• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 coisas que causam alucinações

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      19/07/17 às 15h47

A alucinação é a percepção de algo que não existe objetivamente, é uma impressão subjetiva de que algo é real sem estímulo externo. Bom, todos os nossos cinco sentidos captam coisas, e essas coisas podem ser alucinadas, sendo mais frequentes nos sentidos da audição e visão. Nós já escrevemos para vocês uma matéria com as 8 formas incríveis de ter alucinações sem usar drogas, e hoje vamos mostrar uma matéria um pouco diferente.

Bom, várias coisas podem causar alucinações, como drogas, por exemplo, mas outras coisas as pessoas nem imaginam que podem nos causar alucinações, e nós vamos mostrar alguma delas para vocês. Então, queridos leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com as 7 coisas que causam alucinações:

1 - Lesão cerebral

O nosso cérebro é um órgão muito delicado, e por isso algumas anomalias podem causar estragos. Um traumatismo craniano ou uma concussão pode causar sérios danos cerebrais, como um aneurisma, câncer ou esclerose múltipla. As lesões podem afetar a função cognitiva e, em alguns casos, o trauma para o centro visual do cérebro pode levar a alucinações, de acordo com um estudo publicado na revista Journal of Clinical Psychiatry.

2 - Transtorno psicótico compartilhado

Transtorno psicótico compartilhado é uma condição psicológica que envolve um pequeno grupo de pessoas sob uma ilusão coletiva, uma situação que reforça as crenças paranoicas de cada um. Esses delírios podem fazer você suspeitar do seu parceiro sobre fidelidade ou até imaginar que alguém quer tirar as nossas vidas. Um exemplo dessa loucura compartilhada ocorreu em um internato escolar na Malásia. Um pequeno grupo de estudantes afirmaram ter visto uma figura negra em torno da escola. Depois que eles fizeram tal afirmação, até os professores disseram ter visto a mesma figura. Esse tipo de alucinação, que é afetado com um quadro de sintomas idênticos, geralmente é provocado pelo estresse.

3 - Histeria em massa

Histeria em massa é semelhante ao último item, só que ocorre em grupos maiores e se expandi rapidamente, muitas vezes tem como sintomas o desmaio, náuseas e hiperventilação. Exemplos que temos de caso de histeria em massa foram a epidemia de riso na Tanzânia e a tragédia do Cine Oberdan. A epidemia de riso da Tanzânia começou com uma brincadeira, ainda em 1962. Inexplicavelmente uma piada causou a população de várias cidades da região de Tanganyika ataques de riso incontroláveis, e só terminou 18 meses depois. Esse riso coletivo trouxe problemas a população como dores, desmaios e até problemas de pele.

Já a tragédia do Cine Oberdan aconteceu em abril de 1938 na cidade de São Paulo. Alguém gritou "Fogo!", e as pessoas desesperadas começaram a deixar o edifício. Cerca de 30 pessoas foram pisoteadas até a morte, mas o engraçado da história é que o fogo nunca existiu.

4 - Deficiência visual

Uma das causas mais curiosas de alucinações seja essa, que é causada pelo glaucoma, catarata, tumores ou outras doenças. A síndrome de Charles Bonnet é uma doença que causa perda visual em pacientes com uma série de alucinações visuais complexas. Normalmente essas alucinações incluem ver rostos e desenhos. Acredita-se que essa condição ocorre porque o sistema visual do cérebro não recebe mais informações visuais do olho ou parte da retina, e começa a fazer suas próprias imagens. A síndrome de Charles Bonnet ocorre entre 10 e 40% das pessoas mais velhas que tem uma significativa perda da visão.

5 - Doença de Creutzfeldt-Jakob

A doença de Creutzfeldt-Jakob é uma rara doença degenerativa do cérebro que progridi rapidamente. É semelhante a doença da vaca louca nos animais, o que causa danos neurológicos. As pessoas com essa condição perdem o controle dos membros e emoções, e ainda podem ter alucinações quando a condição afeta o lobo occipital.

6 - Herpes

A grande maioria dos adultos que tem herpes possuem o vírus herpes simplex tipo 1, que normalmente se manifesta como um incômodo irritante, mas inofensivo, e não deve ser confundido com a herpes hereditária ou sexualmente transmissível, o vírus herpes simplex tipo 2. Porém, existem casos raros nos dois tipos de herpes, onde no ponto de infecção ou durante a reativação de uma infecção anterior podem causar encefalite ou inflamação do cérebro. O Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame afirma que quando a herpes provoca encefalite, pode causar dores de cabeça, febre, alterações de personalidade e alucinações.

7 - Síndrome de Alice no país das maravilhas

Síndrome de Alice no país das maravilhas é uma síndrome neurológica caracterizada por percepções bizarras e distorcidas de tempo e espaço. As pessoas com essa condição veem objetos ou partes do corpo como menor ou maior do que realmente são, as vezes até mesmo uma forma alterada. Essa síndrome rara pode ser causada por algumas infecções virais, epilepsia, enxaqueca ou tumores cerebrais. Muitos estudos tem sugerido que o anormal em certas partes do córtex visual que controlam informações sobre a forma e o tamanho da objetos podem causar tais alucinações.

E aí, já sabiam que todas essas coisa podem causar alucinações? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+