• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que estão acontecendo no espaço agora e vão te chocar

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      14/05/18 às 17h09

Universo engloba tudo o que existe fisicamente. É a soma do espaço e do tempo e as mais variadas formas de matéria, como planetas, animais, estrelas, galáxias e os componentes do espaço intergaláctico. Muito se fala sobre o que acontece no espaço, mas será mesmo que você sabe o que realmente acontece no espaço? Tendo isso em mente nós resolvemos criar essa matéria para os nossos leitores que se dizem curiosos.

Pois bem, trouxemos uma lista para vocês de coisas que acontece no espaço e que estão acontecendo agora mesmo, mas que pouca gente sabe. Então, confiram agora a nossa matéria com as 7 coisas que estão acontecendo no espaço agora que vão te chocar:

1 - Buracos negros

Os buracos negros são como uma cacaça estelar, quando uma estrela maciça morre, ela explode em uma supernova e se desmorona em uma estrela de nêutrons ou um buraco negro. Os buracos negros tem uma gravidade extrema que leva a uma singularidade onde existe densidade infinita e onde toda a massa é embalada e o tempo para completamente. O horizonte de eventos é o "ponto de não retorno" na parte externa do buraco negro, onde a velocidade de escape excede a velocidade da luz e o espaço e o tempo se movem em uma direção: para a frente.

Caso você passe esse horizonte, caro amigo, saiba que não existe mais volta. Sua morte será rápida, a força da maré alongarão seu corpo e depois você será esmagado de frente para trás e de lado a lado. É por esses efeitos que sabemos tão pouco sobre o buracos negros.

2 - Buracos Brancos

Um buraco branco é o oposto de um buraco negro pelo fato de nada poder entrar dentro dele. Um buraco branco é estruturado como um buraco negro de Kerr, mas sua singularidade é no formato de anel e age como uma porta de entrada para outros universos. Esse tipo de buraco também tem um horizonte de eventos que não permite que os que o atravessam voltem por causa do espaço e o tempo serem muito influentes.

O mais curioso é que não existem buracos brancos em nosso Universo, eles são hipotéticos e vêm com a matemática por trás dos buracos negros. Mesmo que eles existissem em universos hipotéticos no hiperespaço, seria impossível chegar até eles devido a natureza dos buracos negros.

3 - Buracos de minhoca

Algo que também é resultado por trás dos buracos negros e brancos,mas não necessariamente tem a ver com universos alternativos e hiperespaços, na verdade estamos falando do nosso próprio Universo. As equações dizem que esses buracos de minhoca poderiam conectar o espaço-tempo com um atalho.

Para visualizar esse atalho, imagine um bloco gigante de concreto em sua frente. Para chegar ao outro lado, você tem que andar em torno dele, encontrar uma passagem e finalmente passar. Mas seu trajeto seria mais curto se fosse possível abrir um buraco no centro dele, certo? Essa é uma possibilidade ainda levada em consideração sobre o espaço.

Os buracos de minhoca poderiam cortar um caminho por algum espaço-tempo para ir de uma parte do Universo para outra sem precisar viajar através do espaço-tempo do próprio Universo. Para quem não sabe, esses buracos de minhoca começam como buraco negro e depois são expelidos para fora de um buraco branco em algum lugar do Universo. Porém, mais uma vez, como muito tem sido falando, os buracos de minhoca também são hipotéticos.

4 - Matéria escura

Não podemos ver a matéria escura, não sabemos o que é, mas sabemos que ela estar por toda parte. A substância que compõe 27% do Universo. Para os desinformados, a matéria escura foi descoberta por Bera Rubin, que percebeu que a massa total das galáxias era maior que a massa que os objetos detectáveis na galáxia deveriam ter adicionado. Isso indica que há ago nessas galáxias que não pode ser visto e muito menos detectado, mas possui massa.

Mas como isso é possível? Ainda existem muitas duvidas que confundem a mente dos astrônomos todos os dias.

5 - O Universo está sempre se expandindo

Mas afinal, o que está fora do Universo? Muita gente sabe que o Universo é infinito, não tem limites e muito menos um centro. Até porque, ele está sempre em expansão. Sendo assim, o espaço entre as galáxias cresce e isso pode ser visto na 'troca vermelha' das galáxias próximas.

Essas trocas vermelhas acontecem quando um objetivo está se afastando de nós, sendo assim, seus comprimentos de onda de luz ficam maiores, de forma que a luz se torne mais vermelha.

Então, o universo está se expandindo, mas onde é que ele está se expandindo? O que está do outro lado do universo? Boas perguntas que ainda não sabemos responder.

6 - Lentes gravitacionais

Esse item talvez seja o menos confuso dessa lista, mas ainda fará você ficar pensativo. Além disso, ao contrário dos outros nessa lista, esse item tem sido comprovado, mas isso o não torna menos bizarro.

A lente gravitacional é quando você observa um objeto que é para estar em alguma posição no espaço, mas não está lá. Isto acontece pois a luz que está sendo emitida de sua posição real está sendo refratada devido à gravidade de um objeto que esteja no caminho. A gravidade curva a luz, pense nisso sem derreter seu cérebro.

7 - A Não-Força da Gravidade

Você se lembra das Três Leis de Newton? E a força da gravidade? Força é massa vezes aceleração, ou 9,8 m / s²? O fato é que Newton não estava errado sobre a gravidade, mas ele também não estava 100% certo. Nas suas fórmulas podemos encontrar respostas como o potencial de gravidade infinita (que simplesmente não somam) e Einstein viu exatamente isso.

Ele então fez suas próprias equações que respondiam as perguntas sobre a gravidade que as equações de Newton não conseguiram responder. Assim a noção do espaço curvo começou. Vamos fazer o seguinte: imagine o espaço como uma folha feita de borracha. Depois, imagine uma bola de boliche sobre a folha representando a Terra. Com certeza a folha de borracha fará uma curva ao redor da Terra. Agora pense em uma bola menor representando a lua na borda da borracha curvada. Caso isso acontecesse, ela ficaria presa na curvatura de borracha maior e iria movimentar-se em círculos ou orbitaria ao redor da Terra. Segundo Einstein, é exatamente assim que a gravidade funciona.

E aí, sabia que todas essas coisas acontece no Universo a todo momento? Comente!

Próxima Matéria
Via   List Verse  
Imagens Hypescience
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+