7 coisas que vão acontecer na Terra até 2050

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      19/10/17 às 17h32

Um dos maiores mistérios que temos em nosso planeta, certamente envolve o futuro. O que poderemos esperar para as próximas décadas? O que a ciência será capaz de descobrir? O que a tecnologia será capaz de inventar? Acontecerão guerras com o poder de destruição da Terra? Bom, o fato é que muito se especula a respeito, principalmente nas possibilidades que teremos daqui até o ano de 2050.

Por outro lado, ninguém precisa de uma bola cristal para prever o que acontecerá no futuro. Basta observar o que vem acontecendo nos dias de hoje para ter uma ideia um pouquinho melhor sobre o que nos aguarda. Muitos cientistas já levantaram hipóteses bastante plausíveis. Dá uma olhada!

1 - Podem surgir outros países

É possível que até o ano de 2050 tenhamos muitos outros países, seja porque novas terras foram encontradas, ou mesmo por divisões territoriais. Pode ser que em 2019 já tenhamos novos países. No Oceano Pacífico pode ser encontrada uma ilha chamada Bouganville.

Oficialmente é uma área autônoma de Papua Nova Guiné, porém, caso a maioria da população vote a favor, pode se tornar um país separado em 2019. O mesmo pode acontecer com Nova Caledônia, que atualmente faz parte da França.

2 - O sexo com robôs será algo normal

Não é novidade para ninguém que a inteligência artificial está cada vez mais presente entre nós. No entanto, isso pode ter níveis bem superiores no ano de 2050. De acordo com Ian Yeoman e Michelle Mars, que são da Universidade de Victoria Management School, na Nova Zelândia, "prostitutas robôs" podem se tornar bastante comuns. No entanto, pode ser que até lá ainda seja algo bastante caro.

3 - Os Estados Unidos não serão mais uma das maiores potências do mundo

Atualmente os Estados Unidos compõem uma grande potência. A influência que exerce perante todo o mundo é enorme, e não é por menos que costuma ser alvo de diversas críticas. A questão é que, de acordo com Jacques Attali, escritor que previu a crise financeira de 2006, até 2050 este "império" duradouro terá se desmanchado.

De acordo com ele, "depois de uma luta muito longa e em meio a uma crise ecológica, o império ainda dominante, Estados Unidos, será finalmente derrotado por volta do ano de 2035".

4 - Os computadores serão cerca de 10 mil vezes mais rápidos

Se você acha que os computadores de última geração que temos hoje não podem ser melhores, se engana bastante. Não é novidade para ninguém que a tecnologia avança de forma frenética. Imagine então como será em 2050! Segundo o autor Ulrich Eberl, os computadores daquela época serão 10 mil vezes mais rápidos.

5 - A população mundial alcançará a marca de 10 bilhões

É engraçado pensar em como tanta gente pode viver "amontoada" no mesmo planeta. Bilhões de pessoas compartilhando comida, água, entre tantos outros recursos. Será que um dia isso não terá fim? Será que chegará o dia em que ficaremos sem alimento?

Bom, a questão é que de acordo com a ONU, a população mundial apenas tende a aumentar drasticamente. As previsões são de que até 2025 nosso planeta abrigue 8 bilhões de pessoas. Já em 2050, serão cerca de 10 bilhões... É muita gente!

6 - O envelhecimento poderá ser controlado

Atualmente, um dos maiores medos de nossa sociedade moderna é o de envelhecer. Existem tantos tratamentos que dizem retardar esse processo, que é até difícil contar. De acordo com o cientista de Cambridge, Aubrey de Gray, "os primeiros seres humanos que viverão mil anos já nasceram".

Ele acredita que até 2036 o processo de envelhecimento de nosso corpo e órgãos já poderá ser controlado, o que será um passo andado em caminho da imortalidade para o ano de 2050. Ele sugere que o envelhecimento nada mais é do que uma doença, e que pode sim ter cura.

7 - A inteligência artificial se tornará "deus"

De acordo com o futurista Ray Kurzweil, a singularidade tecnológica está muito mais perto de acontecer do que imaginamos. Para quem não sabe ao certo do que se trata, essa singularidade se refere a um ciclo frenético de máquinas inteligentes que se auto-aperfeiçoam. Ele afirma que em 2045 esse fenômeno poderia começar.

O progresso da tecnologia seria tão maluco que nenhum humano poderia ter a capacidade de compreender. Alguns acreditam que caso isso ocorra, ou os humanos terão nova forma integrada com as máquinas, ou elas se rebelarão e destruirão a humanidade.

E então pessoal, o que acharam? Já conheciam alguma dessas hipóteses sobre o que pode acontecer até 2050? Conhecem outras? Compartilhem com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+