algum motivo. Mas não é bem assim, um pesquisa recente mostra que quando a pele entra em contato com algo irritante, ela desencadeia uma complexa cadeia de reações que se estendem a partir de receptores de coceira da pele da medula espinhal para o cérebro. Os cientistas dizem que coçar alivia a coceira porque cria uma leve dor, mas que é uma sensação distinta de realmente sentir dor.

2 – Gosto ruim na boca depois de escovar os dentes

g_linguagosto

Há uma boa explicação do porque alguns alimentos ficam tão ruins em nossa boca depois que escovamos os dentes. Os produtos químicos do creme dental criam uma grande confusão no seu paladar. Os produtos químicos que causam isso são o sulfato de sódio lauril éter (SLES) e lauril sulfato de sódio (SLS). Mas ao mesmo tempo, o SLES e o SLS quebram os fosfolípides na língua que normalmente inibem a amargura. Resumindo, esses dois produtos químicos dificultam você sentir o gosto doce das coisas mas ao mesmo tempo evitam nós sentirmos gostos amargos.

3 – Mascar chicletes

chiclete

A razão pela qual seus ouvidos ficam com pressão em aviões é porque o ar é menos denso em altitudes mais elevadas. Como você viaja mais alto no ar, a pressão do ar do lado de fora de suas orelhas cai enquanto a pressão do ar de dentro de suas orelhas permanece o mesmo. Isso faz com que o ar em seu ouvido interno pressione o tímpano (em uma tentativa de escapar do ouvido interno e equalizar a pressão). Uma maneira de ajudar a equalizar a pressão é abrir a tuba auditiva, uma pequena cavidade no ouvido médio, que liga as orelhas ao nariz e garganta. Você pode fazer isso ao engolir, bocejar, ou simplesmente mascando um chiclete.

4 – O soluço é um espasmo de seu diafragma

esps-soluco–saiba-quando-preocupar

O diafragma é o músculo em forma de cúpula que separa o tórax do abdômen e funciona em conjunto com os pulmões para nos ajudar a respirar. Quando você respira profundo, o diafragma se contrai, achatando e puxando para baixo, a fim de dar mais espaço na cavidade torácica para a entrada do oxigênio. Isso acontece quando há um distúrbio nas passagens nervosas que conduzem a partir do cérebro para o diafragma, o que pode acontecer quando você engole muito ar ou quando come rápido demais.

5 – Cãibras são espasmos do seu músculo

Man with cramp

As cãibras musculares são comuns quando você está praticando algum exercício, mas também pode acontecer quando você menos espera, como no meio da noite. Cãibras podem ocorrer em quase todos os músculos, mas são mais comuns nas pernas, e nada mais são do que espasmos musculares. Elas ocorrem quando os músculos se contraem e não voltam ao normal por muito tempo, e pode acontecer por várias razões como má circulação, esforço excessivo, desidratação ou pela falta de potássio.

6 – Ver estrelas

aparelho-auditivo-aparelhos-auditivos-vertigem-e-zumbido

Quando nós temos esses flashes e linhas onduladas que você vê quando esfrega os olhos, espirra ou levanta-se muito rápido não são frutos da sua imaginação, realmente existe faíscas de luz dentro de seus globos oculares. Estas emissões de luz, que são chamados de biophotons, estão sempre presentes dentro dos olhos, mas seu cérebro é geralmente capaz de ignorá-los. No entanto, quando você aplica pressão em seus olhos, mais biophotons são criados do que seu cérebro é capaz de processar, e assim explica as estrelas que você vê.

7 – Bocejar

bocejo-bocejar-plano-de-saude

Durante muito tempo, os cientistas não conseguiram descobrir o por que nós bocejamos. Mas uma nova pesquisa mostra que a crença comum de que bocejos pode ajudar a nos acordar, aumentando os níveis de oxigênio na corrente sanguínea é apenas um mito. Em vez disso, bocejos nos ajudam a regular a temperatura do nosso cérebro. Esticando a boca larga para bocejo aumenta a taxa de fluxo sanguíneo para o crânio, e o ar fresco que se respira não muda a temperatura do fluxo do sangue, aí trazendo ar mais frio para o cérebro. Nós bocejamos quando estamos com sono, portanto, porque o corpo é mais quente quando estamos a adormecer e acordar primeiro. Nossas temperaturas corporais caem quando dormimos, e bocejando ajuda a acelerar o processo.

E aí amigos, já sabiam de todos essas coisas malucas? Comentem aqui pra gente!

Conheça o código secreto do Netflix que faz aparecer várias categorias de filmes ocultas

Matéria anterior

5 fatos que mostram que os homens pobres são os melhores namorados

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos