Radiação faz parte do nosso dia-a-dia. Nós é que muitas vezes não percebemos. A radiação pode ser produzida de forma natural ou artificial.
Você está exposto a radioatividade todos os dias. Muitas vezes a exposição ocorre a partir dos alimentos que você come e os produtos que você usa. Alguns desses objetos podem representar um risco para a saúde, mas a maioria deles são inofensivos e podem ser usados no cotidiano. Ainda assim, é bom saber as fontes de sua exposição.
A castanha-do-pará é considerada o alimento natural que possui mais radiação no mundo. O acúmulo do elemento radio no fruto se deve por conta da longa extensão das raízes da castanheira. Mesmo assim, ela é inofensiva.
A cerveja é radioativa graças ao potássio. Mas as quantidades do isótopo presente na bebida são muito insignificantes então não há perigo.
Um dos seus principais componentes da areia é argila bentonítica, um tipo de argila ótimo para absorver coco e urina, mas terrível por deter vestígios de urânio e tório.
As bananas são tão radioativas que podem disparar alarmes de radiação em portos e aeroportos. Elas possuem radônio e potássio em sua composição.
Cerca de 80% dos detectores de fumaça contêm uma pequena quantidade do isótopo radioativo amerício, que emite partículas alfa e beta. O amerício tem uma meia-vida de 432 anos, por isso não vai a lugar nenhum tão cedo. O isótopo colocado dentro do detector de fumaça e não representa qualquer risco real para você a menos que você quebre o detector de fumaça e coma ou inale a fonte radioativa.
Todos nós queremos reduzir o nosso impacto no meio ambiente. A reciclagem é bom, certo? Claro que é, desde que você saiba o que é que você está reciclando. Por exemplo, em 2008 um ralador de queijo radioativo foi encontrado nos EUA.
Aparentemente Cobalto radioativo se juntou ao metal usado para fazer o produto. Mesas metálicas contaminadas com cobalto foram encontrados espalhados em vários estados nos EUA.
Você provavelmente tem um relógio de que brilha no escuro. O trítio é o responsável. Ele é um isótopo de hidrogênio radioativo. O trítio é usado para fazer mira de armas, bússolas, porta-chaves e iluminação auto-alimentada.