A vida é feita de ciclos, disso todos nós sabemos. O básico, que todos seguimos, é o seguinte: nascemos, crescemos e morremos. O trajeto pode variar entre as pessoas, mas o envelhecimento é algo normal e inevitável. Contudo, ao que tudo indica algumas coisas podem acelerar esse processo, como por exemplo, a química em bebidas alcoólicas, perfumes e cosméticos pode estar envelhecendo as pessoas.
De acordo com pesquisadores da Universidade de Nagoya, no Japão, os aldeídos, que é uma substância encontrada no álcool, fumaça e até em perfumes, são um subproduto metabólico relacionado com o envelhecimento prematuro.
Ainda conforme o estudo, esses aldeídos são capazes de causar quebras no DNA, mudanças nas bases nitrogenadas e formação de adutos, que são complexos entre aldeídos e DNA, que acaba prejudicando a integridade do material genético e fazendo com que o envelhecimento celular seja acelerado.
IG
De acordo com Lucas Miranda, médico dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, os aldeídos são compostos orgânicos que são caracterizados por ter presente um grupo funcional carbonila ligado a um átomo de hidrogênio. E por eles serem extremamente reativos, eles podem interagir com várias biomoléculas, como proteínas e ácidos nucléicos, e acabar gerando danos bem significativos.
Os aldeídos são subprodutos do metabolismo do álcool, mas também são vistos em vários produtos e ambientes. Além disso, eles também são usados na produção de várias coisas, como por exemplo, resinas, plásticos, solventes, tintas, perfumes e essências.
Agora RN
Coisas como essa química presente nas coisas pode estar ajudando no envelhecimento precoce, mas o fato é que em algum momento da vida as pessoas começam a envelhecer. Mas quando isso acontece?
É claro que o momento inicial rumo ao envelhecimento é o exato momento em que nascemos. Entretanto, estudos indicam que é a partir da terceira década de vida que o processo do envelhecimento começa a se acentuar.
Isso acontece graças a um fenômeno que é totalmente natural chamado de imunossenescência. Envelhecer é uma coisa inevitável e todos nós passaremos por isso. Mas a questão não é quando, mas sim como iremos envelhecer.
Tendo esse pensamento na cabeça as pessoas podem mudar seus hábitos e procurarem manter a saúde física, mental e emocional. E essas mudanças devem começar antes dos 60 anos.
Um fato que poucos sabem é que 70% do processo de envelhecimento depende de nós e dos nossos comportamentos, incluindo um acompanhamento médico. E apenas 30% é atribuído à genética.
A maior parte das pessoas, se não todos, conhecem a “receita” para uma longevidade saudável. Fazer boas escolhas alimentares, praticar exercícios, controlar o estresse e outras coisas.
E uma coisa que não se fala muito é que as pessoas precisam ter um propósito. É preciso ter objetivos, princípios e ideias que façam com que as pessoas se movam. Isso é um ponto essencial para abraçar a velhice como parte da vida e fazer com que ela seja uma parte gostosa da vida.