7 Coisas que usamos todos os dias e que emitem radiação

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      25/02/15 às 21h07

Radiação faz parte do nosso dia-a-dia. Nós é que muitas vezes não percebemos. A radiação pode ser produzida de forma natural ou artificial.
Você está exposto a radioatividade todos os dias. Muitas vezes a exposição ocorre a partir dos alimentos que você come e os produtos que você usa. Alguns desses objetos podem representar um risco para a saúde, mas a maioria deles são inofensivos e podem ser usados no cotidiano. Ainda assim, é bom saber as fontes de sua exposição.

Castanha-do-Pará

30

A castanha-do-pará é considerada o alimento natural que possui mais radiação no mundo. O acúmulo do elemento radio no fruto se deve por conta da longa extensão das raízes da castanheira. Mesmo assim, ela é inofensiva.

Cerveja

31

A cerveja é radioativa graças ao potássio. Mas as quantidades do isótopo presente na bebida são muito insignificantes então não há perigo.

Caixa de areia de gatos

32

Um dos seus principais componentes da areia é argila bentonítica, um tipo de argila ótimo para absorver coco e urina, mas terrível por deter vestígios de urânio e tório.

Bananas

33

As bananas são tão radioativas que podem disparar alarmes de radiação em portos e aeroportos. Elas possuem radônio e potássio em sua composição.

Detectores de fumaça

34

Cerca de 80% dos detectores de fumaça contêm uma pequena quantidade do isótopo radioativo amerício, que emite partículas alfa e beta. O amerício tem uma meia-vida de 432 anos, por isso não vai a lugar nenhum tão cedo. O isótopo colocado dentro do detector de fumaça e não representa qualquer risco real para você a menos que você quebre o detector de fumaça e coma ou inale a fonte radioativa.

Metal reciclado

35

Todos nós queremos reduzir o nosso impacto no meio ambiente. A reciclagem é bom, certo? Claro que é, desde que você saiba o que é que você está reciclando. Por exemplo, em 2008 um ralador de queijo radioativo foi encontrado nos EUA.

Aparentemente Cobalto radioativo se juntou ao metal usado para fazer o produto. Mesas metálicas contaminadas com cobalto foram encontrados espalhados em vários estados nos EUA.

Objetivo luminosos

36

Você provavelmente tem um relógio de que brilha no escuro. O trítio é o responsável. Ele é um isótopo de hidrogênio radioativo. O trítio é usado para fazer mira de armas, bússolas, porta-chaves e iluminação auto-alimentada.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+