• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 coisas que você não sabia sobre a cidade perdida de Atlântida

POR Gustavo Camargo    EM Mistérios & Horror      24/04/18 às 13h23

Atlântida é um lendário lugar perdido que sempre marcou histórias e fascinou muita gente. Segundo rumores e lendas, há muito tempo existiu um grande continente, conhecido como Atlântida ou Atlantis.

Localizava-se no centro do oceano que mais tarde receberia seu nome, o oceano Atlântico. Logo à frente das Portas de Hércules, famosas na Mitologia Grega.

Atlântida era tido com um paraíso, um lugar lendário. E suas primeiras histórias foram contadas pelo filósofo grego Platão. Platão escreveu os diálogos de Timeu e Crítias, onde o sábio grego relata a história da misteriosa ilha perdida.

O fato é que existem vários mistérios sobre esse lugar, e nós da Fatos Desconhecidos trouxemos 7 coisas que você não sabia sobre a cidade perdida de Atlantis. Confira:

1 - Local

Muitos livros e historiadores tentam explicar a verdadeira localização de Atlântida. Uma simples pesquisa vai te mostrar que algumas pessoas dizem que Santorini é a Atlântida. No entanto, como escrito no texto de Platão, ele acreditava que ela estava submersa.

Em 2001, o arqueólogo da Universidade de Hartford, Richard Freund e sua equipe encontraram cidades memoriais, cidades que foram construídas para se parecerem com Atlantis. A série de cidades foi encontrada enterrada nos pântanos do Parque Nacional de Donana, ao norte de Cádiz, na Espanha.

2 - Atlântida foi nomeada por um semideus

Muitas pessoas acreditam que Atlântida recebeu esse nome por estar no Oceano Atlântico, mas textos antigos afirmam o contrário. Muitas histórias afirmam que Poseidon, rei dos mares, tinha 10 filhos com uma mortal. Segundo as histórias, o deus deu a cada um dos filhos partes diferentes da ilha para governar.

3 - Atlântida teria pelo menos 11.500 anos de idade

Solon era descrito como o mais sábio de todos os gregos. Histórias afirmam que todo o conto de Atlântida foi contada a Sólon no Egito. Querendo atrair a atenção de um sacerdote, começou a contar as histórias gregas mais antigas que lembrara. Ele contou sobre uma grande inundação e sobre o primeiro homem. Se as história são verdades, então a queda de Atlântida ocorreu por volta de 9500 a.C.

4 - Segundo Platão, a história é verdadeira

Será mesmo que Platão acreditava em Atlântida? Em vários momentos ele reconhece que alguns são mitos e tem natureza simbólica. No entanto, ele afirmava que seu livro sobre Atlântida era real, e não um mito. Muitos acreditavam que ele usava psicologia reversa em seus trabalhos.

5 - Atlântida era um império

Muitos a imaginam como uma ilha pacífica cercada por águas. Enquanto toda a história e Platão afirmam que na verdade Atlântida era um grande império. "Nesta ilha havia um grande e maravilhoso império que dominava o local e várias outras regiões do continente."

6 - Estamos perdendo parte de história

Mesmo que tenhamos uma versão completa do diálogo de Timeu, não temos uma cópia completa do Crítias. Ninguém sabe se Platão fez isso de propósito ou se simplesmente nunca conseguimos encontrar a versão completa. Há também uma crença de que Platão escreveu ou planejou escrever um terceiro livro sobre Atlântida no chamado diálogo de Hermócrates.

7 - Atlântida representa apenas uma das muitas vezes que a humanidade foi destruída

O antigo sacerdote egípcio disse a Sólon que nenhuma de suas história era realmente antiga, quando comparada com a sua. Ele alegou que a razão pela qual Sólon não possuía conhecimento antigo é porque a humanidade foi destruída de tempos em tempos.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Via   Suprimatec     sohistoria     Listverse  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+