História

Como a peste negra se espalhou pela Europa?

0

Antes de mais nada, vamos explicar para os nossos leitores como foi a peste negra na Europa. Para quem está desinformado, a Peste Negra foi uma epidemia que matou cerca de um terço da população da Europa, isso em meados do século XIV. Como na época as cidades tinham uma péssima higiene, a doença estava em um lugar propício para a sua propagação. Lixos e excrementos eram facilmente encontrados na rua, isso sem citar as casas pequenas e lotadas, o que facilitava a reprodução de ratos.

Bom, e aí está o grande erro das pessoas nessa época, deixar os ratos se proliferarem. Isso porque a doença se proliferou na época através das pulgas que continha a bactéria da peste, chamada Yersinia pestis. Mas o que os ratos tem a ver com isso? O fato é que as pulgas, por sua vez, eram “transportadas” por ratos, já que elas se hospedavam nos roedores.

Mas essa não era a principal via de infecção da doença, na verdade, as rotas de comércio, peregrinação e turismo entre as cidades também ajudaram na proliferação da bactéria. Dizem que a origem da doença foi a Roda da Seda da Ásia Central para a Crimeia, de onde se espalhou para todos os cantos da Europa através de rotas comerciais.

Foram tantas pessoas que morreram na época que o acontecido marcou a produção científica, religiosa e artística. Além do quadro de Pieter Brueghel, O Triunfo da Morte (imagem abaixo), ainda podemos citar o trecho do livro Decameron, de Giovanni Boccaccio.

Muitos médicos da época tentaram tratar a doença, como Guy de Chauliac, mas os motivos do fim da peste negra estão ligados ao próprio ciclo natural da doença,  pois com muitas mortes, houve uma grande dificuldade para continuar a propagação da epidemia.

Esse fato histórico serve para chamar a nossa atenção para as grandes cidades em caso de uma epidemia hoje. Identificar um fator de risco pode nos poupar tempo, recursos e esforços para tentar minimizar a propagação. Mas e aí, vocês sabiam como a peste negra tinha se espalhado pela Europa? Comentem!

7 coisas que causam alucinações

Matéria anterior

10 truques imperdíveis para todas as vezes que for se hospedar num hotel

Próxima matéria

Mais em História

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.